6 passos para ajudar a evitar um suicídio

Aprenda a reconhecer os sinais de uma pessoa que pretende tirar a própria vida e qual a melhor maneira de ajudá-la.

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Um dos eventos mais marcantes de minha adolescência foi receber a notícia de que um amigo do colégio havia se matado.

Ele tinha só 16 anos, gostava de futebol, tocava violão, tinha uma namorada linda e era muito brincalhão – estava sempre sorrindo.

Ninguém entendeu qual poderia ser o motivo que o levou a sair em uma manhã bem cedinho, tirar o carro dos pais da garagem e se jogar na frente de um caminhão em alta velocidade. Como explicação para a intenção de tirar a própria vida, deixou um bilhete dizendo apenas que ninguém era culpado pelo que ele estava fazendo.

Lembro que todos se perguntavam como ninguém percebeu nada antes, nenhuma pista que indicasse o que ele estava prestes a fazer… E pairava um sentimento de culpa no sentido do que poderia ter sido feito para evitar aquele desfecho trágico.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde mais de 800 mil pessoas por ano colocam fim à própria vida.

Advertisement

Cada uma dessas mortes é um fim trágico de uma vida preciosa para Deus.

Leia: 7 lições que as pessoas normalmente aprendem da forma mais difícil

Veja abaixo uma lista de 6 informações importantes que podem ajudá-lo a prevenir um suicídio:

1. Reconheça os sinais de alerta

As pessoas que estão cogitando a possibilidade de tirar a própria vida geralmente dão sinais de suas intenções com ações como: pesquisar sobre maneiras de se matar, expressar falta de propósito ou esperança na vida, demonstrar mudanças drásticas de humor, dormir demais ou não dormir o suficiente, abusar de álcool ou drogas, se afastar dos amigos e da família.

2. Seja um bom ouvinte e ofereça amor incondicional

Preste atenção nos pensamentos e sentimentos que a pessoa compartilha com você. Ouça cuidadosamente e faça perguntas para conseguir mais informações.

Advertisement

Se a pessoa com intenções suicidas perceber que você está realmente interessado em ajudar e que ela pode confiar que você não irá julgá-la, evitá-la ou contar os problemas dela para outras pessoas, ela irá se abrir com você.

3. Ore por ela

Faça com que a pessoa saiba que pode contar com você para orar com ela e por ela.

Peça a Deus que traga a ajuda e a cura que ela precisa.

4. Dê a pessoa uma nova perspectiva sobre ela ou sobre seus problemas

Uma pessoa que planeja tirar a própria vida geralmente se sente esmagada por problemas e não consegue enxergar soluções ou encontrar um meio de dar fim ao sofrimento. Nesse contexto, a morte começa a parecer uma saída mais fácil para o caos emocional em que ela se encontra.

Você pode ajudar essa pessoa gentilmente indicando aspectos positivos da vida dela. Diga em que ela influenciou positivamente sua vida ou ressalte suas qualidades. Ajude-a perceber que (por pior que sejam) os problemas são passageiros e muitas vezes as coisas se resolvem de maneiras inesperadas.

Advertisement

5. Indique o verdadeiro caminho da liberdade

Uma pessoa que se mata está buscando libertar-se do sofrimento. Mas o suicídio só torna a pessoa morta, e acaba gerando ainda mais sofrimento entre os familiares e amigos.

Incentive a pessoa a se apegar à fé. A acreditar em um poder maior disponível para ajudá-la a vencer seus desafios.

6. Ofereça informação e recursos que possam ajudar

Com muito tato, ajude a pessoa a conseguir informação sobre seu problema e até a procurar ajuda profissional de um médico, psicólogo ou mesmo de um grupo de apoio.

Pode ser que você seja a pessoa que Deus escolheu para salvar a vida de alguém.

Leia: 7 arrependimentos no leito de morte (e como evitá-los)

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.