10 coisas que você deve dizer a uma mulher grávida
Quando uma mulher está grávida, hormônios podem causar muitas mudanças em seu corpo que pode ser muitas vezes difícil de suportar.
Ramona Siddoway
Quando uma mulher está grávida, os hormônios podem causar muitas mudanças em seu corpo que podem ser muitas vezes difíceis de suportar. Essas mudanças variam de mulher para mulher e incluem coisas como tornozelos inchados, quadris mais largos, barriga maior, e um agradável “gingado” perto da data do parto. Não cometa o erro que muitas pessoas cometem dizendo coisas que uma mulher grávida realmente não precisa ouvir. Alguns comentários bem colocados podem ter um grande efeito na formação de como uma mulher grávida pensa que você a vê e como ela pode ver a si mesma.
A seguir estão 10 sugestões do que dizer a uma mulher grávida (ou mãe recente). Use uma ou todas. Uma futura mãe pode te agradecer!
Você é linda!
Isso deveria ser óbvio. Beleza é mais do que só a pele e deveria se estender além de um tamanho de vestido culturalmente aceito. Isso irá fazer com que ela ganhe seu dia (e possivelmente o resto de sua gravidez!).
Você é tão corajosa
E ela é! Gravidez e parto não são para os fracos. O corpo da mulher muda de uma forma que não permite que ele volte a ser como era antes. Esse comentário vai ajudá-la a sentir que seus sacrifícios irão valer a pena.
Você será uma ótima mãe
Toda mulher terá uma técnica diferente para ser mãe. Novas futuras mães podem estar um pouco mais nervosas durante o processo. “Será que eu vou ser uma boa mãe?” é uma pergunta comum que toda mulher faz a si mesma, ainda que apenas silenciosamente. Diga a ela que você acha que sim, ela vai.
Esse vai ser um bebê de sorte
Essa é em conjunto com a número três. A futura mãe não é a única que será afetada no processo. Deixe-a sentir um pouco de orgulho pelo milagre que ela está criando.
Que notícia incrível!
Não notícia chocante. Não notícia angustiante. Quer a gravidez tenha sido planejada ou não a coisa está feita. Comece as celebrações!
Posso por favor cuidar dos seus outros filhos para você?
Cuidar de crianças é muitas vezes comparado a pastorear gatos, e a nova mãe estará exausta no final do dia. Dar a ela um pequeno descanso durante a gravidez ou depois do nascimento será uma grande bênção.
Por favor, fique com o meu lugar
(no ônibus/trem/bonde/etc.). Nunca, nunca, nunca, nunca deixe uma mulher grávida de pé. Não há espaço suficiente para descrever o quão desrespeitoso e rude isso é.
Pano ou descartável?
Isso é inteiramente sua escolha! Por favor, não inicie um debate sobre o que irá cobrir o bumbum do bebê quando provavelmente você nunca terá que trocar uma fralda dele. E uma animada gestante não precisa ouvir sua opinião sobre detritos. Guarde-a para a próxima reunião da Câmara Municipal.
Esqueça a louça!
Ou cozinha bagunçada, pilha de roupas, ou sala desarrumada. Somente ame esse bebê. Melhor ainda, lave a louça para ela ou pegue uma toalha e comece a dobrar.
Eu estou a seu dispor
Pela própria natureza do processo, uma mulher carregando uma criança tem que fazer um monte de coisas sozinha. Demonstre a ela que não está completamente isolada de qualquer forma que puder. Ela está literalmente carregando a próxima geração. Seja gentil.
A expectativa de criar um bebê é ao mesmo tempo estimulante e assustadora, independentemente de quantos filhos a mulher já teve antes. Muito do que a gestante passa é pessoal (individual), mas o apoio de família e amigos ao seu redor pode ajudar imensamente com algumas atitudes. Tente algumas dessas sugestões e demonstre que você está ao seu lado. O objetivo final é fazer a mãe se sentir confortável, feliz, segura e auxiliada.
Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 10 things you should say to a pregnant woman (or new mother), de Ramona Siddoway.