Todos buscam a felicidade. Você já achou a sua?

Aqui estão algumas dicas que talvez ajudem você a encontrar (ou reconhecer) a tão cantada e falada felicidade!

Luiz Higino Polito

A felicidade, lamentou Vicente de Carvalho, em seu triste e lindo soneto Felicidade, “…está sempre apenas onde a pomos, e nunca a pomos onde estamos.

Será que precisa ser assim, ou podemos aprender a ser feliz? Vamos ver algumas ideias que talvez nos ajudem a sermos felizes.

O que é a felicidade?

Se fizermos essa pergunta para um grande grupo de pessoas, certamente teremos muitas respostas diferentes, tais como muito dinheiro, saúde e beleza, muita felicidade na família, fama, poder, e tantas outras coisas…

O mais importante a aprender é que a felicidade não é um lugar aonde podemos chegar. Nem uma situação especialque dependa de fatores externos, tais como um emprego maravilhoso, um cônjuge lindo, ou uma rede na praia, tomando água de coco e sentindo uma brisa fresquinha vinda do mar.

Leia: Quer ser feliz? Faça feliz outras pessoas

Advertisement

Claro que todas essas coisas citadas são boas e desejáveis, mas não garantem a felicidade.

O que temos de aprender é que a felicidade é um estado de espírito, uma maneira de pensar e agire uma aceitação interior do que somos, sem deixar de buscar nunca o nosso aperfeiçoamento pessoal.

A definição de felicidade que mais gosto é essa: Felicidade

“é estar em paz com Deus, com o próximo, e consigo mesmo”

(autor desconhecido)_

Advertisement

Estar em paz com o criador

Todo mundo acredita em alguma coisa. Mesmo que alguém não acredite num Deus pessoal e amoroso, pelo menos acredita que existam Leis Universais, tais como lei da causa e efeito, lei da gravidade e tantas outras leis que não vemos, mas que sabemos que existem e que funcionam.

Seja da forma que acreditemos, temos de estar em paz com as Leis Eternas, e é bom aprendê-las nos livros ou com quem sabe (sem dor), ou aprendê-las com a vida, de forma bem dolorida!

Quanto mais aprendermos (e vivermos) tais Leis Eternas, mais felizes seremos.

Leia: Como estabelecer um relacionamento pessoal com Deus

Estar em paz com o próximo

Em todas as filosofias milenares, crenças e religiões, há um ensinamento comum: faça ao próximo o que gostaria que ele fizesse com você. Ou a forma negativa também: não faça ao seu semelhante o que não quer que ele faça com você.

Advertisement

Portanto, se queremos ser felizes, precisamos aprender a viver em paz com nossos parentes, vizinhos, amigos e até com os desconhecidos.

Se não aprendermos a ser tolerantes com o nosso semelhante, o bumerangue vai voltar e nos atingir também.

No exemplo máximo dessa atitude pacífica para com os semelhantes, temos os grandes luminares da humanidade, tais como Francisco de Assis, Gandhi, Jesus Cristo e tantos outros, que conseguiam dar a “outra face” em situações onde muitos de nós não suportaríamos dar nem a primeira face!

Viver em paz com o próximo, além de ser uma Lei Universal, faz bem para a saúde, e pode evitar úlceras de estômago, dores de cabeça, e tantas outras enfermidades – muitas delas de origem psicossomática!

Leia: A verdadeira felicidade advém de amar e servir ao próximo

Advertisement

Estar em paz consigo mesmo

Esse parece ser o passo mais fácil, mas é o mais difícil! Eu mesmo sou um caso típico, e certamente eu teria muito mais cabelo do que tenho agora e teria sido mais bem-sucedido em tantas coisas, durante minha vida, se aprendesse a me aceitar com minhas limitações, e procurasse melhorar sempre o mais que eu pudesse, em todas as áreas de minha vida.

Mas nunca é tarde para se começar; e enquanto há vida, há esperança de felicidade.

Existe um livro chamado: “Você Existe, e Todos Ganham Com Isso“, do inspirado escritor Bachir Haidar Jorge, que nos brinda com essas palavras:

Já vimos que o homem é imperfeito, mas sua paz e equilíbrio dependem em cada instante do esforço de aperfeiçoamento…

“O crescimento espiritual, ou melhor total do homem, não tem fim. Ele é sempre. Então, é certo que seu trabalho interior não é de conformação e passividade, mas sim de inconformação e criatividade até o fim” (pg.51).

Advertisement

Leia: Onde encontrar a paz e o consolo

Todos estamos em busca da felicidade, e ela pode estar mais perto do que pensamos – está dentro de nós.

Então, vamos ser felizes, vivendo em paz com Deus, com o próximo e com nós mesmos!

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!