10 dicas de atos diários para ser mais caridoso
A Caridade pode transformar corações, mudar pensamentos, guiar vidas, mas principalmente fazer milagres recebendo grandiosas bençãos.
Jacira Silva dos Santos Araujo
“A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece;
(…) Não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
A caridade nunca falha.” (I Coríntios 13: 4–8)
A caridade envolve uma relação de amor, preocupação e dedicação com o próximo, é enxergar o outro não com piedade, mas que a pessoa que necessita de um ato caridoso é ser humano igual a você que tem os mesmos direitos e necessidades seja ela física ou espiritual.
“Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar.” (Santo Agostinho).
10 dicas de atos diários para ser mais caridoso com os outros
-
Ajudar alguém sem olhar a quem: Não importa quem vamos ajudar contanto que ajudemos.
-
Ajudar sem pedir nada em troca: Perde o sentido ajudar alguém só porque vai receber algo em troca.
-
Ajuda física: A ajuda precisa ser imediata se é por falta de comida, que possamos providenciar; se é por falta de vestimenta, devemos fazer a mesma coisa.
Advertisement -
Ajuda espiritual: Se a ajuda é de caráter espiritual como um ombro amigo, alguém para desabafar, esteja disposto a ajudar.
-
Não existe hora: A caridade não marca hora, imagine precisar de alguém, mas só poder ser com hora marcada, se for desta forma deixa de ser caridade e passa a ser favor.
-
A caridade não é complexa: A caridade não é somente atender as necessidades urgentes, envolve as pequenas coisas como ajudar uma senhora a carregar as sacolas, a atravessar a rua, ou dar lugar aos senhores de idade no ônibus.
-
A caridade começa no lar: Praticamos atos de caridade dentro do nosso lar ao ajudar a esposa a lavar uma louça, ou até mesmo ao cuidar dos filhos enquanto o outro está fazendo algo importante.
-
Ser amável: É comum, principalmente entre os brasileiros, criar uma amizade rápida, seja na fila de um banco, na espera de uma consulta médica, e a pessoa acaba relatando algo que acontece com ela, como um desabafo, por isso sempre dê ouvidos, talvez seja isso que a pessoa simplesmente precisa.
Advertisement -
A educação abre portas: Seja sempre educado, têm pessoas que ganham o dia apenas com um gesto de preocupação e educação do próximo.
-
Enxergar as pequenas necessidades diárias: Todos os dias temos oportunidade de ser caridosos, se temos um real desejo de servir precisamos enxergar o que esta acontecendo em nosso redor e de acordo com as necessidades servir com atenção e amor.
A caridade pode transformar a nossa visão de mundo; a prática da caridade diária pode nos transformar de dentro para fora como cidadãos capazes de amar o outro com um puro amor, sem interesse, com uma verdadeira preocupação com o próximo, principalmente com o desejo de transformar o ambiente em que vivemos e desta forma podermos contribuir para um mundo melhor, mais justo e compassivo.