10 dicas geniais e simples para emagrecer e se sentir mais saudável
Com essas dicas superfáceis, você conseguirá alcançar seus objetivos sem sofrer. É só se dedicar!
Fernanda Britto Teixeira de Borba
Você procura por dietas e dicas para emagrecer, e só encontra receitas mirabolantes que lhe fazem desistir? Seus problemas acabaram! Estas dez dicas são realistas e completamente possíveis. Além disso, você não passará fome, e terá aquela sensação de saúde, e não de fraqueza. Siga as dicas e seja ainda mais feliz!
1. Exercícios
Praticar exercícios não é uma tarefa fácil. São tantos compromissos durante o dia que não costumamos tirar um tempinho nem mesmo para alongar o corpo. A prática de exercícios traz benefícios inimagináveis! Ainda mais quando feitos logo pela manhã.
As atividades físicas auxiliam não apenas na perda de peso, mas também na saúde mental, e na aceleração do metabolismo e na queima de calorias.
Experimente começar com alongamentos seguidos de caminhada, andar de bicicleta, pular corda, ou até praticar algum esporte.
2. Beber água
O nutricionista, Gabriel Cairo Nunes, aconselha que sejam bebidos dois litros de água por dia, e fala sobre grandes benefícios que este hábito traz. Além de emagrecer, a água é uma poderosa arma contra a celulite, mantém a pele hidratada, disfarça rugas, melhora a circulação evitando inchaços, e é fundamental para o rejuvenescimento.
Beber água frequentemente também faz com que nossa fome esteja mais saciada, fazendo com que na hora da refeição não comamos mais do que devíamos.
3. Não ficar sem comer
Ao contrário do que muitos acreditam, ficar sem comer não emagrece. Quando você fica sem comer durante muito tempo, você passa uma mensagem ao seu organismo de que após a próxima refeição ficará sem comer durante algum tempo novamente, então na hora de alimentar-se, seu apetite será maior e seu organismo inteligente fará o serviço de armazenar gordura, já que acredita que ficará durante algum tempo sem receber nutrientes.
4. Comer devagar
Além de ser um ótimo hábito para que possamos saborear os alimentos, comer devagar nos ajudar a não comer mais do que deveríamos. O nosso organismo leva algum tempo até informar ao nosso cérebro que nossa fome está saciada. Quanto mais rápido você comer, mais você estará ultrapassando os limites.
5. Optar pelos assados e grelhados
Fuja das frituras! Se você quer emagrecer e se sentir mais saudável, não conseguirá alcançar isso na companhia de batatas fritas. Alimentos naturais são sinônimos de saúde.
6. Comer antes de comer
Se você sair para jantar, for a um casamento ou evento em que a comida será servida livremente, faça uma leve refeição antes de sair de casa. Isso evitará que você ceda aos encantos da gula, e daquele famoso pensamento: “preciso aproveitar, preciso comer até não aguentar mais”.
7. Escove os dentes
Como escovar os dentes vai me ajudar a emagrecer? Pois então, não negue! Depois do almoço e do jantar, dá aquela vontadezinha de comer um docinho, só unzinho… Ah! Aquele docinho é perigoso, viu? Escove os dentes logo após a refeição, isso lhe ajudará a não ter vontade de comer doce.
8. Acelerar o metabolismo
Você já se deparou com aquele tipo de pessoa que come muito e não engorda de jeito nenhum? Não perca seu tempo invejando o metabolismo dela, trabalhe para acelerar o seu! Faça pequenas refeições de 3 em 3 horas, beba bastante água e faça exercícios.
9. Preferir alimentos naturais
Aquelas embalagens lindas e bem elaboradas nos chamam tanto a atenção e quase gritam “me compre!”, mas não, não compre! Alimentos processados e ultraprocessados são grandes inimigos da nossa saúde. Prefira temperar seu alimento naturalmente, lanche frutas e inclua saladas, verduras e legumes em suas principais refeições.
10. Amar-se
A melhor dica e mais genial que posso dar a você que está em busca de emagrecer e se sentir mais saudável é amar e estar de bem com você. Se você não se amar do jeito que é, não terá ânimo para buscar melhorar. Você não conseguirá alcançar bons resultados se ficar martirizando a si mesmo durante o percurso.
E não deixe a ansiedade tomar conta de você. Ela tem se tornado cada vez mais comum, e as pessoas estão cada vez menos tolerantes. Controle-se! A tensão nos incita a comer, comer, e comer de novo. Parece que pôr um montão de comida dentro da boca e mastigar faz com que lidemos melhor com a ansiedade. Mas só parece mesmo. Seja responsável e não aja com raiva, nervosismo e não se precipite.