10 características de um amor verdadeiro para avaliar seu casamento

O amor é constantemente rodeado de fantasias e expectativas. Aqui você aprenderá 10 coisas necessárias para avaliar se um amor é verdadeiro ou não.

Stael Ferreira Pedrosa

Como na música de Luan Santana, as pessoas idealizam: “Eu, você, dois filhos e um cachorro.” É bonito! É romântico. Mas constantemente vemos casais que se divorciam, filhos maltratados e cães abandonados. Isso acontece devido às expectativas de um romance de conto de fadas sem olhar o lado prático e o trabalho que dá viver um grande amor. Quando as brigas surgem, o dinheiro fica escasso, o bebê chora com cólica ou dor na gengiva, adoece no meio da noite, ou o cachorro rasga roupas e suja o chão, a realidade fica bem menos bonita que a fantasia e muitos querem fugir dela.

Esqueça os sentimentos: Amor Real é uma escolha deliberada

Relacionamentos felizes dão trabalho. Amar é uma escolha, ficar juntos é honrar essa escolha e renová-la a cada dia. Mas, não basta amar. Tem que trabalhar, dar duro mesmo para que o casamento seja um sucesso. Já para que ele fracasse é fácil. É só não fazer nada.

Se você já se casou ou pretende se casar, é melhor começar a enxergar a realidade e se despir das fantasias de conto de fadas. Baseado num artigo da conselheira Susan J. Elliot, eis algumas coisas que podem ajudar:

1. Fazer ajustes

É bom ser nós mesmos, mas se os seus relacionamentos não têm dado certo, é melhor fazer alguns ajustes em si. Antes de procurar a pessoa certa, seja a pessoa certa. Desenvolva em si as características que você gostaria de encontrar em um parceiro. Avalie seus relacionamentos passados e aprenda a partir deles.

Advertisement

2. Estabelecer seus limites

Estabeleça antes de a relação começar o que você pode ou não suportar no relacionamento. Qual será o seu limite: traição? Uso de pornografia? Instabilidade financeira? Não manter um emprego? Desonestidade? Essas são decisões que devem ser tomadas antes que a situação aconteça e o que você fará caso aconteça. E faça! Seja coerente consigo mesmo.

3. Comunicação saudável

A comunicação saudável não envolve xingamentos e manipulação. Culpar, acusar, ou abusar psicologicamente do outro é inaceitável. Não faça e nem permita que façam a você. A comunicação franca, honesta, feita de maneira leal e com sensibilidade estabelece o relacionamento em bases sólidas que deixam de fora os jogos de culpa e gratificação pessoal.

6 sinais de que seu casamento irá durar a vida inteira

4. Apoio mútuo

O amor verdadeiro não aprisiona, não corta as asas. Tanto você quanto seu parceiro devem ter sonhos e aspirações pessoais e como casal. Tenham objetivos, metas, esperanças e apoiem um ao outro na busca da realização.

5. Valorize-se

Suas relações sejam de amor, amizade, familiar ou de trabalho não devem simplesmente acontecer sem sua escolha. Não se deixe cercar por pessoas que podem colocá-lo para baixo, que não o tratam com respeito, ainda que sejam familiares. Escolha cercar-se de pessoas amorosas, bem resolvidas, confiáveis. Jamais se comprometa com alguém que diz não ter certeza se o ama ou não. O amor verdadeiro se constrói em bases sólidas e profunda autoestima.

Advertisement

6. Esteja no controle

Isso quer dizer que você tem as rédeas da sua vida e não é uma vítima que os outros enganam, traem e abandonam. Não seja vítima. Seja autor de sua história. Se você passou por experiências ruins, esqueça essas histórias e pare de contá-las. Assuma o controle da sua vida, de si mesmo e dos acontecimentos diários.

7. Viva com propósito

Viver de forma aleatória, no automático, dia após dia, sem um propósito de vida é contraproducente e infantil. Amadurecer significa fazer aquelas coisas difíceis das quais fugimos como comer de maneira saudável, fazer exercícios, estudar ou concluir um trabalho. Também deixar de fazer coisas que não nos levam a nada: joguinhos no Facebook, horas no WhatsApp, Skype ou ver TV o dia todo. Essa é uma maneira de fracassar. Ter tempo de inércia proposital é saudável após concluir tarefas ou fazer o que deve ser feito. Se você não desenvolver disciplina e autocontrole em todos os aspectos da vida seus relacionamentos serão afetados de maneira negativa.

8. Consistência e paz

O amor verdadeiro é sólido. As pessoas não vivem na corda bamba quando estão vivendo um amor verdadeiro. Há consistência, há compreensão e apoio. Embora brigas aconteçam, o casal sabe que vão permanecer juntos. Eles trabalham pela paz e dão um ao outro o benefício da dúvida e suas brigas são ajustes para melhorar o relacionamento.

9. Equilíbrio

O amor verdadeiro não tira seu equilíbrio e nem faz exigências. Se alguém lhe pede que deixe seus familiares, amigos, hobbies, enfim, que sacrifique o que você ama para estar com ele, saiba que é um comportamento doentio. Mais doentio ainda é se você estiver disposto a fazer tal sacrifício. Mantenha-se equilibrado. Se você abrir mão de tudo, só restará o relacionamento. E se ele não der certo?

10. Ame verdadeiramente

O amor verdadeiro é ação, tanto de você para o outro, quanto do outro para você. A melhor forma de demonstrar é através de nossos atos. O amor é aquilo que fazemos, não o que dizemos. Nossos atos devem demonstrar amor e devemos esperar o mesmo de nossos parceiros.

Advertisement

12 formas de construir um casamento forte, feliz e duradouro

Se as pessoas compreendessem melhor o amor verdadeiro, não viveriam entrando e saindo de relacionamentos em busca dele. Reflita sobre o que significa o amor verdadeiro para você e como construí-lo. Depois vá e construa.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.