Vegano, vegetariano e ovolactovegetariano, qual a diferença?

Vale a pena se tornar vegetariano? Quais os benefícios e eventuais perigos para a saúde? O que dizem os especialistas?

Luiz Higino Polito

Antes de analisarmos quais são as várias vertentes do Vegetarianismo, vou contar uma experiência pessoal a respeito.

Tenho uma antiga amizade com um músico de Ribeirão Preto que é vegetariano. Sua esposa também é. Ele compartilhou vários textos e vídeos a respeito do assunto comigo e eu resolvi experimentar. Fui vegetariano durante dois meses, mas depois voltei a comer carne, se bem que voltei a comer bem menos carne do que comia antes.

Valeu a pena? Sim, para mim valeu a pena porque agora eu sei o que sente um vegetariano. No meu caso, ao parar de comer carne, comecei a me sentir muito melhor, mais leve, e a minha mente começou a clarear muito e parecia que eu conseguia raciocinar com uma clareza muito maior do que antes. Por que eu parei, se eu me sentia muito melhor? Parei porque depois de dois meses sem comer carne, comecei a me sentir fraco fisicamente, e temi pela minha saúde. Por isso parei a minha curta vida de vegetariano.

Ao expormos com mais profundidade o assunto perceberemos por que eu me senti fraco, coisa que não acontece com os vegetarianos que conseguem ter um planejamento alimentar e diversificação do cardápio.

Quais os tipos de Vegetarianos que existem?

São várias as vertentes do Vegetarianismo. De acordo com um site especializado “A palavra “vegetariano” foi cunhada em 1847, (e) foi usada formalmente pela primeira vez no dia 30 de setembro daquele ano por Joseph Brotherton e outros, em Northwood Villa, em Kent, na Inglaterra. (…) A palavra vem do latim “vegetus”, que significa íntegro, são, fresco, vivaz “._

Advertisement

Antes de 1847, os vegetarianos eram conhecidos como “pitagóricos” ou seguidores do “sistema pitagórico”, porque Pitágoras, o sábio grego, era seguidor de uma dieta sem o uso de carne animal.

Os principais tipos dentre os Vegetarianos são:

1- Veganismo

Dos vegetarianos, os veganos são os que além de não comerem carne de nenhum animal (bovinos, aves, peixes, etc.), também não comem nada que tenha origem animal, tais como presunto, salsicha, leite, ovos, manteiga, etc.

Além disso, os veganos também não usam couro, cosméticos, lã, nem seda, nem nada que implique em exploração ou testes em algum animal. O Veganismo trata-se mais até de um estilo de vida, do que somente de uma questão alimentar.

2- Vegetarianismo

Vegetarianos não comem carne de nenhum animal (bovinos, aves, peixes, etc.), e também não comem seus subprodutos, tais como presunto, mas podem comer ou não ovos e laticínios.

Advertisement

3- Ovolactovegetarianismo

Os vegetarianos que não comem carne, mas comem ovos e produtos de laticínios, como leite, iogurte e queijos, são designados mais especificamente como Ovolactovegetarianos.

Leia: 2 passos essenciais para higienizar frutas, verduras e legumes

Quais as vantagens de se tornar Vegetariano?

Em primeiro lugar, segundo os vegetarianos, uma alimentação sem o uso de carne é muito mais saudável, e, além disso, preserva-se a vida dos animais. Tem até uma frase muito usada por eles, que é a de que “se os matadouros tivessem paredes de vidro, ninguém comeria carne de nenhum animal”.

Quando eu era criança, vi meu tio abater um cabrito, e depois soprar com um canudo para soltar o couro do animal. Fiquei impressionado com aquilo e na hora do jantar, quem disse que eu comi cabrito? Nem eu comi, nem meu irmão que tinha visto também o abate…

Outras vantagens, como eu mesmo pude experimentar, é que a gente se sente muito melhor, e no meu caso, a minha mente ficou muito mais clara e raciocínio bem mais veloz.

Advertisement

Leia: Como inserir legumes na alimentação das crianças

Existem perigos em ser vegetariano?

Apesar das grandes vantagens para os animais, e também para os seres humanos, deve-se tomar cuidado com a dieta alimentar. Dietas vegetarianas devem ser ricas em proteínas, carboidratos, fibras, magnésio, potássio, antioxidantes, etc.

O perigo das dietas vegetarianas é quando apresentam menor ingestão de vitamina B12, vitamina D, cálcio, selênio, iodo, ferro, zinco, e isso pode causar prejuízo ao nosso organismo. Foi esse o meu caso, o de não conseguir manter uma dieta bem balanceada, sem o uso de carne.

Para ser um vegetariano, o ideal é buscar auxílio de nutricionistas, principalmente se crianças forem envolvidas numa dieta sem o uso de carnes, peixes, aves e laticínios.

Não se sabe quantos vegetarianos existem no mundo, nem no Brasil, mas é certo que, com tanta divulgação e acesso à informação, e ao crescente amor dos seres humanos para com os animais, o número de vegetarianos só tende a crescer cada vez mais. Uma coisa importante é que esse assunto não seja motivo para intolerância por parte de nenhum dos lados, tanto de quem é e de quem não é vegetariano.

Advertisement

Vimos, portanto, que o vegetarianismo é uma coisa muito boa para a saúde, desde que observados os cuidados para que se tenha uma dieta saudável, e que não faltem nutrientes importantes.

Leia: Os vegetais suprem todas as necessidades nutricionais?

Meu pai era um grande amante dos animais e, certa vez em que perguntei para ele qual provérbio ele achava importante, ele me disse: “Quem maltrata um animal, é mais animal do que ele”.

Embora meu falecido pai nunca tenha deixado de ser “carnívoro”, ele sempre cuidou de animais, e nossa casa sempre teve bichos de estimação, tais como gatos, cachorros, tartarugas, etc.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!