10 atitudes que fortalecerão sua fé contra os ventos de doutrinas dos homens

10 atitudes a desenvolver para que as raízes de nossa fé nos façam duvidar de nossas dúvidas antes de duvidar de nossa fé.

C. A. Ayres

Muito poucos entendem o que realmente a fé pode fazer por nossa vida, e pensam que os religiosos são somente aqueles que povoam as igrejas caindo em enganações de bons discursantes religiosos. Mas a fé é mais que isso.

Fé é acreditar em coisas que sabemos existir mas não as vemos palpavelmente. Como o amor, quem é que pode negar sua existência? Quem é que pode lhe dizer que não existe? Alguém já tocou o amor ou precisou vê-lo para senti-lo e saber que ele existe? Não. Da mesma forma, a fé é o que nos impulsiona a sermos melhores.

A fé em Jesus Cristo tem raízes profundas que somente se vivermos os princípios ensinados por Ele poderemos progredir espiritualmente. E para sermos felizes precisamos desse equilíbrio espiritual também, além do pessoal, profissional, psicológico e físico.

Assim como o amor, para a fé sobreviver precisa ser alimentada, cuidada e protegida. Assim como o amor, se não é fortalecido diariamente, qualquer problema ou vento contrário pode abalar as raízes, e precisamos estar firmes para não destruímos um sentimento tão bom que nos faz sentir tão bem, otimistas, esperançosos e, principalmente, em paz.

Para fortalecer nossa fé em Jesus Cristo e estar preparado quando os ventos contrários das doutrinas dos homens quiserem derrubar nossos lares e destruir nossa identidade, podemos fazer algumas coisas primordiais:

Advertisement

Buscar um testemunho de Jesus Cristo como Salvador

Ele é seu Salvador pessoal, e deu Sua vida para salvar cada um de nós. Se orarmos a Deus em nome de Seu Filho Jesus Cristo e O buscarmos, vivendo de acordo com Seus ensinamentos, teremos milagres acontecendo em nossa vida diariamente e sentiremos a presença do Senhor em nossas vidas.

Desenvolver uma relação pessoal com Ele

Conhecê-Lo, ficar à vontade em Sua presença, comunicar-se, aprender a ouvi-Lo. Tudo isso lhe ajudará a estar em harmonia com Seus ensinamentos.

Buscar uma religião verdadeira onde seus servos ensinem sobre Jesus Cristo

Isso é fundamental. Quando conhecemos Jesus Cristo, reconheceremos aqueles que nos ajudarão a nos aproximar ainda mais Dele. Não encontraremos um local totalmente perfeito porque as pessoas são imperfeitas. Mas o Senhor age através delas para nos ajudar a fortalecer nossa fé. Qualquer coisa diferente disso ou que o fará aproximar-se da pessoa pelo seu carisma, mas não finque sua raiz em Cristo, não lhe suportará quando precisar. Leia o artigo O que levar em conta na hora de escolher uma religião.

Desenvolver o dom do discernimento

Intuição é algo importante, mas que pode falhar se não desenvolvermos nosso conhecimento perante algo que nos é importante. A fé e nossas crenças fazem parte de nossos ideais de vida e aqueles que temos para nossa família, principalmente se somos pais e mães. É natural ter dúvidas, mas precisamos buscar conhecer a verdade com um coração sincero e aberto, e não simplesmente acreditar quando alguém diz algo contrário. Boas intenções não são suficientes. Isso ajudará a fortalecer a raiz do entendimento a partir de cada princípio que se vive, e o ajudará a reconhecer a verdade quando precisar testar sua fé.

Ler as escrituras

Quanto mais conhecermos e estudarmos as escrituras profundamente, considerando a história daqueles povos, o contexto, os ensinamentos, menos estaremos sujeitos a ensinamentos duvidosos.

Advertisement

Fortalecer a família

Isso inclui fazer tudo isso para você mesmo para que você possa viver o que ensina, a ponto de guiar seus filhos pelo caminho reto e estreito, fazendo o que for necessário para instruí-los e guiá-los, para que eles aprendam a fazer e viver o mesmo.

Buscar a autossuficiência espiritual

Nós não nascemos para vivermos sozinhos. Precisamos uns dos outros sempre, mas não podemos viver nossa fé de acordo com a fé de outra pessoa, pois não somos perfeitos. Precisamos basear nossa vida em nossa relação com Jesus Cristo e colocar em prática Seus ensinamentos, pois somente assim poderemos ajudar aqueles que precisam, e muito provavelmente os teremos em nossa própria família e círculo de amigos.

Aprender a perdoar

Algumas situações que vivemos são críticas, mas o Senhor não disse que seria fácil, mas nos deu muitos exemplos de como fazê-lo. A mágoa, raiva, sentimento de vingança e desprezo, além de outros como ironia, maculam uma alma e destroem o progresso espiritual. Leia o artigo Como perdoar quem nos ofende.

Não se ofender facilmente

As pessoas não são perfeitas. Como nós também não somos. Demandar que ajam perfeitamente como nós queremos é irreal, seja em uma igreja ou mesmo em nossa própria família. Somente Cristo é perfeito, e Ele, na hora mais crítica, quando a maioria dos seus haviam virado-lhe as costas, ainda pediu ao Pai que perdoasse seus ofensores pois eles não sabiam o que faziam.

Persistir e ficar firme na fé apesar dos problemas

Se o desânimo, problemas, sejam quais forem, surgirem, fique firme. Quando você não tiver vontade de orar, é aí que deve orar com mais fervor. Quando não tiver vontade de ler as escrituras, é exatamente quando você mais precisa fazê-lo. Quando achar que não precisa ir à igreja, é justamente quando você precisa ainda mais. Não corra mais que suas forças. Tente ficar em paz por um momento e faça um esforço extra para continuar em frente. Não dê espaço para o desânimo.

Advertisement

Lembre-se: O caminho reto e estreito que nos leva ao encontro do Pai requer sacrifícios, mas que ao mesmo tempo trazem promessas de paz e conforto de forma que estaremos protegidos dos muitos ventos de doutrinas que teremos a nossa frente. As filosofias dos homens vão e vem, mas não a palavra de Deus.

Dieter F. Uchtdorf, um líder religioso com raízes em Jesus Cristo, ensinou: “Portanto, por favor, duvidem de suas dúvidas antes de duvidarem de sua fé. Jamais podemos permitir que a dúvida nos aprisione e nos impeça de receber o divino amor, a paz e as dádivas que vêm por meio da fé no Senhor Jesus Cristo.”

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.