Altruísmo no casamento: como levantar o astral depois de uma tragédia

Como levantar o astral do cônjuge depois de uma tragédia de família.

Carla Pinheiro Alves

A família é o bem mais precioso que temos, é o nosso alicerce, nosso porto seguro. E diante de qualquer dificuldade é sempre ela que nos acolhe e nos conforta. Diante de uma tragédia não é diferente, claro que passar por essa situação é sempre doloroso para todas as pessoas envolvidas. As tragédias chegam de surpresa e, muitas vezes, acabam atingindo até os alicerces de nossas famílias. E quando isso acontece é bem difícil de levantar para recomeçar.

Sabemos que passar por uma tragédia é muito triste e doloroso, no entanto, não podemos passar nossas vidas em luto, na escuridão, pois dessa forma só aumentamos o tempo de nosso sofrimento e outros sentimentos que não devem ser cultivados. Acredito que quem passa por uma tragédia, seja qual for a natureza dela, tem o direito de chorar a sua dor, de lamentar a sua perda, mas não acho saudável passar a vida inteira dentro da tragédia, dando a ela eternidade.

Quando nossa família está envolvida em uma tragédia e nosso cônjuge não consegue forças para levantar, é nosso dever ajudá-lo, uma das formas seria:

  • Uma boa conversa.

  • Lembrar dos bons momentos.

    Advertisement
  • Sentir saudade.

  • Chorar.

  • Esquecer a tragédia e não as pessoas envolvidas.

  • Recomeçar.

Depois de uma boa conversa sobre o acontecimento, de chorar a sua perda, sentir saudade, é preciso tentar recomeçar. E para recomeçar, uma dica é estimular no cônjuge a benção da alegria.

Advertisement

1- Veja filmes engraçados

Para melhorar o astral, seja diante de uma tragédia ou de qualquer outro acontecimento que o deixe triste, nada como uma boa comédia, é muito boa ver filmes engraçados, o riso sai naturalmente e fica uma sensação maravilhosa.

2- Peças teatrais

Assista a uma boa peça teatral, de preferência, uma comédia ou vá a shows humorísticos. Além de mudar os ares, com certeza, trará muito alegria e algumas boas horas de riso gratuito.

3-Cinema

Cinema é sempre um ótimo programa. Escolha um filme que está em cartaz, algo novo, tenho certeza que melhora o astral de qualquer pessoa, não se esqueça a pipoca.

4-Piquenique

Monte um piquenique e saia com a família, não se esqueça da toalha de mesa, do lanche e dos sucos, escolha um lugar ao ar livre e aproveite esse momento com a família.

5- Religião

Participe ativamente de uma religião, quando falo ativamente, não é ir à igreja uma vez por semana e voltar para casa. Participar ativamente é viver a religião, prestar serviço voluntário, como dar aulas, limpar os ambientes, visitar os amigos e doentes. Os especialistas dizem que enfrentam uma tragédia com mais facilidade, pessoas que se engajam em uma religião. Sem contar que é muito prazeroso, pode apostar.

Advertisement

Que possamos ajudar nosso cônjuge a superar uma tragédia através do equilíbrio da sua dor e da alegria na vida, de fato, com a grande ajuda de uma religião.

Toma un momento para compartir ...

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.