10 dicas para organizar horários e tarefas
Conseguir fazer tudo o que precisamos e ainda sobrar tempo para o que queremos é bem difícil, mas será que estamos indo pelo caminho certo?
Tatiane Bellini Covre
Quando pensamos em organizar nossos horários e tarefas normalmente já vamos logo pensando em “o que vou encaixar naquela hora” e “o que mais vai dar tempo de fazer” e assim acabamos nos enrolando e até atrapalhando o que estava indo bem, mesmo que seja uma única coisa.
Mas então como fazer tudo o que preciso e ainda algumas coisas que quero? Como não me sentir um escravo do tempo e ainda assim cumprir corretamente com minhas tarefas?
Bem, aqui vão dez dicas para você conseguir se organizar. Como tudo, no início precisa de um pouco de esforço, mas com o passar dos dias tudo passará a ser comum e a paz que trará lhe estimulará a continuar.
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Faça uma lista das suas tarefas e horários, flexíveis e não flexíveis, você não tem como decidir buscar seu filho um pouco mais tarde na escola, mas pode mudar o dia da ida ao banco. (Cada um tem seus afazeres e responsabilidades adéque as ideias a sua realidade).
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Limpe sua lista, isso mesmo, você não leu errado. Seja seu amigo, não imponha um peso maior do que você pode suportar. Escrever ou digitar uma lista com vinte itens é muito fácil, mas será que cabe tudo isso no seu dia? Falamos muito sobre colaborar com os outros, mas muitas vezes não colaboramos com nós mesmos.
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Coloque a lista em ordem de prioridade.
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Encontre o seu maior ladrão de tempo e o neutralize. Se você perde muito tempo no computador com coisas desnecessárias, coloque um horário certo para ficar nele; se você gasta muito tempo em ligações inúteis, tenha coragem de dizer que está ocupado e ligará outra hora.
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Se você trabalha em uma empresa, seus horários já são preestabelecidos, mas se você tem um negocio próprio ou trabalha em casa aí a coisa é mais complicada e será necessário mais esforço. Faça tabelas com os afazeres diários, sim, cada um deles, como arrumar as camas, lavar a louça, fazer compras, etc. e quadradinhos para colocar OK na frente de cada um assim que realizar a tarefa. No fim do dia você terá uma ideia real do que conseguiu fazer, fora que dá um ânimo a mais ir vendo a tabela se encher de oks. (Pra quem trabalha fora essas tabelas são ótimas para o fim de semana, pois assim faz-se todo o necessário rapidinho e sobra tempo para se divertir e descansar).
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Não se esqueça de colocar suas orações e leitura das escrituras em primeiro lugar, isso trará a paz necessária para que seu dia flua bem e dê tempo para tudo. Quando somos gratos ao que temos até as dificuldades pesam menos.
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Faça, aja, comece agora mesmo.
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Lembre-se que as “pessoas” são mais importantes, a casa pode ser arrumada depois. A internet e TV podem esperar, mas um amado companheiro, filho ou amigo muitas vezes precisam de nós naquele momento e esses não podem ser negligenciados.
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Leve sua lista sempre consigo e a atualize sempre.
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Ore a Deus todos os dias pedindo por discernimento e se permita deixar de fazer alguma coisa que é boa para fazer uma melhor, pois se formos fazer tudo o que é bom sem selecionar ficaremos sobrecarregados e pessoas importantes ficarão para trás. Existem muitas coisas boas a se fazer, mas temos que nos organizar na nossa realidade e assim viver em paz. E ninguém melhor do que o Senhor para nos fazer sentir o que é melhor, por isso ore!
Realmente não é fácil conseguir fazer “tudo” o que temos que fazer, mas com esforço e um bom plano dá certo sim. Mas lembre-se de que você é humano e falível, seja bondoso consigo mesmo e paciente. As coisas não se transformarão do dia para noite só por que você fez uma lista. Vá com calma e não tente fazer mais do que seu corpo aguenta, pois temos muitas ideias em nossa mente, mas colocá-las em prática leva muito mais tempo do que criá-las em nossa mente, seja seu amigo e MUITO BOA SORTE.