10 dicas para o gestor conseguir reconhecer o clima organizacional da empresa
Como reconhecer o clima da sua organização, é muito importante o gestor ter esse tipo de conhecimento para reter talentos e resultados, veja como.
Fernanda Ferraz
Clima organizacional é a relação existente entre o ambiente de trabalho e alguns outros pontos, como: produtividade, qualidade de trabalho e lucratividade. Conhecida também como “Atmosfera psicológica”, é como o meio interno do trabalho pode influenciar seu comportamento sobre cada participante individualmente ou coletivamente. Como identificar o clima organizacional da empresa?
1- Reflexão contínua
. O líder ou o gestor deverá constantemente averiguar como está esse clima organizacional. Podem ser feitos questionários, entrevistas individuais ou em grupo.
2- Semblante e características físicas
Note em seus colaboradores como é a feição de cada um, se demonstra alegria, tristeza, fadiga, desânimo. O corpo mostra muita coisa. Segundo especialistas, há demonstração da linguagem corporal praticamente o tempo todo, ainda que estejamos em silêncio, o corpo vai dar alguma informação, por exemplo:
Cruzar os braços ou as pernas: quer dizer que a pessoa não concorda com você ou não quer falar sobre este assunto, ou está na defensiva.
Posição curvada ou cabeça baixa: pode significar insatisfação, tristeza, desânimo, timidez ou insegurança.
Respiração profunda e repetida: pode significar cansaço, impaciência, estresse, ou irritabilidade.
Andar ereto: satisfação e confiança.
Parar com as mãos na cintura: agressividade ou incompreensão.
Coçar ou tocar o nariz: algo a esconder ou alguma mentira.
Coçar os olhos: descrença, mentira.
Mãos abertas com as palmas para cima: inocência, verdade.
Roer as unhas: insegurança, ansiedade.
Inclinar a cabeça na sua direção: interesse.
3- Indicadores
. Procure identificar as falhas em todos os setores da empresa, desde a recepção até os EPIS (Equipamentos individuais de segurança no trabalho). Melhore onde for necessário, evitando acidentes, fatalidades, insatisfação do colaborador ou dos clientes, por falta desses indicadores.
4- Nível de treinamento e capacitação
Observe que atuação seus supervisores e gerentes demonstram e têm sobre a equipe de trabalho, se gritam, se exercem muita pressão nos colaboradores, se são bons ouvintes ou se só sabem dar ordens, se são autoritários ou sabem ser comunicativos e são abertos as ideias da equipe. De preferência, faça essa avaliação por alguns dias seguidos, com e sem a sua presença, para identificar as verdadeiras características do gerenciamento dos líderes sobre a equipe. Você pode observar pessoalmente e também por câmeras, que demonstrarão como é a personalidade e capacitação de seus escolhidos para liderar a empresa.
5- Grau de satisfação
. A avaliação pelo grau de satisfação dos colaboradores e clientes fala muito sobre a produção e lucratividade. Se seus funcionários sentirem-se bem no ambiente de trabalho, se sua remuneração for compatível com a classe dos sindicatos e se a empresa empenha-se para fazer o melhor, então, toda a produção será melhor também. Haverá mais organização, bom humor, prazer no desempenho das tarefas e em agradar patrões e clientes, a dedicação dos funcionários será maior, aumentando consequentemente à produtividade.
6- Números
. Os números são de fato muito importantes. Eles dizem a porcentagem de lucro entre o capital despendido em despesas e recebido na receita lucrativa. Porém, caso seja verificado que o número de lucro despenca a cada dia mais, e a despesa parece tornar-se maior, é hora de fazer sérias considerações. O que muitas vezes acontece e que pouco se é notado, é a questão das necessidades dos funcionários não serem supridas. Eles são a mola da empresa, são os que fazem o trabalho pesado constante e que estão convivendo diariamente com as limitações e cobranças tanto por parte da empresa, como dos clientes.
7- Como é a recepção?
Quanto aos treinamentos, veja se há interação e integração da equipe de trabalho. Quanto aos temas propostos, se há participação, concordância ou não das sugestões e repertório inclusivo das técnicas novas ou auxiliares para o desenvolvimento do trabalho.
8- Grau de envolvimento
. Identifique os níveis de envolvimento de cada funcionário nos eventos formais e informais da organização, projetos, viagens, festas, entre outros.
9- Expectativas e torcida
. Dá para notar quando uma equipe é motivada e feliz, que torce e faz planos sobre novos projetos e quando uma equipe não é nada estimulada.
10- Verificação através do relacionamento entre líderes e liderados
11- Ausência ou falta de criatividade
no desenvolvimento das tarefas e empreendimentos do setor.
Uma empresa é feita de pessoas que têm necessidades específicas e naturais, são pessoas mortais, que sentem cansaço, calor, frio, dor, alegria, medos e ansiedades.