10 características interessantes de pessoas com grande inteligência emocional
A vida é sempre mais fácil quando você sabe expressar o que sente e está conectado com seu próprio ser.
Erika Otero Romero
Para muitas pessoas não é fácil expressar o que realmente sentem. Há aqueles que, quando se zangam, choram para extravasar a frustração. Alguns ficam com raiva quando estão tristes. Há também pessoas que, quando se sentem envergonhadas, choram. Isso é realmente desconfortável para quem não consegue expressar corretamente seus sentimentos.
Felizmente, a inteligência emocional é um aspecto humano que podemos reaprender a gerir. Pode levar tempo e dedicação, mas merece o esforço. A razão é que aquele que está em domínio de suas emoções se relaciona melhor que o que não sabe expressar o que sente.
Como melhorar sua inteligência emocional?
O primeiro passo é aprender a reconhecer suas emoções. Isto é essencial porque leva ao segundo passo: compreender que evento as faz surgir e, assim, poder controlá-las.
Toda emoção surge por algum tipo de situação externa ou interna que a provoca. Quando você tem consciência de que uma decepção amorosa, por exemplo, foi o que o fez sentir-se muito triste, então pode continuar a procurar maneiras de superar essa grande dor.
No entanto, pode acontecer que você se sinta subitamente zangado e não saiba porque se sente assim; é nesses momentos que você precisa se concentrar em si mesmo e no que pode ter provocado essa emoção.
Agora, reconhecer suas emoções é fácil quando você não tem medo de se conhecer. Isso requer não ter medo de ficar algum tempo sozinho. Quando se está sozinho, há mais possibilidade de estarmos em contato com nós mesmos, mas há pessoas que se negam esse privilégio.
Não é ruim estar rodeado de pessoas e preferir passar o tempo com amigos ou família do que sozinho; o “problema”, é que, estando com outros, você só pode ver como é a sua relação com os outros, não consigo.
Características das pessoas com alta inteligência emocional
Todos somos capazes de perceber quando estamos ao lado de alguém muito hábil na linguagem ou na matemática; apesar disso, identificar alguém com grande inteligência emocional pode ser um pouco mais complicado. Não deveria ser; no entanto, como é um tipo de inteligência do qual pouco se fala no dia a dia, acaba por passar despercebida.
As pessoas com grande inteligência emocional têm as seguintes características:
1. São empáticas
Não é raro que, ao conhecer amplamente as emoções, sejam capazes de perceber o que os outros sentem; ou seja, são capazes de se colocar na “pele dos outros”. Além disso, podem interpretar os sentimentos alheios.
2. Abertas a mudanças
Algumas pessoas são resistentes à mudança; aquelas com grande inteligência emocional não são.
Todos nós costumamos ter medo do que não conhecemos, as pessoas com uma grande inteligência emocional também; a diferença é que elas sabem canalizar seus medos, adaptam-se rapidamente e não se paralisam diante do diferente.
3. Conhecem a si mesmas
Isto é vital para aprender a conhecer as emoções. Ao poder ter um tempo a sós, passam a se conhecer muito bem devido a sua capacidade de introspecção. Sabem reconhecer suas fraquezas e forças; além disso, podem controlar as emoções negativas, essas que paralisam os outros e que não os intimidam.
4. São curiosas
Isso se deve à sua alta capacidade de sentir empatia. Elas estão interessadas em tudo e todos, ainda mais quando a situação envolve outras pessoas.
5. São positivas
Elas são capazes de ver o lado bom da vida e das pessoas. Focam-se no bom e no positivo das situações; o que evita que tenham uma má qualidade de vida emocional.
6. Não são pessoas tóxicas
Sendo tão capazes de ver o lado positivo da vida, elas são capazes de distinguir situações tóxicas e pessoas à distância. Isso as leva a evitar as negativas e rodear-se apenas de situações e pessoas que lhe concedam paz e harmonia. Desta forma, tornam a sua vida um refúgio de bem-estar e boas relações interpessoais.
7. Têm um amplo vocabulário para referir-se às emoções
Como são capazes de reconhecer suas emoções, sabem nomear cada uma delas. Não se confundem ao expressar que se sentem zangadas, tristes, com raiva ou alegres. Ao conseguir dizer aos outros o que sentem, evitam mal-entendidos e conflitos por má comunicação.
8. Alta tolerância à frustração
Não são pessoas que desistem porque algo que querem não é o que esperavam. Também não se incomodam ou fazem drama depois de um fracasso. Simplesmente continuam lutando e se esforçando até conseguir o que desejam, e sempre o fazem com bom ânimo.
9. Sabem dizer não
Têm um grande autocontrole, isto faz com que não cedam aos caprichos e manipulações de outras pessoas. Sabem quando, como e por que dizer não sem hesitar.
Não sofrem de estresse; conseguem isso graças à sua assertividade, o que as leva ao ponto de evitar situações comprometedoras.
10. Têm habilidades sociais
Todas as características anteriores ajudam a ter boas relações interpessoais. Por isso, pessoas com alta inteligência emocional sabem ajudar as pessoas, manter à distância pessoas tóxicas e manipuladoras. Sabem expressar seus sentimentos e emoções, e todos estes aspectos os fazem ser apreciados entre amigos e conhecidos.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 10 interesantes rasgos de las personas con una gran inteligencia emocional