10 dicas para manter seu filho quieto durante as reuniões da igreja
Um dos grandes desafios que os pais de filhos pequenos têm é o de mantê-los reverentes nas reuniões da Igreja. Aqui estão 10 sugestões que pais encontraram para resolver essa situação.
Ramona Siddoway
Vamos supor que a fita adesiva esteja fora de questão, ilegal, ou simplesmente não esteja ao alcance de suas mãos naquele momento. Aqui estão algumas sugestões que outros pais têm utilizado para manter com sucesso os seus pequeninos reverentes na igreja e vivos para futuras reuniões.
1) Ensine-os a usar uma “voz de sussurro.”
Pais e professores gostam de ensinar sobre a “voz interior” e as crianças rapidamente pegam as diferenças entre essa e a “voz exterior”. O interior de uma igreja requer uma terceira voz que é ainda mais calma do que a primeira. Isso é somente uma maneira de lidar para suavizar ou moderar o comportamento, mas às vezes você tem que levar as coisas um passo de cada vez.
2) Acondicione e traga um saco de atividade “só para os domingos”
Deixe que as crianças utilizem o conteúdo com artigos dentro do saco que não sejam barulhentos apenas dentro de um período de tempo determinado. As crianças gradualmente serão capazes de se comportar e ainda ficar quietas por longas horas à medida que se tornam mais velhas. Tais itens na bolsa poderiam ser um tablet para desenhar com materiais de desenho adequados, adesivos de escritura, um conjunto de histórias das escrituras, etc. Mantenha o conteúdo simples, mínimo e use apenas no domingo.
3) Tenha expectativas realistas, mantendo o respeito pelo tempo de adoração de outros membros da congregação.
Uma criança, dependendo da idade ficará inquieta. Ela está aprendendo e crescendo em um ritmo rápido. Ela naturalmente ficará animada com as coisas – novas ou velhas. Se a criança ficar malcriada deverá ser levada até o corredor. Aprender a ser reverente durante os serviços de adoração acontecem não somente na igreja, mas também em casa e no corredor. O que nos leva ao número quatro:
4) Pratique uma hora em casa durante a semana
Dependendo da idade do seu filho, uma hora pode parecer tempo demais. Comece a praticar com um número menor e aumente gradualmente o tempo a cada semana. Qualquer que seja a atribuição de tempo que você escolher mantenha isso a cada semana. Uma noite semanal da família é um ótimo momento para praticar este princípio (e onde uma fita adesiva de cor brilhante estará ao nosso alcance!).
5) Quando a criança for levada para o corredor, exija que ele ou ela se sente com seus braços cruzados.
Correr em volta e/ou jogar não são aceitáveis, mesmo para uma criança. Ao retornar para os serviços de adoração a criança deverá, então, ser autorizada a exercer as atividades calmas previstas na bolsa de domingo.
6) Seja consistente e persistente
A formação leva tempo. Uma criança muitas vezes tem dificuldade de lidar com a mudança. Mantenha rotinas simples e consistentes. Lembre-se de definir e manter as consequências. Se você continuar trabalhando, um dia ela irá finalmente compreender.
7) E a comida?
Este pode ser um tema polêmico, com dois campos muito divergentes. Se o alimento for usado, escolha coisas que não caiam no tapete, como biscoitos ou até mesmo salgadinhos. Alguns edifícios têm uma política de não alimentos no prédio, exceto na cozinha ou no ginásio. Não importa o que for trazido de casa – papéis, livros, alimentos – ensine as crianças sobre o respeito pela casa do Senhor e que tudo deve ser deixado completamente limpo imediatamente após a reunião.
8) Use declarações como “se/então” e cumpra as promessas
O Senhor usa este método constantemente ao longo das escrituras. Isso realmente se resume a consequências e a capacidade dos pais de cumprir o que falam. “Se você for barulhento, então terá que se sentar na sala com os braços cruzados.”; “Se você puder sentar-se reverentemente até depois do sacramento ser distribuido, então poderá escolher uma figura autocolante do livro.”
9) Não se preocupe com as pequenas coisas
A reverência não é obrigatória, ou baseada em roupas ou sapatos que combinem e cabelos perfeitamente penteados. Meu filho era um menininho muito ativo. Um domingo, quando tinha cerca de quatro anos, ele entrou na igreja com sua camisa branca, sapatos polidos, gravata ajeitada e um par de óculos de natação limpos empoleirados no topo de sua cabeça. Como uma mãe que conhecia seu filho e que sabia que isso não ia ser uma ocorrência semanal, permiti que ele usasse os óculos para o horror de suas irmãs mais velhas. Ele ficou feliz e tranquilo (e felizmente nunca pediu para usá-los novamente).
10) Lembre antes, durante e depois da reunião sobre a sua finalidade e as expectativas que você tem como pai para a criança.
Isso poderia acontecer no carro, em casa, ou no salão imediatamente antes e depois da igreja. Mesmo como adultos, temos que ser constantemente lembrados a respeito das coisas que Deus quer que façamos ou não… repetidas vezes. Por que seria diferente com as crianças?
Não desanime. A reverência leva muitas, muitas semanas (e anos) de treinamento. Em última análise, a criança realmente quer agradar a seus pais. A falta de reverência na igreja não se traduz por falta de respeito para com os pais, os outros membros da congregação ou até mesmo com Deus. Significa apenas que elas são crianças (não pequenos adultos!). Que ainda estão aprendendo, crescendo e se adaptando. Continue mostrando-lhes respeito, amor, paciência e consistência e um dia tudo irá se resolver.
Mas mantenha a fita adesiva à mão apenas para um caso de necessidade.
Traduzido e adaptado por Ana Maria Castellano do original How to keep your child quiet during church.