10 coisas que demonstram que você foi uma ótima mãe hoje
Como mãe, você tem uma voz em sua mente que faz com que você duvide de si mesma constantemente. Aqui está como calar essa voz de uma vez por todas.
Heather Hale
Ontem foi um dia ruim. Nevou, e eu odeio neve. Meus filhos enlouqueceram todos de uma vez, e eu odeio quando isso acontece. Parecia uma cena do filme com Steve Carell e Jennifer Garner (Alexander and the Terrible, Horrible, No Good, Very Bad Day). Se eu tivesse como, eu teria fugido para Austrália.
Esse também foi um daqueles dias nos quais eu não me sinto boa como mãe. Eu senti como se eu não fizesse nada certo – desde as pilhas de brinquedos espalhados pelo chão, o monte de roupa suja, até as crianças chorando. Como muitas mães, eu tenho uma vozinha malvada dentro da minha cabeça que sempre está presente em dias como ontem. Aquela voz tenta roubar minha alegria, sussurrando coisas como, “Você nunca vai conseguir fazer as coisas direito. Seus filhos merecem algo melhor. O que faz você pensar que é digna de ser mãe?”.
Essa voz precisa ser CALADA.
Eu sou uma ótima mãe. Você é uma ótima mãe. Aquela vozinha está errada, e precisamos acabar com ela antes que ela cause um estrago maior. Aqui estão 10 coisas que eu tento me lembrar quando quero vencer a negatividade, elas se aplicam a todas as incríveis mães – inclusive você.
1. Você escolheu ser mãe
Você recebeu filhos em sua vida, e isso faz de você uma pessoa notável. Ter filhos é um ato altruísta, e você escolheu devotar seu tempo e talentos educando a próxima geração.
2. Você levantou-se da cama
Quando os dias são longos e as noites são curtas, você continua esforçando-se para fazer com que cada dia seja melhor que o dia anterior. Todas as manhãs que você escolhe levantar-se da cama e cumprir seu papel de mãe, você está vencendo.
3. Você esteve disposta a se preocupar
Ninguém gosta de discutir com os filhos, mas o único jeito de não discutir é desistir. Quando você discorda de seus filhos, você está demonstrando que os ama e se importa com eles.
4. Você fez escolhas
Não importa quais sejam essas escolhas ou se são populares ou não. O que importa é que você se preocupa o suficiente para pesquisar e fazer escolhas responsáveis para seus filhos.
5. Você preocupou-se
Você duvida de si mesmo e fica preocupada se está fazendo o certo por seus filhos. Se você conseguir encontrar um equilíbrio saudável entre preocupação e dúvida, você continuará sendo uma ótima mãe.
6. Você doou seu tempo
Você poderia ignorar seus filhos e fazer suas coisas pessoais todos os dias. Essa é uma opção viável. Porém, você deixa suas coisas de lado todos os dias para ouvir e brincar com seus filhos. Eles realmente apreciam seu tempo.
7. Você aprendeu
Você está lendo um artigo sobre maternidade agora. Você entende quão incrível você é? Você ama seus filhos o suficiente para continuar aprendendo e crescendo, e você está disposta a considerar uma nova direção.
8. Você riu
Algumas vezes na semana passada, eu sei que você riu quando estava com vontade de chorar ou gritar – ou de fazer os dois ao mesmo tempo. Humor é um elemento essencial na parentalidade. As mães mais incríveis sabem como criar lares cheios de alegria.
9. Você esteve disposta a perdoar
Nós estamos em famílias para aprendermos juntos, todos nós erramos. Como uma mãe incrível, você perdoa seus filhos e perdoa a si mesma. Todos nós precisamos de um pouco mais de perdão em nossas vidas.
10. Você confiou em si mesma
Ninguém está mais preparado para educar seus filhos do que você. Eles precisam de você, eles amam você. Só você os conhece bem o suficiente para dar-lhes o que eles precisam. Não há substituto para você, você é incrível.
Não deixe os dias difíceis derrubarem você. Todos nós temos esses dias – até mesmo aquela sua vizinha que você pensa que tem um vida perfeita. Nenhuma mãe está imune de sentimentos de inadequação e insegurança, mas não se deixe abalar por muito tempo. Seus filhos precisam de você, e eles precisam do melhor que há em você. Aquela vozinha negativa na sua cabeça a impede de ser o tipo de mãe que seus filhos precisam. É hora de calar essa voz e lembrar-se do quão incrível você realmente é.
_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 10 ways you truly were an incredible mother today.