Como lidar com uma separação de modo a não se magoar

Colocando os pensamentos em ordem fica mais fácil organizar os sentimentos. A mágoa e o rancor acompanham aqueles que permitem que eles permaneçam.

Michele Coronetti

A separação é sempre um evento doloroso. Quanto mais tempo envolvido com a pessoa, pior é. Nem sempre ela é aceita por ambos os lados, especialmente quando ainda existe amor.

Leia: A importância de vivenciar o luto após a separação

Para evitar maiores sofrimentos e mágoas o ideal seria que a pessoa estivesse preparada para este acontecimento. Só que ninguém entra em um relacionamento pensando no fim e se preparando para não sofrer. E esta maturidade pode demorar a chegar.

Nem sempre o motivo que justifica a separação é evidente e isso pode causar confusão e demora na aceitação do fato. O tempo sempre é o maior aliado em todas as decepções da vida. Entender algumas coisas também ajuda a enfrentar este desafio.

Decisão compartilhada

Mesmo que uma das partes não queira a separação, se a outra assim deseja não há muito o que fazer. Aceitar não é fácil, mas não há como obrigar a outra pessoa a continuar com algo que não deseja. Relacionamentos só seguem quando os dois têm o desejo de continuar.

Advertisement

Autoavaliação

Fazer uma análise do tempo em que estiveram juntos e encontrar as próprias falhas é bom para entender e aceitar a separação. Entretanto, ao encontrar os erros é importante refletir sobre eles sem ficar apenas se culpando e tentar modificar velhos hábitos que não foram tão bons. Isso para o próprio crescimento e para não afetar em um relacionamento futuro.

Leia: Como se livrar da culpa

Evitar a negatividade

Planejar o futuro, esquecer o passado, realizar coisas que façam bem a si mesmo e tragam satisfação também ajudam a vencer a situação. Haverá muitos sentimentos negativos como a raiva, rancor, desejo de vingança, mas não trarão benefício algum para ninguém. Melhor é planejar uma viagem agradável de férias do que uma vingança.

Ajudar todos os envolvidos

Um casal nunca é feito de duas pessoas. Sempre haverá familiares que também sofrerão com a separação. Filhos, pais, irmãos, cada um terá que aprender a lidar com esta decepção pelo seu ponto de vista. Todos os olhares estarão voltados ao casal e a maneira como ambos lidam com a situação será um bom ou mau exemplo para todos. Evitar críticas, xingamentos, brigas e acessos de raiva mostrará que a vida continua e que há muito respeito entre o casal, mesmo que tenham escolhido trilhar caminhos diferentes.

Colocando os pensamentos em ordem fica mais fácil organizar os sentimentos. A mágoa e o rancor acompanham aqueles que permitem que eles permaneçam. Ninguém nasce para ser triste apesar de todos saberem que a vida traz muitos dissabores. Saber lidar com eles e vencer, apesar da situação não ser agradável, fazem com que haja crescimento e felicidade.

Advertisement

Leia: Permita-se um novo amor

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.