Exemplos de misericórdia dados por Jesus Cristo que nos inspiram a sermos melhores seres humanos

A misericórdia que Jesus Cristo teve por cada um de nós tem poder para nos inspirar a sermos melhores seres humanos. Caso pratiquemos o exemplo Dele em nossas vidas, podemos mudar a nós mesmos.

Francione Sousa

Durante 18 meses deixei minha faculdade, emprego, familiares e amigos, para cumprir a missão de pregar o evangelho. Naquele período, o maior desejo que eu tinha era aprender com Jesus Cristo, desejava experimentar o sentimento de ajudar o próximo, desejava esquecer de mim, queria me tornar melhor ser humano. Pois sabia que precisava parar de achar que só eu sofria no mundo, que a miséria do mundo só acontecia comigo. Naquele tempo, não tinha o direcionamento para minha vida, não sabia o que realmente queria, tinha dúvidas sobre a faculdade que estava fazendo, tinha medo do futuro. Minha decisão de pregar o evangelho e ajudar as pessoas era motivada pelo desejo de ser melhor, de experimentar a alegria. 

Ao retornar da missão de pregar o evangelho, aprendi que não apenas naquele lugar que conheci e ajudei pessoas maravilhosas mudarem a vida delas e a minha própria, mas por toda vida deveria fazer coisas pequenas e simples para me tornar melhor ser humano. Pois a vida é uma missão! Na minha missão aprendi que vale a pena seguir o exemplo de misericórdia de Jesus Cristo.

E o que é misericórdia?

De acordo com a Wikipédia, misericórdia é a virtude que leva-nos a compadecermos da miséria alheia. É a junção de duas palavras: miséris + córdia, miséria + coração).

A misericórdia é um dos atributos mais fortes na vida do Salvador, Ele foi a própria misericórdia em ação. Seu maior exemplo de misericórdia foi intenso, quando pagou o preço por nossas imperfeições no jardim do getsêmani, como relatado na Bíblia Sagrada. Ele tinha misericórdia e íntima compaixão por aqueles que o cercavam e por meio de coisas pequenas e simples foi capaz de ensinar sobre o amor. Ele inspirava e encorajava as pessoas a mudarem suas vidas e erguerem-se em um nível mais elevado. Ao realizar todas essas bonanças em prol dos homens, lançou convite a todos para que o seguissem. Ao viver aqui reforçou a observância dos dois principais mandamentos dados aos homens: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração (…) e ao teu próximo como a ti mesmo. (ver Mateus 22:37-39).

Advertisement

Se desejarmos segui-lo nesse exemplo de misericórdia seremos inspirados a melhorar como seres humanos. Ao deixar de nos importar apenas conosco começaremos a olhar com amor para nosso próximo. Assim foi a vida Dele, Ele se importou mais conosco do que com Ele próprio. Mesmo que muitas pessoas não acreditem que Ele realmente viveu na Terra ou que Ele existe, pode-se ainda aprender com as histórias que contam sobre Ele. Como um personagem de um livro. Esse é o convite que lanço ao escrever alguns de Seus exemplos aqui neste texto.

Como o exemplo de misericórdia dados por Jesus Cristo nos inspira a sermos melhores seres humanos?

  • Tendo o espírito de compaixão, ternura e perdão o que significa dizer que não precisamos dar a vida pelo outro, como Cristo fez, para sermos melhores seres humanos. Mas amar, ser terno e perdoar o outro as ofensas, como Ele o fez.

  • Visitando os doentes, aqueles que a nós foram designados se formos membros de alguma denominação religiosa. Para os que não são, tem tanta gente doente nos hospitais precisando de uma visita.

  • Dando de beber ao que tem sede ou fome.

    Advertisement
  • Consolando alguém que precisa de consolo.

  • Perdoando. Cristo mostrou perdão para nós na hora da morte Dele. “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34).

  • Dando um abraço. Arnulfo Valenzuela, um líder religioso, contou a seguinte experiência ao ir acompanhado de um outro líder religioso visitar a um irmão: “Ensinamos a ele, de modo bem simples, as bênçãos do Dia do Senhor. Expressamos a ele nosso sincero amor. Ele respondeu: ‘Tudo o que eu precisava era que alguém viesse e me desse um abraço‘. Imediatamente me levantei e o abracei. O dia seguinte era domingo. Aquele irmão foi à reunião da igreja com toda a sua família”.

  • Sendo humilde, obediente. Ser humilde é estar na condição de manso, reconhecer que somos dependentes e nos sujeitarmos de bom grado à vontade de Deus. Jesus humilhou-se sendo obediente até a morte. (ver Filipenses 2:8).

Concluo citando uma das frases de Cristo: “Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os integrantes e maus. Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. (Lucas 6:35-26).

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Francione Sousa

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.