6 características de um pai exemplar
Veja o que fazer para seguir o exemplo de um homem simples que cuida da família e, mesmo com todos os problemas, não desanima nem recua da responsabilidade.
Carla Pinheiro Alves
Assista a este vídeo e imagine como seria um mundo onde todos os pais fossem como este homem simples mas compromissado com a família que o vídeo retrata? Sabemos que muitas famílias estão despedaçadas e que muitas, infelizmente o melhor é não ter o pai por perto, mas não há dúvidas que, o mundo em geral seria melhor se os pais fossem apoiados e soubessem de suas responsabilidades.
A figura do pai é de grande importância na criação dos filhos. Ele deve estar ao lado de sua esposa ajudando-a a direcionar os filhos para o caminho do bem. Um pai jamais deve achar que esse dever é apenas da mãe, pois assim, ele perderá os melhores momentos na criação dos filhos.
O pai tem o dever de ser provedor do lar em todas as esferas, sejam elas físicas, psicológicas, materiais e espirituais, como reforça a Proclamação ao Mundo – A família: “ Os pais têm o sagrado dever de criar os filhos com amor e retidão, atender a suas necessidades físicas e espirituais, ensiná-los a amar e servir uns aos outros, guardar os mandamentos de Deus e ser cidadãos cumpridores da lei, onde quer que morem. O marido e a mulher — O pai e a mãe — serão considerados responsáveis perante Deus pelo cumprimento dessas obrigações.”
Os pais, que assim fizerem, estarão participando ativamente no desenvolvimento de pessoas melhores e criadores de um mundo mais justo, ético e cheio de paz.
Todo homem tem potencial para ser pai, esse é um atributo divino que os homens herdaram, mas que precisa ser desenvolvido dia a dia.
1. Responsabilidade
Um pai de verdade deve se preocupar com seu filho muito antes dele vir ao mundo, deve entender seu papel divino, preparando sua esposa, seu corpo e sua vida para abrigar a vida de um bebê. A mulher deve fazer um check-up para saber se sua saúde está boa, e o pai deve se preocupar com a vida financeira após o nascimento do bebê, mas nunca se esquecendo de ajudar ativamente na vida dos filhos e esposa.
2. Participar sempre
A gravidez é um estado sagrado e o pai deve acompanhar sua esposa nesse período, cuidando como um marido dedicado, participando das consultas de pré-natal e dos exames de ultrassom. Também, deve se esforçar para assistir ao parto, o pai não deve perder esse momento único, onde conhecerá seu filho e dará apoio a sua esposa nesse momento tão delicado e ao mesmo tempo mágico. Aproveite!
3. Ajudar a esposa
“O marido e a mulher têm a solene responsabilidade de amar-se mutuamente e amar os filhos, e de cuidar um do outro e dos filhos”, afirma a Proclamação ao Mundo – A família. Um pai de verdade preocupa-se com sua esposa e com seus filhos. Para ele não é nenhum esforço ajudar sua esposa nas tarefas doméstica, bem como em tarefas que envolvam os filhos, como dar o banho, o que pode ser muito prazeroso para ambos, meu marido sempre dá banho em nossos filhos, e olha que temos três! Ele faz uma festa e as crianças adoram! Depois, coloca roupa, troca fralda, isso tudo para me ajudar e para cuidar dos filhos que são seus filhos também.
Alguns exemplos:
-
Fazer ou ajudar a preparar um almoço.
Advertisement -
Tirar o lixo.
-
Dar comida para as crianças pequenas.
-
Fazer a mamadeira.
-
Escolher a roupa que as crianças irão vestir.
-
Ir às reuniões da escola.
Advertisement -
Ir ao cinema com os filhos.
-
Conversar com os filhos.
-
Brincar com os filhos.
-
Passear, levar a um parquinho.
4. Amar incondicionalmente
Um pai de verdade deve demonstrar seu amor aos seus filhos. Ele demonstra amor através de ações, como carinho, beijos, abraços e com ligações no meio do dia ou com conversas. Isso também vale para sua esposa.
5. Cuidar de perto
Reserve um dia na semana para conversar com cada um de seus filhos, conversem como amigos, seja paciente com os erros das crianças, corrija sem humilhar e faça elogios de sua boa conduta.
6. Lazer
Outra valiosa dica é fazer uma tradição familiar como mostrado em nosso vídeo, o pai leva filhos e netos a parques na Califórnia há 30 anos. Deve ser maravilhoso! Os filhos e netos devem esperar ansiosamente pelo final do ano.
Então, criem sua própria forma de se divertirem, criem sua tradição, que pode ser:
-
Uma viagem longa para algum lugar que todos queiram conhecer. Faça um planejamento e, se necessário, economizem juntos.
-
Um passeio na praia.
Advertisement -
Acampamento.
-
Um piquenique.
Um pai de verdade é aquele que está presente, que educa, prove o sustento da família e preocupa-se com cada filho individualmente, não como obrigação, mas por amor!
Ninguém nasce sabendo de tudo ou é bom em tudo. O importante é ter o desejo de ser um bom Pai. Alguns pais podem ter receio de demonstrar amor por diversos motivos, mas se tiver o desejo, pode-se aprender tudo, inclusive a ser um bom pai.
Para a mulher, o marido dedicado é aquele que é um pai dedicado, não existe um marido bom e pai ruim. E para um filho, essa verdade, também, se aplica, um pai bom é um marido bom. Essa é a relação mais feliz que existe, uma família, onde esposa, marido e filhos se amam e se ajudam mutuamente.