10 coisas que Jesus realmente quer ganhar de você neste Natal
Veja como é fácil fazer a felicidade do Salvador neste Natal.
Erika Strassburger
As listas de presenteados no Natal geralmente incluem filhos, cônjuge, pais, irmãos, sogros, cunhados, avós, sobrinhos e outras pessoas mais chegadas. Será que ninguém importante tem sido deixado para trás? E o aniversariante?
Infelizmente temos nos esquecido de ponderar acerca do que podemos ofertar ao personagem central do Natal, Jesus Cristo. Ele ofertou-nos Seu corpo e sangue. Ele presenteou-nos com seu infinito amor. Ele viveu perfeitamente porque queria ser uma luz para nós. Ele abençoou, curou e ensinou as pessoas que viveram na época em que peregrinou na terra. Ele continua derramando seu poder e bênçãos sobre a humanidade nos dias de hoje.
Antes de presentearmos um ente querido, nós procuramos saber o que ele está precisando ou o que gostaria de ganhar. Como saber o que o Salvador gostaria de ganhar? É fácil. As escrituras contêm muitas dicas do que Ele espera de nós e o que poderíamos fazer para deixá-lo feliz.
Veja algumas ideias:
1. Conceder perdão àquele que nos ofendeu
Esse é um tipo de presente, dado, aparentemente, a uma única pessoa, mas que acaba beneficiando muitas. Quando perdoamos alguém, tiramos o peso das nossas costas e concedemos alívio àquele que foi perdoado. Nosso relacionamento com os que nos cercam melhora, pois o rancor atrapalha muito o humor de uma pessoa. Assim sendo, nossa família, nossos amigos e nossos colegas de trabalho agradecem. Sem contar com as pessoas que convivem com a pessoa perdoada.
E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve. Lucas 11:4
2. Pedir perdão àquele a quem ofendemos
Precisamos deixar nosso orgulho de lado e procurar a pessoa que ofendemos para uma reconciliação, pelas mesmas razões citadas acima.
Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Efésios 4:32
3. Nosso arrependimento
Quando nos purificamos através de um arrependimento sincero, nós somos deveras beneficiados. Isso acaba refletindo também sobre a nossa família. E o Salvador, o Pai Celestial e todas as hostes celestes comemoram.
Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. Lucas 15:10
4. Compartilhar nossos bens com os necessitados
O período do Natal deixa-nos mais sensíveis. Que tal usarmos de compassividade para com os necessitados?
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; (…) Estava nu, e vestistes-me. Mateus 25:35-36
Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente. Mateus 6:3-4.
5. Cuidar, proteger e amar as crianças
Muitas pessoas têm dificuldade para lidar com crianças, especialmente quando não são da família. Na verdade, tratar bem as crianças da própria família pode não ser tão difícil para essas pessoas, mas entender as peraltices dos filhos dos outros é difícil. Tem adultos que realmente enxotam e tratam mal os filhos dos outros. Que tal, então, mudar essa atitude?
E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe. Mateus 18:5
Deixai os meninos (…) porque dos tais é o reino dos céus. Mateus 19:14
6. Amar nossos inimigos
É muito fácil amar nossos familiares e amigos. Mas precisamos ir além, amando aqueles pelos quais temos antipatia. Veja o passo a passo de como conseguir desenvolver amor por um inimigo, lendo o artigo Como amar os nossos inimigos.
Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:44
7. Emprestar àquele que estiver precisando
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Mateus 5:42
8. Parar de criticar as pessoas
O ser humano tem a péssima tendência de criticar. Não nos damos conta de que nossa visão é limitada demais para compreendermos as atitudes alheias. Pensamos ter uma visão de águia, enquanto, na verdade, vemos somente a fachada da vida da maioria das pessoas.
Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. Mateus 7:2
9. Usar de misericórdia para com as pessoas
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Mateus 5:7
10. Fazer aos outros o que gostaríamos que nos fizessem
Esse é o melhor meio de descobrir se estamos agindo bem para com as outras pessoas.
Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. Mateus 7:12
Apesar de Ele não estar conosco, em pessoa, o Salvador nos conhece pessoalmente. Ele acompanha a nossa vida, tem acesso a todas as nossas ações, palavras e pensamentos. Ele nos ama e espera que O amemos.
Apesar de parecer que os presentes sugeridos vão beneficiar somente as outras pessoas ou a nós mesmos, não é o que parece. Ao fazermos tais coisas, Jesus Cristo se sentirá pessoalmente beneficiado. Pois Ele disse: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Mateus 25:40
Que neste Natal possamos dar um belo presente de Natal ao aniversariante, voltando nossos corações àquilo que mais importa: o relacionamento com o nosso próximo e com o nosso Deus.