10 coisas que um filho precisa de seu pai
Todo menino requer um pai responsável que o ensine. Aqui lhe mostro dez coisas que todo filho precisa de seu pai.
Erika Otero Romero
Não existe trabalho mais difícil que o de ser pai. Se você está de acordo comigo, é possível que reconheça que seria muito mais fácil se cada criança nascesse com um manual de como criá-la. Mas como não e assim, digamos que essa coisa de paternidade seja algo que se vai aprendendo no caminho.
Apesar do que foi dito anteriormente, uma coisa é clara, todos os filhos, sem importar como sejam ou em que época nasceram, pedem algo em comum e este algo é amor. Algo que para muitos homens é difícil dar, mas de qualquer forma, não é impossível.
Contudo, existem 10 coisas que todo filho homem necessita de seu pai e aqui compartilho-as com você.
1. Uma imagem paterna
Apesar da grande quantidade de pessoas que acreditam que a imagem paterna não seja importante na criação de filhos homens, devo dizer que não existe uma posição mais equivocada que essa. O menino precisa identificar-se com alguém do mesmo gênero, pois daí parte a construção de sua própria identidade.
2. Um herói digno de imitar
O menino observará desde o início a maneira como o pai enfrenta o dia a dia, com seus triunfos e fracassos. Observa como, apesar de doenças, inclemência do clima, seu pai sai para a vida. Também se dá conta de como seu herói se faz respeitar e valoriza seu núcleo familiar, assim que toma o pai como um super-herói digno de admirar.
3. Um educador em valores
Desde que um homem escolhe ser pai, com isso vem sua eleição de ensinar. A casa é a primeira escola de uma criança e os pais seus primeiros professores. Do pai ele aprende respeito, honestidade, a virtude do trabalho, paciência, caridade, lealdade e muitas outras lições. Portanto, todo homem digno deve cuidar de como se relaciona com sua esposa, filhos e outros familiares, porque seus pequenos imitadores o estão observando atentamente.
4. Amor
Como toda criança, seu filho necessita de abraços, carícias, brincadeiras, atenção da parte do pai. O amor tem muitas maneiras de ser expressado e a criança precisa saber que é amada, não se deve apenas expressar esse amor de forma oral, mas é necessário demonstrar com atos de afeto para com ele.
5. Disciplina
Se um pai ama seu filho, corrigirá seu caminho, e o fará antes que seja tarde demais. É dever do pai fazê-lo, para que quando for grande, seja um excelente homem e um bom exemplo para seus próprios filhos.
6. Proteção
Uma criança, no princípio, não saberá se defender diante das dificuldades da vida, por isso precisa ser protegida e afastada do perigo. Isso fica nas mãos de seu pai. Pouco a pouco, o pequeno irá interiorizando o que seu pai ensina e saberá proteger a si mesmo diante dos problemas da vida.
7. Liberdade
Ao dar-lhe as ferramentas através de uma boa criação e exemplos, o pai poderá dar-lhe liberdade de escolher seu próprio caminho. Não importa quantas vezes ele erre, com orientação e disciplina paterna, ele irá conhecendo os diferentes caminhos da vida e as escolhas sábias que pode e deve fazer para ser feliz.
8. Segurança
Os homens são mais pragmáticos e desafiam a segurança, por isso é necessário um pai que se mostre como alguém que não vacila ao tomar uma decisão. Ao fazê-lo, estará dando a ele um valioso ensinamento que o permitirá escolher sem duvidar nos momentos mais importantes de sua vida.
9. Independência
Um pai responsável deve ensinar ao filho, desde pequeno, diversas habilidades, tais como lavar o carro da família de vez em quando, arrumar o quarto e tantos outros trabalhos que o tornem alguém mais livre. Claro, isso sem exigir do menino, mas ensiná-lo a ser capaz de ajudar, de acordo com sua idade e habilidades. Do contrário, ele dependerá do pai até para escolher que roupa vestir quando for adulto.
10. Um amigo
Um pai nunca deixará de ser pai, mas quando um filho já é adulto, não precisará tanto de um pai, mas de um amigo em quem confiar, com quem possa compartilhar experiências e construir lembranças.
Lembre-se de que seu filho sempre precisará de seu pai, você é seu exemplo a seguir. E quando você já tiver deixado esta existência, continuará vivo naquilo que lhe ensinou e em sua memória e vivências. Essa é a forma em que você se projetará para a eternidade.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 10 cosas que un hijo necessita de su padre