Aprender a cantar na idade adulta requer coragem

Várias pessoas nutrem um profundo desejo de aprender a cantar, mas encontram obstáculos. Conheça 10 razões que lhe impedem de buscar seu sonho e livre-se do medo.

Juliana Bertoncel

Muitos adultos nutrem um profundo desejo de aprender a cantar. Sentem uma necessidade interna de saber se expressar desta forma, e reconhecem o quanto isso é fundamental para sua essência, no entanto, mesmo assim, não buscam um professor de canto.

Porque aprender a cantar requer coragem? Confira 10 razões:

  1. É um desafio adentrar num território desconhecido. Maior ainda, quando família e amigos questionam a decisão do futuro cantor em forma de piada ou brincadeira desmotivadora.

  2. Não acreditam em si mesmos e que é possível desenvolver sua voz. Por desconhecerem as suas verdadeiras potencialidades vocais, acabam nem se propondo a tentar, já crendo no fracasso iminente.

  3. Em algum momento da sua história ouviram duras críticas em relação à sua voz, cantada e/ou falada. Desde então, se calaram, temendo novas críticas e julgamentos.

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  4. Viveram em ambientes onde o silêncio era valorizado. Crianças que riam alto, falavam, cantavam, expressavam sua alegria e espontaneidade ao brincar e que foram constantemente repreendidas por esse comportamento, aprenderam que para serem amadas e ter aprovação é preciso viver em um silêncio emocional.

  5. Sentem-se “bobas” por buscarem algo que vá satisfazê-las emocionalmente. Normalmente este comportamento é mais presente em mulheres boazinhas, principalmente mães dedicadas, que fazem tudo pelos seus familiares, e nada para si mesmas.

  6. Receio de cobranças futuras por “apresentações” em festas familiares e reuniões com amigos. Pelo instrumento do cantor – a voz – estar sempre com a pessoa, toda ocasião festiva é uma oportunidade ameaçadora para algum amigo com as melhores intenções pedir: “canta algo pra gente?”. Nem sempre estes alunos estão prontos para apresentações na relação “artista-estrela”.

  7. Música é uma arte subjetiva. O ato de cantar também. Vivemos numa cultura que valoriza a percepção visual, e se relacionar com algo que não se pode ver, é desafiador, como se não pudéssemos prever o que nos espera pela frente… No entanto, um aluno bem orientado aprende a conhecer e a dominar seu instrumento, aprendendo a ter uma percepção concreta do seu instrumento, do seu corpo, da sua voz.

  8. Usar tentativas frustradas passadas para reforçar a crença que cantar “não é pra ele!”. Vários podem ser os motivos que levaram ao “fracasso” das tentativas: falta de conhecimento técnico, indisponibilidade emocional, dor física, ansiedade e depressão, falta de orientação adequada, tentar imitar cantores famosos, cantar fora do tom adequado, dificuldade na discriminação auditiva e na coordenação muscular, entre outros. Se não deu certo da forma como você tentou, mude a forma, tente diferente.

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  9. Cantar com medo e de forma tensa é como uma profecia autorrealizadora. Tudo aquilo que você teme será justamente o que vai acontecer. O medo gera tensão muscular. A tensão muscular “trava” todo seu aparelho fonador, interferindo significativamente no resultado final da qualidade vocal.

  10. Senso crítico cruel e exagerado. Esse tipo de comportamento mina a confiança do aluno, desmotivando gradativamente e levando-o a desistir do seu desejo. É importante se sentir satisfeito com cada conquista em cada etapa do aprendizado.

Sucesso é conseguir o que se quer e felicidade é gostar do que se conseguiu.” (Dale Carnegie)

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Juliana Bertoncel

Juliana Bertoncel é cantoterapeuta e professora de canto. Tem como missão de vida ser um instrumento de escuta e fala amorosa, com o propósito de dar voz aos sonhos, potencialidades, e realizações internas de cada pessoa com a qual ela se conectar.