10 dicas para esquecer alguém que não merece ser lembrado
Esquecer não é uma tarefa fácil, mas é perfeitamente possível superar e seguir em frente. Para tanto, é necessário um pouco de esforço e determinação para seguir estas 10 dicas.
Mayara Tomie Dourado Taguti
Quando passamos por algum rompimento (geralmente traumático) quer seja uma amizade ou relacionamentos amorosos, sempre nos deixam lembranças boas e ruins. Mas o que fazer para esquecer alguém que ao ser lembrado, nos traz de volta todo o sentimento de dor e sofrimento outrora causados?
Nessas horas nos deparamos com um problema: superar e seguir em frente. Nem sempre é fácil, mas com determinação e seguindo estas 10 dicas, pode facilitar o início dessa nova jornada.
Leia: 7 sinais de que está na hora de terminar um relacionamento
1. Desconecte-se dos amigos e dos familiares da outra pessoa
Lembre-se que inicialmente não são seus amigos, mas amigos da outra pessoa. Mesmo que haja uma amizade com eles, lembre-se que a conexão principal ou inicial com eles é exatamente a pessoa que você está tentando esquecer.
2. Evite os mesmos lugares
Estar em lugares onde existe uma grande possibilidade de um encontro com a pessoa que você quer esquecer não irá ajudar em nada. Não queira se encontrar com essa pessoa. No entanto, se a pessoa em questão está no mesmo ambiente, como o de trabalho, torna-se uma situação delicada. Cogite férias, mudança de setor ou até mesmo mudança de emprego em casos mais graves (onde o contato é frequente e inevitável e isso lhe causa muita dor). Lembre-se que qualquer decisão deverá ser muito bem planejada antes de ser tomada.
3. Desligue-se das redes sociais
Se for um namoro ou casamento, desfaça o status de imediato quando a relação chegar ao fim ou desfaça a amizade, não acompanhe as notícias, postagens dessa pessoa e nada que se conecte a ela. Caso se torne irresistível, desfaça os vínculos, bloqueie a página. Não acompanhar ajudará a esquecer.
4. Fotos e presentes
Fotos são a forma mais eficaz de se lembrar de uma pessoa e em detalhes. Presentes muitas vezes remetem sentimentos e momentos especiais que vivemos juntos. Se for possível, desfaça-se de tudo: apague, elimine, devolva.
5. Não procure saber notícias
Nem diretamente (por intermédio de mensagens, ligações, whats) nem através de outras pessoas. As notícias só alimentarão ainda mais sua dor.
6. Faça coisas de que gosta
Lembre-se de si mesmo e das coisas que mais gosta de fazer, preferencialmente estando sozinho. Recrie essas melhores lembranças, ouça sua música favorita, leia um livro que queria há muito tempo, estude algo novo ou veja filmes. Reserve este tempo só para você.
7. Cuide de sua saúde e de si mesmo
Faça algum tipo de exercício físico para ajuda a manter a mente ocupada e o corpo saudável: caminhadas, academia, natação… Atividades físicas, no geral, melhoram a saúde, a circulação sanguínea, clareiam a mente e ajudam no processo de esquecer as feridas. Cuide também da sua aparência: mude o visual, cuide de seu exterior, embeleze-se. Esses cuidados consigo mesmo farão com que gaste mais tempo com você, não dando margem para que pense em quem deve ser esquecido.
8. Faça coisas novas
Experimente algo que nunca tenha feito, mas sempre teve vontade. Use uma parcela do seu tempo livre para se dedicar a uma nova atividade ou um passeio diferente ou até mesmo a viagem que tanto gostaria de fazer.
9. Saia com os amigos, passe um tempo com a família
Passe um tempo agradável e divertido com aqueles que realmente se importam com você. Recordem os bons momentos que viveram e crie novas lembranças que lhe tragam em um futuro, boas recordações.
10. Faça novos amigos, abra-se a novas oportunidades
Converse com pessoas diferentes, de um círculo de amizade diferente do seu. Saia da zona de conforto, permita-se conhecer pessoas novas e que essas pessoas novas lhe conheçam. Abra-se a novas oportunidades.
Ao final, esquecer de alguém que lhe fez mal será bem mais simples de se resolver, pois no meio dessa nova jornada, você descobrirá uma pessoa muito mais interessante a qual deve ser sempre lembrada: VOCÊ.
Leia: Por que sempre me apaixono pela pessoa errada?