Perdoar a quem nos ofende: Dê o presente da graça a alguém

Há alguém em seu lar, em sua família, em seu convívio que lhe tenha feito algum mal? Então lhe dê o melhor presente.

Sônia Penha

Alguém na sua vida precisa do perdão?

A maioria, se não todas as pessoas, já foi ofendida ou magoada de alguma forma, às vezes inocentemente e outras intencionalmente. É possível superar esses problemas ao esforçar-se em cultivar a disposição para perdoar.

Qual é sua reação ao ser ofendido, desrespeitado, mal interpretado, tratado injustamente, ou com maldade, quando pecam contra você, é falsamente acusado, lhe deixam de lado, quando é magoado pelos que ama ou as suas ofertas são rejeitadas?

Você se ressente, torna-se amargo, guarda rancor ou resolve o problema, se puder, perdoa e se livra da carga.

Determine a vida que deseja ter

Perdoar não é uma coisa fácil, o mal que nos causam dói, mas é preciso perdoar aqueles que nos ofendem ou magoam, porque nossa reação, nestas ocasiões, determinará a natureza e a qualidade de vida que teremos.

Advertisement

Temos o arbítrio, a habilidade de escolher e agir, de controlar nossos pensamentos e ações. Ainda que não possamos controlar os atos alheios em relação a nós, podemos controlar nossos sentimentos e reação a esses atos.

Escolha um caminho mais excelente

É fácil amargurar-se e ficar com raiva, mas isso não é o melhor. Jesus aconselhou-nos um modo mais excelente: “(…) amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.” (Mateus 5:44)

Por que amar, bendizer, fazer o bem, orar, enfim, perdoar é o melhor?

Quem paga o mal com o mal, guarda rancor ou não perdoa destrói a sua paz interior e a capacidade de achegar-se a Deus e aos outros. Deixa de gozar de tudo o que enriquece os relacionamentos, deixa que o mal que os outros cometeram controle a sua vida. Torna-se até mais errado e passível de censura do que aqueles que lhe fizeram mal.

Perdoar liberta para escolher viver a vida de maneira mais excelente e evitar que os problemas passados determinem o destino, podendo concentrar no futuro com mais alegria, paz e amor.

Advertisement

Combata o mal sem ódio

O perdão não deve ser confundido com tolerância em relação ao mal. Devemos perdoar e combater o mal em todas as suas formas, trabalhar construtivamente para impedir que a injúria se repita.

Alguém que foi maltratado não deve se vingar e nem sentir que não possa tomar medidas para evitar novos abusos. A pessoa tratada injustamente numa transação de negócios não deve odiar quem foi desonesto, mas tomar medidas para remediar o mal cometido.

Perdoar não exige que aceitemos ou toleremos o mal, que ignoremos o mal que vemos no mundo, ao nosso redor ou em nossa vida, mas ao lutarmos contra o mal, não deixar que o ódio ou a raiva controlem nossos pensamentos ou ações. Necessitamos ter um bom julgamento.

Dê o melhor presente

Algo que me ajuda a estender o perdão a quem quer que seja é lembrar quão imperfeita eu também sou e preciso do perdão.

É também pensar que quando perdoo é como se eu não estivesse aceitando o mal que a outra pessoa está me fazendo. Quando alguém nos dá como oferta um presente e não aceitamos, esse presente fica com a pessoa que nos ofertou.

Advertisement

Por fim, ao perdoar, nós é que damos o melhor presente.

O poder de cura

Existem hoje em muitas famílias e na vida de muitas pessoas, sentimentos feridos, ressentimentos não resolvidos e uma relutância em perdoar. Condenar e julgar faz com que as feridas permaneçam abertas. Somente o perdão pode curá-las.

Alcançar este estágio de compaixão, amor e perdão requer autodomínio e muita força, mas o empenho nesse sentido faz com que o imenso poder de cura e de mudança possam ser exercidos em favor dos outros e, talvez o mais importante, dentro de nós.

Se há alguém em seu lar, em sua família, em seu convívio, amigo ou inimigo, bom ou mal, que lhe tenha feito alguma injustiça, maldade ou um ato não cristão, lembre-se que o perdão pode trazer a cura, a paz e o amor, dádivas que vêm de Deus.

Hoje é o dia para perdoar, dê esse presente a alguém.

Advertisement

Leia ainda:

Fortalecer o casamento – A importância do perdão na vida a dois
Como perdoar as muitas decepções causadas por um cônjuge
Relacionamento amoroso – É possível perdoar uma traição?
Como perdoar a traição de um amigo

Toma un momento para compartir ...

Sônia Penha

Sônia Penha é esposa e mãe de duas lindas filhas. Ama sua família, gosta de ler e se informar sobre vários assuntos, gosta de fazer artesanato e atividades que envolvam a família e amigos. Possui formação em Informática e é editora para o Familia.com.br.