10 dicas para melhorar a concentração
A concentração é fundamental para o bom rendimento na realização de qualquer tarefa, portanto aprenda 10 dicas que lhe ajudarão a melhorá-la sempre.
Suely Buriasco
A concentração é fundamental para o desenvolvimento de qualquer atividade intelectual, seja de aprendizagem, como de ação, além de ter também grande importância para a vida cotidiana. No entanto, muitas pessoas apresentam nível de atenção muito baixo, prejudicando seu rendimento normal.
Algumas dicas podem ser valiosas para melhorar a concentração, a atenção e, consequentemente, a memória:
1- Mude hábitos
Fazer sempre tudo igual deixa o cérebro muito confortável. Faça caminhos diferentes, deixe de ser metódico demais, mude horários dos afazeres sempre que possível. Ou seja, saia do automatismo.
2- Desenvolva a sua criatividade
Pensar em formas novas de desenvolver um trabalho ou qualquer ação é um exercício muito interessante. Enquanto você estiver analisando como fazer, sua mente estará convertida para aquilo e sua capacidade de concentração estará se ampliando.
3- Troque as coisas de lugar
Ser organizado é muito bom e pode ajudar a aumentar a concentração também. Se você anda mesmo muito esquecido, experimente mudar alguma coisa de lugar, assim, quando você olhar para o objeto fará associação com algo que precisa ser lembrado.
4- Tente fazer uma coisa de cada vez
O poder de concentração se dissipa quando realizamos muita coisa ao mesmo tempo, afinal, a maior parte é feita de forma mecânica. Procure agir com atenção, pensando no que está fazendo.
5- Discipline seus pensamentos
Ao realizar qualquer atividade lute contra os pensamentos difusos que o levam “para longe”. É importante disciplinar a mente em absorver o momento, não permitindo pensar de forma esparsa e confusa.
6- Faça determinações
Fale com você mesmo, de preferência em voz alta, sobre o que precisa absorver mentalmente de um aprendizado ou ação qualquer. Determine efetivamente o que deseja; isso facilita a concentração e a memorização desejada.
7- Elimine distrações
Desligue aparelhos sonoros como de som ou TV, tudo o que pode distrair você e tirá-lo do foco de sua ação. Toda atividade intelectual exige tranquilidade e o ambiente é muito importante.
8- Cuide de suas necessidades fisiológicas
Sono, sede, calor ou qualquer desconforto de ordem fisiológica atrapalham muito a concentração. A boa alimentação é um fator determinante para a concentração. Também já escutei muitas pessoas dizerem que ficam com vontade de urinar e não vão ao banheiro para não perder tempo. Entretanto, com as necessidades fisiológicas atendidas o rendimento aumenta e compensa a pausa.
9- Adote uma postura ativa
Independente de qual seja a tarefa, realize-a com disposição e dinamismo; ao contrário, ao invés de se concentrar, você acabará dormindo. Mantenha o foco, mas faça associação com nomes e lugares, por exemplo; isso além de fazê-lo pensar, ainda facilitará a memorização e tornará a tarefa mais interessante.
10- Faça exercícios físicos
No site, Renato Miranda afirma que: “O exercício físico providencia uma série de produção de hormônios que são responsáveis em harmonizar a excitação emocional, equilibrar e recuperar o organismo e facilitar o descanso propriamente dito“. Harmonizando e oxigenando o corpo o poder de concentração certamente será maior.
Seguindo essas dicas você conseguirá melhorar muito a sua capacidade de concentração, mas é importante lembrar que os resultados dependem de prática contínua e persistente.