10 atitudes sustentáveis no lar
“Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come.” (Greenpeace)
Beth Proenca Bonilha
Toda boa educação deve começar em casa, é dever da família ajudar a formar bons cidadãos e pessoas com consciência de fraternidade e empatia por todo e qualquer ser vivo no planeta.
Lembrando que o exemplo é mais eficaz do que a palavra, o ideal, para educar os filhos a tornarem-se pessoas com atitudes sustentáveis, é praticar a sustentabilidade dentro e fora de casa.
Atitudes sustentáveis podem ser direcionadas a diversas áreas, como energia, lixo, água, etc.
Ações sustentáveis dentro de casa:
-
Racione o consumo do ar-condicionado, a maior parte das vezes uma janela aberta já resolve o problema do calor e ajuda a evitar que dióxido de carbono suba para atmosfera.
Advertisement -
Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, por consumirem menos energia e por durarem até 10 vezes mais.
-
Evite lâmpadas acessas durante o dia optando por abrir portas e janelas.
Racione o uso de pilhas, prefira as recarregáveis. Pilhas contaminam a água e o solo com mercúrio e cádmio, e a atmosfera com vapores tóxicos. -
Evite comprar produtos alimentícios embalados em plástico e bandejas de isopor, prefira as embalagens com matéria-prima reciclável.
-
Certifique-se de que a porta da geladeira está vedando bem e evite ficar abrindo e fechando o tempo todo, assim não haverá um maior consumo de energia.
-
Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes, ao ensaboar a louça e roupas. Só na escovação dos dentes, se a torneira ficar aberta, são desperdiçados de 50 a 80 litros de água.
Advertisement -
Use um balde para lavar vidraças, pisos e até mesmo automóveis, se a mangueira ficar permanentemente aberta, mais de 600 litros de água potável serão desperdiçados.
-
Troque as sacolas de plástico por sacolas de tecido ou outro material durável e reutilizável. Com essa pequena atitude pode-se deixar de consumir milhares de plásticos descartáveis e poluentes.
-
Prefira papel reciclado, imprima só o necessário e preferencialmente no modo econômico, se possível use os dois lados da folha. A fabricação de papel consome milhares de árvores em todo o planeta, aumentando o aquecimento global e diminuindo a qualidade do ar e da água.
-
Muitas são as ações sustentáveis que podem começar dentro de casa com a ação de cada pessoa da família, fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas.
Educação é o caminho para a salvação do planeta e a conservação do que nos resta em recursos naturais.
Podemos seguir o conselho do Escritor e filósofo Paulo Coelho quando disse:
“Eu sou a minha cidade, e só eu posso mudá-la. Mesmo com o coração sem esperança, mesmo sem saber exatamente como dar o primeiro passo, mesmo achando que um esforço individual não serve para nada, preciso colocar mãos à obra. O caminho irá se mostrar por si mesmo, se eu vencer meus medos e aceitar um fato muito simples: cada um de nós faz uma grande diferença no mundo.”