10 coisas que você provavelmente não sabia sobre Jesus

A vida de Jesus talvez seja um mistério inquietante, mas se agarre a esta grande verdade: Ele veio para nos salvar, e esta é a única resposta que deveria importar.

Marta Martínez Aguirre

Passamos recentemente pelo Natal. E Jesus, o Cristo, para muitos foi o centro das celebrações, enquanto para outros continuou a ser inexistente, um mito ou um bom homem; e para outros, um personagem secundário ao lado de Papai Noel. No entanto, vale a pena perguntar: Quanto você sabe sobre Jesus? Aqui estão algumas coisas que você talvez ignosse sobre Ele:

1. Quando chegaram os Magos do Oriente, ele não era um bebê

Segundo Mateus 2:9-11, os magos não chegaram a Belém no dia do nascimento de Jesus, mas observaram a Estrela do Oriente, reconheceram-na como sinal e avançaram com suas caravanas até encontrá-lo. Algumas pesquisas afirmam que Jesus era um menino entre doze e vinte e quatro meses de idade.

2. Os Magos os encontraram em uma casa e não em um estábulo

Se você ler atentamente Mateus 2: 11, verá que Jesus e seus pais viviam em uma casa. Isso nos mostra que os pastores os encontraram em uma manjedoura, mas quando os magos do oriente chegam, eles já estavam em um espaço físico onde residiam regularmente.

3. Animais?

A Bíblia não menciona a presença de qualquer animal no momento do nascimento de Jesus. No entanto, diz-nos que Maria envolveu o menino em panos e o colocou em uma “manjedoura” ou comedouro de animais.

4. Era um homem forte

No Evangelho de Marcos, Jesus é identificado com a palavra grega Teknon, que se traduz como “carpinteiro” em muitas versões do Novo Testamento (Marcos 6:3). Mas hoje sabemos que eles também eram pessoas dedicadas à construção. Deste modo, tanto Jesus como seu pai José puderam dedicar-se à construção do mobiliário dos lares, mas, seguramente, seu trabalho incluía a participação na construção de casas, encarregando-se dos umbrais e vigas

Advertisement

5. A matança pelo seu nascimento não foi tão grande

Embora se trate de um episódio horrível e muito triste, não há qualquer referência histórica a esse episódio em que seja registado o número de crianças inocentes assassinadas. Josefo, o historiador judeu, não faz menção de tal matança, apesar de ser muito rigoroso em registrar os fatos brutais realizados por Herodes, o Grande. Os especialistas estimam que, devido ao fato de Belém ser uma cidade muito pequena, o número de crianças assassinadas pode ter sido inferior a 20.

6. Não nasceu em 25 de dezembro, e nasceu “antes de Cristo”

Foi no século IV que a Igreja Católica decidiu fixar essa data como o nascimento de Cristo. Os pastores estavam nos campos com seus rebanhos (Lucas 2:8), de modo que o nascimento de Jesus não pode ter ocorrido durante os meses de clima frio. De acordo com os cálculos dos historiadores, pode ter nascido entre março e abril do ano 5 A.C.

7. Sua túnica era cara

De acordo com o citado em João 19:23, a túnica de Jesus era sem costura, feita de uma só peça. A túnica interior era de linho ou de lã que chegava até os joelhos ou os tornozelos, e que consistia em dois retangulares que se costuravam por cima e pelos lados, deixando aberturas para a cabeça e os braços, mas a de Jesus era de uma só peça, o que a tornava mais cara.

8. A árvore genealógica de Jesus inclui parentes complicados

Em Mateus 1:1-16, lemos que entre seus ancestrais havia assassinos e alguma mulher “da vida”. Talvez isto seja para nos lembrar que Ele veio para nos salvar do pecado e que nos amou de um modo sem igual.

9. Jesus teve paixão pelos marginalizados do sistema

Um centurião, uma samaritana, uma adúltera, um coletor de impostos, são apenas algumas das pessoas das quais Ele se aproximou e se interessou de forma pessoal.

Advertisement

10. Jesus é mencionado umas vinte e cinco vezes no Alcorão

Para o Islã, Jesus (Isa) é considerado um dos tantos mensageiros de Deus e o Messias enviados para guiar o Povo de Israel com uma nova escritura: o evangelho. Mas rejeita-se sua divindade e sua ressurreição

Felizmente, em virtude dos avanços arqueológicos e das novas pesquisas históricas, cada vez mais se sabe sobre sua vida e seu entorno. Mas a verdade mais surpreendente ainda é que Ele ressuscitou e pagou por nossos pecados, o que nos dá a esperança de imortalidade e vida eterna.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 10 cosas que probablemente no sabías acerca de Jesús

Toma un momento para compartir ...

Marta Martínez Aguirre

Marta Martínez é do Uruguai. Ela é formada em psicologia e tem pós-graduação em logoterapia. Ela ama o que faz e adora servir ao próximo.