10 coisas que acontecem em seu corpo quando você bebe água demais

Seu corpo precisa de água para viver, mas também não adoeça por exagerar.

Erika Otero Romero

Todo ser vivo precisa de certa quantidade de água para ter saúde e vitalidade equilibradas. Isso é muito verdadeiro; e mais, há consequências de curto e longo prazo por não beber água regularmente.

Por exemplo, suponhamos que você se exercitou muito, quatro horas de ciclismo, e não consumiu a quantidade necessária de água. Como resultado, você começará a se sentir cansado, tonto, com câimbras; além disso, sua pressão arterial cairá e você terá taquicardia. Em casos mais extremos, você pode ter convulsões, desmaiar, entrar em coma e até morrer.

Agora, não vamos levar isso tão ao extremo. Suponhamos que você tenha uma vida normal; você se exercita, trabalha, come e bebe água, mas não o suficiente. Como consequência, você terá problemas digestivos, seu peso aumentará, sua pele será afetada; além de seu colesterol aumentar, você se sentirá cansado sem motivo e, eventualmente, desenvolver diabetes.

Como pode ver, a ingestão reduzida desse líquido vital às vezes pode ser fatal. No entanto, beber muita água também traz consequências negativas.

Consequências de beber muita água

Assim como não beber água suficiente gera mal-estar, beber demais também é ruim.

Advertisement

1. Fadiga e fraqueza muscular

Beber muita água deixa os rins sobrecarregados. Isso faz gerar estresse hormonal; o resultado é fadiga permanente e debilidade muscular.

2. Vômito ou náusea

3. câimbras nos braços e pernas

Isso ocorre devido à diminuição dos eletrólitos produzidos pela ingestão de água em excesso.

4. Falta de apetite

Você está “cheio de água”, e isso faz com que você perca o apetite.

5. Dores de cabeça

6. Insônia

Quando dormimos, nosso corpo libera um hormônio que regula a necessidade de ir ao banheiro. Quando você bebe muita água, o efeito desse hormônio é inibido.

7. Transpiração excessiva causada pela hiperidratação

8. Diarreia

9. Desequilíbrio nos níveis de sódio do corpo

10. O sangue pode se tornar mais líquido

Quanta água devo beber por dia?

Costumamos ouvir que as pessoas em geral deveriam consumir de dois a três litros de água por dia; no entanto, isso é relativo. Depende do seu tamanho e da sua atividade física.

Estudos realizados pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido indicam que a quantidade apropriada é 1,6 litros para mulheres adultas e 2 litros para homens maduros. Isso inclui todos os tipos de bebidas, exceto as alcoólicas.

Advertisement

Uma forma de controlar a quantidade de água que você consome por dia é levar um recipiente de um litro com você. Você saberá quanto líquido bebeu no final do dia pelo número de vezes que o encheu.

Satisfaça a sua necessidade de beber água

Sentir sede é o melhor sinal de que você precisa beber água. Porém, funciona em duas direções: avisa quando beber e quando parar.

Obviamente, você deve parar de beber água quando a cor da urina ficar muito clara. Outro sinal é levar em consideração a quantidade de vezes que você vai ao banheiro. O normal é que você vá de 6 a 8 vezes ao dia.

Agora, beber muita água pode causar graves danos ao corpo.

A hiponatremia consiste em um baixo nível de sódio no sangue. Isso ocorre como resultado do consumo excessivo de água. Os sintomas desta condição são náuseas, dor de cabeça, inchaço em diferentes partes do corpo e cansaço excessivo.

Advertisement

Potomania é o desejo insaciável de beber água. É como um vício. Quando é ingerida água suficiente, o corpo tem capacidade de eliminá-la por meio dos processos de excreção naturais do corpo. Porém, quando o consumo é excessivo, essa função fica mais complicada, podendo levar à retenção de líquidos.

Outro sinal de que você bebe água demais é perder a cor nas mãos, pés e lábios. Isso acontece porque as células ficam inchadas pelo efeito desse líquido.

Controle-se e viva com saúde

Como tudo na vida, é preciso ser moderado. É como se comesse muito sal ou açúcar, você também fica doente. Deve haver equilíbrio em tudo o que consome.

Por isso, se de repente você notar que seu consumo de água está aumentando excessivamente, faça todo o possível para regulá-lo de forma equilibrada e gradativa.

Por exemplo: se perceber que, para onde quer que vá você leva uma garrafinha de água e a enche constantemente, esse é um sinal de alerta.

Advertisement

Lembre-se de que você bebe líquidos também quando ingere bebidas doces ou aromatizadas; elas também contam como consumo de água, mas isso às vezes é esquecido.

Por fim, é preciso levar em consideração o fato de praticar exercícios físicos ou, pelo contrário, preferir uma vida tranquila. Isso é muito importante ao determinar a quantidade de água que você deve consumir.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 10 cosas que le pasan a tu cuerpo cuando bebes demasiada agua

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.