Sugestões para disciplinar com amor os filhos
Algumas sugestões para que os pais se sintam educadores competentes e sensíveis ? s necessidades de seus filhos.
Suely Buriasco
Segundo o psiquiatra, pediatra e professor norte-americano Dr. Thomas Berry Brazelton: “A disciplina é o segundo presente mais importante que um pai pode dar a uma criança. O amor vem em primeiro lugar”. Também o Dr. Içami Tiba, médico psiquiatra e escritor de livros sobre educação familiar, afirma que “Quem ama, educa”.
Podemos concluir que a disciplina se constitui na ação do amor e é considerada pelos especialistas uma necessidade absoluta na educação, afinal é ela que proporciona as orientações para a vida dos filhos.
Vejamos algumas sugestões pertinentes:
1- Crianças aprendem por imitação
O seu exemplo como pai e mãe são essenciais no momento de impor disciplinas aos filhos. Não adianta simplesmente dizer para criança como ela deve agir, os exemplos são essenciais na educação.
2- A assertividade dos pais provoca segurança nos filhos
Mantenha uma postura positiva em suas ações e palavras, seu filho precisa aprender que “sim é sim” e “não é não”. Isso quer dizer que, por mais que ele insista, um “não” não se transformará em um “sim”.
3- Disciplina com amor não traumatiza
Não tenha receio de negar pedidos e desejos de seu filho; medidas disciplinares não provocam trauma, no entanto, as consequências da falta de disciplina podem produzir transtornos no psiquismo de seu filho.
4- Evite sentimento de culpa
A dificuldade de muitos pais em dispensar tempo e atenção aos filhos pode fazer com que se tornem mais permissíveis. Esse tipo de compensação gera grandes conflitos, transformando a relação pais e filhos em moeda de troca. Por resultado o filho se sente “comprado” e cobra sempre mais.
5- Imponha e mantenha limites
Para que as crianças aprendam a lição é muito provável que pai e mãe tenham que repetir várias vezes a mesma determinação. Filhos costumam testar se os pais mantêm a palavra, quando não sentem que os limites impostos são firmes, acabam se sentindo inseguros e passam a chamar atenção sobre si.
6- Deixe claro e cobre as consequências
Se a criança perceber que nada acontece quando ela desobedece às regras, nada irá impedi-la disso. Ensine seu filho desde cedo a ter responsabilidade nas suas ações, converse muito com ele, deixe claro que sua ação não é punitiva, e sim educativa. Lembre-se que você tem a opção de propiciar que seu filho aprenda a ser responsável com amor; não deixe que a vida o ensine pela dor.
O Dr. Brazelton ensina ainda que “uma criança indisciplinada revela pelo seu comportamento que não gosta de si própria e também não sabe se os pais gostam dela o suficiente para suportarem a sua irritação”.
Quanto podem os pais beneficiar seus filhos ensinando-os pela disciplina a conhecer limites e responsabilidades!