Economia traz a realização de sonhos de compra

Seu sonho de consumo pode se tornar uma realidade com metas, economia, disciplina e organização. Neste artigo veremos algumas dicas do que pode ser feito para alcançar esses sonhos.

Moroni Ataide

A casa própria, um carro, móveis novos, etc… São muitos os sonhos que podemos ter e para se alcançar essa realização é preciso economizar dinheiro e fazer alguns esforços, pode ser que não seja tão fácil, mas nada de valor vem sem sacrifício.

Elimine as dívidas

Não compre nada a prazo para que você não fique preso a uma dívida permanente, se você estiver pagando uma prestação fica mais difícil de guardar dinheiro.

Caso tenha várias dívidas de cartões de crédito diferentes, empréstimos, prestações de compras, faça as contas e veja quanto você está pagando de juros mensalmente. Em alguns casos é mais vantajoso você fazer um único empréstimo para quitar todos os outros antecipadamente, assim você fica com uma única dívida e um prazo estipulado para finalizar. Os juros de cartões de crédito geralmente são mais altos que os de empréstimo pessoal. Mas lembre-se de, antes disso, fazer as contas e ver se realmente vale a pena.

Faça uma meta de investimento

Estipule um valor que você irá guardar por mês, pegue esse dinheiro e invista em algum fundo conservador como a poupança, não se preocupe muito com a rentabilidade do investimento, nesse caso o mais importante é guardar o dinheiro em um lugar seguro. Tome cuidado com Títulos de Capitalização, pois eles têm um prazo para que você possa resgatar 100% do valor investido que é em média 5 anos, então, se seu objetivo é comprar algo em um período menor, você não receberá todo o valor investido, os Títulos de Capitalização também não oferecem nenhuma rentabilidade, apenas a correção monetária.

Quando fizer a meta de guardar uma parte da sua renda mensal lembre-se de estipular um valor real que você poderá depositar mensalmente, procure não comprometer mais de 30% dos seus ganhos mensais.

Advertisement

Quero ou preciso?

Existe uma grande diferença entre querer e precisar, quando temos que economizar, essa é uma pergunta que sempre deve ser feita antes de se comprar algo. Compre apenas o que você precisa, deixe as aquisições de menos importância para depois que você atingir seu objetivo, controle os impulsos para pequenas compras, sempre pense se você quer aquilo mais do que a grande aquisição final, esse exercício fará com que você perca o desejo por essas pequenas compras.

Valorize cada centavo

Ao somar pequenas quantias você verá que no final pode-se conseguir muito dinheiro. Então guarde moedas e pequenas quantias de dinheiro em um copo ou cofrinho, procure não retirar o dinheiro de lá, mas deixe-o por bastante tempo até que se some uma grande quantia, pegue esse dinheiro e coloque no banco somando à meta de investimento. Valorize cada centavo também ao fazer suas compras, compare as ofertas de mercado e vá ao que oferecer preços mais baixos, você também pode fazer compras em lugares diferentes, por exemplo, comprar carne e legumes em um lugar e frutas e leite em outro. Opte por produtos mais baratos a menos que eles ofereçam qualidade muito inferior.

Pesquise

Como se trata de uma grande aquisição, não tenha pressa, não compre no primeiro lugar que você encontrar, mesmo que pareça uma ótima oportunidade. Ao analisar em outros lugares você pode ver que aquela primeira opção não era tão boa assim, pesquise qual é a melhor época do ano para realizar essa compra, veja se o governo oferece redução de impostos como incentivo. Use essa pesquisa também para negociar descontos com propostas de concorrentes. Mas tome cuidado para não pesquisar demais e perder bons negócios.

Toma un momento para compartir ...

Moroni Ataide

Moroni Ataide nasceu em São Paulo é Redator e Publicitário. Já trabalhou com revisão e edição de textos, monitoria de qualidade e com treinamenos de desenvolvimento pessoal.