10 coisas a nunca dizer a uma mãe de meninos

As mães estão sempre escutando “conselhos”, que em geral são pitacos furados, sobre educação dos seus filhos. Veja alguns deles.

Angi Simon

Este artigo foi originalmente publicado no blog Mãe de Guri e republicado aqui com permissão.

As mães estão sempre escutando “conselhos”, que em geral são pitacos furados, sobre educação dos seus filhos. Sempre tem alguém que sabe mais sobre nossos filhos do que nós mesmas, não é? Hoje em dia eu filtro muito os palpites; o que acho que pode ser bom para nós eu aproveito, e o que acho que não será bom, eu ignoro.

Logo que anunciamos a gravidez, antes de qualquer outra coisa, as pessoas perguntam qual o sexo do bebê. E depois do primeiro filho, a pressão para ter um filho do sexo contrário ao do primeiro, é enorme. Imagino que as mães de gurias devem escutar poucas e boas, assim como eu escuto, sendo mãe de dois guris!

Sempre quis ser mãe, nunca desejei ser mãe de menino, ou de menina. Mas esses tempos, uma grande amiga de infância, a Gabi, me lembrou que quando brincávamos de bonecas meus bebês eram sempre meninos. Segundo ela, eu falava que teria filhos guris. Eu não lembrava, até que ela me fez voltar ao passado e me recordar disso. Achei muito interessante esse fato!

Hoje, eu AMO SER MÃE! Eu não sei se teremos mais filhos, o meu instinto materno deseja mais um filho, mas desejo não uma menina e sim mais um filho, simples assim. Confesso que se tivermos mais um(a) filho(a) eu tenho vontade de descobrir o sexo só na hora do parto… tenho até “medo” da reação das pessoas se não for guria…

Advertisement

Como mães de guri, temos que estar conscientes que estamos formando homens, futuros cidadãos, pais de família e estamos precisando urgentemente de homens melhores!

Quando estava grávida do Caê escutei muitas coisas, de pessoas conhecidas e até de pessoas que nunca me viram na vida. As pessoas não estão preparadas para conversarem com grávidas e mães que tenham filhos do mesmo sexo, ou então que tenham guris. As pessoas querem casalzinho, elas não entendem que eles não vão se casar, eles são irmãos!

Escrevi este artigo para nos divertirmos um pouco com tantos comentários sem propósito, embora ditos sempre com boas intenções, e espero que, entre as pessoas que lerem, se houver alguém que costume fazer este tipo de comentário, pense se eu não tenho razão.

1. “Parabéns pela gravidez! Mas vocês ainda vão tentar uma menina, né?”

Sim, vamos tentar hoje à noite! Fala sério, ainda quero entender o que as pessoas têm a ver com o sexo do meu próximo filho(a). E NÃO, não preciso de um casal de filhos para ter a família completa!

2. “Mais um menino? Que pena! Mas que venha com saúde! (em tom de lamentação)”

Que pena nada, filho é uma bênção, independente do sexo. Quando eu quis ter um filho, não quis escolher o sexo dele. Quando eu quis ter mais um filho, novamente não quis escolher o sexo. Não fiz simpatias… Toda mãe deseja que seu filho venha com saúde, independente do sexo. E se ainda não tiver saúde, será filho igual, não vamos devolver. Apenas pensem antes de sair falando qualquer coisa para uma gestante.

Advertisement

3. “Outro menino? Mas seu marido só sabe fazer guri?”

Não, na verdade ele sabe jogar futebol, vôlei, cozinhar, troca lâmpada sem precisar de escada, brinca com os guris, acredite em mim, ele saber fazer muuuuitas coisas, além de filhos guris.

4. “Meninos são tão bagunceiros, né?”

Eu não gosto de rótulos. Os meninos são como as meninas, o que diferencia é a criação. Conheço mulheres muito mais bagunceiras que homens…

5. “Mais um guri, que bom! Assim serão grandes amigos!”

Deus te ouça, espero que sejam grandes amigos. Acredito que um irmão é a maior herança que podemos deixar para nossos filhos, e se eles forem amigos, melhor ainda. Mas hoje em dia, o sexo dos filhos não define se serão amigos, ou não. Claro que meu maior desejo é que possam contar um com o outro para sempre, mas não é porque são guris, que terei essa certeza, e sim porque construímos esta relação familiar. Então se fosse menina, desejaria o mesmo, por que eles não poderiam ser grandes amigos?

6. “Já pensou que você será sogra e terá noras? E que os seus netos se darão melhor com a família da mãe do que com a do pai”

Acredito que serei sogra, e uma ótima sogra. Mas talvez meu filho nem queira casar, e aí? Ou talvez nem tenha filhos! Que preguiça desse papo, gente! Desejo ser uma ótima sogra, ser como uma segunda mãe para minha nora. Eu vou adorar preparar almoços quando eles vierem nos visitar, e cuidar dos meus netos para eles irem ao cinema, se quiserem. Serei a mesma sogra se tivesse uma filha e a melhor vó do mundo, até porque tenho a melhor vó do mundo para me espelhar, te amo, mãe!

7. “Ser mãe de menina é o máximo, você brinca de boneca, pode se vestir igual, é ter para sempre uma melhor amiga!”

Eu já brinquei muito de boneca quando criança e cá entre nós, nunca foi a minha brincadeira favorita. Hoje em dia adoro brincar de super-heróis, lego, imaginext. Eu conheço mães e filhas superamigas, assim como mãe e filhos superamigos, e mães e filhas que nem se falam, então não vai achando que por ter uma filha menina terá amiga para toda a vida. Aliás, esse assunto é tão complexo, porque na verdade a gente é mãe e não melhor amiga dos filhos.

Advertisement

8. “Menino não dá para enfeitar como meninas!”

Ah, então eu vou ter filhos para enfeitar? Acho que não, né? E para quem gosta de “enfeitar” os filhos, tem sim coisas fofas para os meninos.

9. “Filhas são tão mais carinhosas que os meninos!”

Isso porque você não conhece o Antônio. Os filhos são o reflexo dos pais – quer um filho carinhoso, dê carinho. Quer um filho amoroso, dê amor! A gente colhe aquilo que plantou…

10. “Mas pelo menos você não terá que comprar mais roupas, nem brinquedos, e eles até poderão dormir no mesmo quarto.”

Eu não entendo a preocupação que as pessoas têm se vou ter que comprar mais roupas ou brinquedos. Aliás, tive dois guris e comprei várias roupas para o segundo, pois eles nasceram em meses diferentes e tem tamanhos bem diferentes, claro que aproveitei muita coisa, mas comprei várias coisas mais. Ah, e o quarto, estariam todos no mesmo quarto independente do sexo, meu apartamento só tem 2 quartos.

10 coisas que sua amiga sem filhos precisa saber

Sinceramente, acredito que as pessoas que falam essas coisas não falem por mal. A maioria das pessoas não tem filhos, ou faz tempo que não engravida, então não sabe, ou não lembra como esses pitacos são cruéis. Por isso quando alguém fala alguma coisa eu tento relevar e ignorar, mas tem horas que é difícil, né?

Advertisement

E por aí, qual foi a maior bobagem que ouviram?

Toma un momento para compartir ...

Angi Simon

Mãe do Antônio e do Caetano em tempo integral e dona de casa nas horas vagas. Depois do filho, descobri minha verdadeira vocação, ser mãe!