10 dicas para ganhar mais dinheiro mesmo em epóca de crise
Não sabe mais o que fazer para que sua conta fique no azul este mês? Então acompanhe e pratique estas dicas trazidas por especialistas financeiros e mude sua situação financeira hoje mesmo.
Cibele Carvalho
Você já deve ter ouvido falar que: “Em época de crise, enquanto alguns choram, outros vendem lenços!”.
Então, nossa situação financeira assim como muitas coisas em nossa vida, dependem das escolhas que fazemos, desde as pequenas escolhas diárias, até mesmo as grandes e importantes escolhas.
O que estamos escolhendo fazer diariamente para melhorar nossa renda fixa dentro de nossos lares? Já decidimos parar de apenas reclamar e sair da nossa zona de conforto e buscar por soluções eficientes?
Se você não sabe que rumo precisa tomar para alcançar as melhorias que precisa em sua renda financeira, listamos abaixo algumas dicas encontradas em sites especializados em finanças, que podem lhe mostrar o caminho certo a seguir:
1. Busque um aperfeiçoamento rápido (cursos rápidos)
No Brasil existem inúmeros lugares que oferecem os mais variados tipos de cursos, alguns com pouquíssimo tempo de duração e capacitação, além de existirem lugares que oferecem cursos gratuitos, Sesi por exemplo, basta apenas procurarmos.
Nessa busca, é importante que façamos algo que realmente iremos conseguir realizar e gostar um pouco, ou será apenas mais um plano frustrado.
Essa opção pode deslanchar muitas ideias e fontes financeiras agregadas ao emprego que você já possui.
2. Aprenda a valorizar suas próprias qualidades
Por mais difícil que sua situação esteja, ninguém precisa saber disso, afinal ninguém irá lhe dar moedas ou notas se demonstrar que está triste e desanimado, muito pelo contrário, sua autoestima elevada fará com que você ganhe mais e mais dinheiro, pois sua autoconfiança lhe trará novas oportunidades.
Esteja sempre sorrindo, seja sempre simpático(a) com todos à sua volta, exerça a gentileza e educação com toda e qualquer pessoa.
3. Crie e desenvolva uma nova função trabalhista
Muitas pessoas estão se espertando para outros mercados de trabalho rentáveis mesmo em épocas difíceis, tais como: alimentação; vestuário; informática; cuidados especiais; entre outros.
Não pare no tempo, pense e aja, você pode até mesmo criar uma função nova dentro do seu próprio posto de trabalho, algo que você enxerga como muito necessário, mas que ainda ninguém faz.
4. Venda todas aquelas coisas que estão entulhadas há mais de 1 ano
Todos temos em casa móveis, objetos, roupas, acessórios, tantas coisas que guardarmos por achar que um dia vamos usar, ou pensar que um dia iríamos consertar, ou até mesmo por não saber o que fazer com aquilo.
Desapegue-se já! Se estão parados há tanto tempo assim, certamente não irão fazer falta alguma, mas em compensação podem ser uma grande ajuda no orçamento do mês.
5. Ofereça-se para fazer pequenos serviços em sua empresa
Uma amiga bem próxima é um excelente exemplo disso, ela oferece-se para fazer tudo que pode dentro da empresa que ela trabalha, desde o seu trabalho, como consertos em geral, pinturas e outros.
Além de garantir um agrado a mais no chefe, ainda ganha um dinheirinho extra no orçamento.
6. Em casa reeduque a família toda (alimentação/roupas/cuidados)
Para o especialista em investimentos Mauro Calil, a família precisa enxergar e conversar abertamente com todos sobre a situação financeira atual da casa, assim determinar regras básicas e simples, que podem fechar aquele rombo nas contas de água, luz, telefone, roupas e comida.
7. Quando for às compras faça listas e não fuja delas
Já nos ensinaram e realmente fica comprovado que precisamos ir ao mercado fazer compras de barriga cheia, sem fome, e aliado a isso, um planejamento do que realmente precisa ser comprado. Fazer listas e manter o que se planejou, ajuda a economizar mais de 30% no mercado, afirmam os especialistas.
8. Use a internet e o computador como ferramentas geradoras de lucro
Especialmente para algumas pessoas que podem não conseguir sair de casa para garantir outra renda familiar, um bom computador e uma boa internet, podem gerar lucros, com blogs, sites, lojas virtuais, entre outros.
9. Organize, reorganize e estabeleça sua gestão financeira completa
Desenvolver planilhas financeiras sempre auxilia no controle do orçamento, e faz com que você perceba o que realmente está fazendo com o dinheiro que parece evaporar.
O especialista Mauro Calil afirma que uma planilha financeira alimentada e organizada pode render de 25 a 40% a mais de dinheiro em nosso bolso no final do mês, claro se exercida com disciplina e controle.
10. Crie uma poupança ou um fundo de investimento
Ainda que você não consiga guardar quantidade exorbitantes ou grandes, o pouco que economizar estará fazendo com que esse dinheiro trabalhe a seu favor, e pode ser usado em necessidades realmente importantes no futuro.
Economia é uma regra básica e simples para quem deseja e precisa melhorar sua situação financeira, mas em primeiro lugar, precisa-se de planejamento, organização, disciplina e coragem de decidir mudar sua vida, seus costumes, seus hábitos errados que podem estar lhe afundando financeiramente.
Levante-se e ande! Faça já a sua parte, saia de sua Zona de Conforto e ganhe mais dinheiro.