Terminar uma amizade dói como se fosse uma separação?

Amigos são aliados do caminho, se permanecem conosco são apoios, se vão embora transformam-se em precioso ensinamento.

Suely Buriasco

Dizem que amizade verdadeira não acaba, mas na prática não é bem assim, seres humanos são complexos e manter bons relacionamentos quase nunca é simples. E sim, muitas amizades se desfazem, deixando um vazio imenso; o sentimento é mesmo de separação, perda, frustração e tristeza.

Leia: Minha melhor amiga vai se casar. E eu?

Muitas são as razões pelas quais os amigos se perdem, muitas amizades apenas se desfazem pela diferença de interesses, outras pela intolerância, impaciência e falta de compreensão. Às vezes, circunstâncias externas parecem forçar nossos relacionamentos a mudar ou se afastar; outras vezes é uma decisão que você toma conscientemente. É lamentável, mas sempre existe uma lição a ser tirada que inspire amadurecimento e melhore a nossa forma de conviver com as pessoas.

Abaixo enumero algumas maneiras de superar essas mudanças de relacionamentos de forma mais positiva:

1- Não tenha medo

Acredito que as pessoas se reúnem para o crescimento espiritual e quando, de alguma forma, o crescimento acontece é hora de seguir em frente. Acho que todo encontro tem uma razão de ser e quando isso perde o sentido a separação é inevitável. O fato é que nem sempre podemos definir esses desencontros como “ruins” ou “bons”, melhor encará-los como necessários ao nosso aprendizado. Então não tema pelo vazio, aprenda a preenchê-lo com suas próprias aquisições.

Advertisement

2- Assuma a responsabilidade

Grandes mudanças ocorrem quando você chega ao ponto de não culpar ninguém por seus sentimentos. É importante refletir sobre o que aconteceu, como as coisas se desenrolaram para que a amizade terminasse e quais as suas reais responsabilidades nisso. A ideia não é se culpar, mas aproveitar a oportunidade para amadurecer e encontrar formas mais positivas de se relacionar.

3- Não se intimide

Algumas pessoas se sentem tão frustradas com o fim de uma amizade que acabam desacreditando da essência desse relacionamento, dessa forma, ao invés de amadurecer, tomam uma atitude totalmente infantil. Nunca generalize e jamais perca a confiança nos seres humanos. Todos temos nossas dificuldades, precisamos aprender a lidar com elas e isolar-se não é a solução.

4- Prepare-se para novos relacionamentos

Aprender a relacionar-se bem consigo mesmo é o primeiro passo para viver bons relacionamentos. Acredite: autoconhecimento é fundamental em todos os aspectos da vida, principalmente ao que se refere a ser feliz nos relacionamentos. Cuide da sua autoestima, perceba se realmente tem estado bem consigo mesmo, assuma sua autoconfiança diante da vida e então estará preparado(a) para viver amizades incríveis e relacionamentos duradouros e felizes.

Leia: Ampliando a consciência: A verdadeira autoestima

Uma amizade que se finda é uma separação dolorosa demais para não servir de lição, por isso faça com que seus sentimentos encontrem eco em suas reflexões e produzam ações positivas em sua vida. Mude o que achar que precisa ser mudado, aceite o que não é capaz de mudar, transforme suas ações, crie e construa relacionamentos mais saudáveis e duradouros.

Advertisement

Só não se esqueça de que os relacionamentos são construídos a dois e por mais que você se esforce as coisas podem não acontecer como você gostaria. Mas isso jamais pode ser motivo para você desistir de povoar sua vida de pessoas tão esforçadas quanto você.

Leia também: Como perdoar a traição de um amigo

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.