10 coisas que podem trazer o divórcio à sua vida

Manter um casamento onde haja união é importante, mas, por vezes, difícil. Saber em que prestar atenção é metade da batalha. Estes dez itens podem ajudá-lo a manter o foco em seu relacionamento.

David Simonsen

Quando os relacionamentos estão indo bem, pode ser difícil prestar atenção àquilo que pode ser desafiador em nossas vidas. Alguns casais conseguem ver esses desafios, mas muitas vezes hesitam em apontá-los por medo de ofender ou serem acusados de fazer julgamentos. Trabalhando com casais, encontrei várias áreas onde se deve prestar atenção, a fim de certificar-se que seu relacionamento é tão forte quanto pode ser.

A causa Nº 1 do divórcio não é o que você pensa

1. Tempo

Crianças envolvidas em esportes na segunda, terça, quarta-feira e em todos os sábados. Mãe e pai trabalhando até tarde da noite e em seguida indo à academia de ginástica, quando podem encaixar um horário. Toda essa ocupação mata relacionamentos. Desistam de algumas coisas para dar tempo às pessoas importantes em sua vida. Você nunca vai se arrepender de melhorar os relacionamentos; o que você vai se arrepender é de não passar mais tempo com seus entes queridos.

2. Dinheiro

Entrar em dívidas por coisas supérfluas, não chegar a um acordo sobre como gastar dinheiro e ter contas separadas são os tipos de situações que levarão a tensão nos relacionamentos. Esta tensão, durante longos períodos de tempo, causa ruptura nas relações. A solução é chegar a um acordo sobre como você e seu cônjuge irão gastar o dinheiro e como irão economizar. Ensinem seus filhos a gerir as finanças. Isso lhes dará autocontrole para usar em seus próprios relacionamentos futuros.

3. Familiares

Muitas vezes os casais têm dificuldade em se desvincular da família de origem. Isso pode levar a alguns problemas imprevistos. Se você priorizar constantemente seus pais, irmãos e outros membros da família em detrimento da sua própria, você com certeza está condenando seu casamento. É necessário colocar importância no seu relacionamento com seu parceiro e filhos.

Advertisement

4. Ser autocentrado

Um dos maiores ajustes em um casamento é aprender a compartilhar. Se você não consegue ou acha que é muito difícil compartilhar, você precisa descobrir rapidamente como fazê-lo. Quanto mais cedo você aprender a tratar o seu cônjuge como você quer ser tratado, menos provável será que o seu casamento termine em divórcio. Quando suas relações se baseiam unicamente em você e seu modo de fazer as coisas, isso torna a família miserável. Ninguém quer gravitar em torno de uma pessoa egocêntrica, incluindo seus filhos. Eles querem ser cuidados e não cuidar de você.

5. Intimidade

Se vocês não têm suficiente intimidade marital, é melhor começar a ter. Sem a paixão em seu casamento, o mais provável é que seu relacionamento irá terminar. Se há barreiras em seu caminho, lide com elas ao invés de simplesmente recusar a intimidade. Esta atitude mata um casamento.

6. Crianças

As pessoas se casam e “surpresa!”, as crianças vêm. Em geral, é o caminho natural das coisas. O que não é natural, mas muitas vezes acontece é que os pais esquecem um do outro se investem totalmente na vida dos filhos. Ficam tão hiperfocados em seus filhos que chegam a esquecer o que um dia os uniu. Quando se esquecem, suas vidas vão em rumos opostos. Antes que percebam, já não têm nada em comum e acham difícil até mesmo passar algum tempo juntos.

7. Vícios

Você pode estar se relacionando com um homem ou mulher em risco de usar substâncias alucinógenas. Essas pessoas muitas vezes não querem lidar com a realidade e buscam alienação nas drogas. Passam a mentir, roubar e culpar para conseguir o que querem. Vão concentrar-se mais em drogas e álcool do que na relação em que se encontram.

8. Abuso

Muitas vezes começa com uma coisa pequena como seu cônjuge não querendo que você saia com seus amigos. Torna-se cada vez maior, e começa a parecer controle. Então se torna algo completamente inesperado… O abuso físico. No momento da violência, as pessoas muitas vezes se sentem sem ação ou perdidas. Quando percebem realmente o ocorrido, sentem que esta não é uma relação em que querem estar. Devido a terem sido muito magoadas e à violência que tem ocorrido, as vítimas não têm vontade de ficar e nem de tentar melhorar o relacionamento.

Advertisement

Divórcio à vista: 6 pontos a verificar para fazer um balanço da relação

9. Caminhos diferentes

Quanto mais tempo de casados, mais aumenta a chance de surgirem interesses diferentes que podem puxar os casais para longe um do outro. Talvez o seu marido esteja se tornando mais e mais interessado em um clube de ciclismo que ele acaba de entrar. Talvez sua esposa esteja correndo e agora se concentrando muito em se preparar para uma maratona. Essas coisas irão lentamente apartá-los um do outro se o seu foco for nelas e não em tempo de qualidade juntos. Se continuar assim, seu casamento vai sofrer.

4 conselhos para amenizar 10 diferenças irreconciliáveis no casamento

10. Amigos

Há momentos em que os casais focam tanto em atividades com amigos que se esquecem de que necessitam de tempo para si próprios. Sair com os amigos é divertido, mas deve ser secundário às saídas com o seu parceiro.

Homens e mulheres casados: 9 limites a colocar naquele colega de trabalho do sexo oposto

Advertisement

Permanecer em um casamento é importante, mas também pode ser um desafio. Quando vocês são capazes de manter o foco em seu casamento, em vez da multidão de outras coisas que poderiam distraí-los, estarão mais propensos a ficarem conectados e aprofundar seu relacionamento.

_Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger do original 10 things that could lead to divorce in your life.

Toma un momento para compartir ...

David Simonsen

Dr. David Simonsen é marido, pai e terapeuta. Ele gosta de aprender, rir e ser criativo.