10 características de amizades verdadeiras e duradouras
Para sempre amigos! O símbolo do 8 deitado significa eterno. Você tem amigos de verdade? E você, é um verdadeiro amigo? Descubra e dedique este artigo ao seu melhor amigo.
Suely Buriasco
Ter amigos é diferente de manter amigos. A ideia da posse da amizade, ou seja, de ter o amigo, provoca enganos fatais que minam a relação, afinal ninguém pode ter o outro ou querer que ele seja ou aja a seu modo. Muitas amizades terminam por conta da decepção da pessoa que confunde amizade com sentimento de posse. Manter amigos tem um sentido muito mais amplo, pois, refere-se ao desenvolvimento da compreensão e do respeito por ambas as partes.
As amizades duradouras apresentam características bem definidas, tais como:
1. Apoio irrestrito
Amigo que é real apoia sempre; estando certo é um sustentáculo motivador, estando errado é aquela pessoa que alerta e orienta. Independente de qualquer coisa está ao lado de seu amigo e faz questão de apoiá-lo.
2. Celebração das vitórias
Não existe competitividade entre verdadeiros amigos, numa amizade duradoura está incluído o companheirismo e a alegria com as vitórias um do outro.
3. Incentivo ao bom humor
Em qualquer tipo de relacionamento o bom humor é fundamental, na amizade não é diferente. Um amigo procura fazer o outro sorrir, principalmente quando ele está precisando de novo ânimo. A amizade estimula para a vida.
4. Conexão contínua
Amigos de verdade estão sempre conectados e nada é capaz de afastá-los, nem mesmo a distância. Procuram sempre uma forma de se comunicar e, mesmo depois de muito tempo separados, ao se encontrarem, jamais se sentem como estranhos.
5. Relação autêntica
Amizade pressupõe honestidade e clareza. Para manter um amigo é fundamental permitir que ele seja e aja a seu modo. Ser autêntico, dando espaço para que o outro também o seja é básico numa relação amigável.
6. Perdão incondicional
O perdão faz parte de todo relacionamento saudável, porque as pessoas são diferentes e, mesmo sem assim desejar, acabam magoando umas às outras. Ser amigo é saber perdoar, bem como pedir perdão.
7. Compreensão aos limites
Todo ser humano tem suas limitações representadas por suas fraquezas. Um amigo de verdade compreende e respeita as limitações do outro, procurando incentivá-lo na superação.
8. Ausência de cobranças
Amigos não fazem exigências, não desejam exclusividade e, de forma alguma, manipulam o outro. Estão abertos a novas amizades e não desejam monopolizar seu amigo, realmente, não querem ter a posse dos amigos, e sim mantê-los.
9. Inspirar confiança
Uma característica fundamental das amizades duradouras é a confiança, pois não é possível manter amigos sem inspirá-la. Amigo é aquele que conhecemos a ponto de sentir segurança em estar com ele, pois, sabemos que nos é leal e verdadeiro.
10. Cultivo da reciprocidade
Deixei essa característica para o final, porque entendo que todos os itens acima não servirão de base se não estiver incluída a reciprocidade. Uma amizade duradoura tem por característica tudo o que foi dito através da correspondência mútua. Como qualquer relacionamento, a amizade só funciona quando as duas partes se dedicam a manter saudável o entrosamento.
Estimular amizades duradoras é sempre muito recompensador. Fazendo uma paráfrase de um ditado popular: quem mantém um amigo, mantém um tesouro.
Leia também: 13 qualidades de um amigo verdadeiro