10 dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego
Não está conseguindo dormir por causa do nervosismo de uma entrevista de emprego? Deixe-me dar algumas dicas para ajudá-lo a relaxar antes do evento e vir para a entrevista mais bem preparado.
Diana Cantor Martinez
Poucas coisas geram tanto estresse e ansiedade quanto uma entrevista de emprego, e há muito em jogo. Por exemplo, o valor pessoal e a autoestima que serão seriamente afetados caso não consiga o emprego. Por outro lado, se o candidato à vaga for o provedor do lar, a carga emocional duplica.
Muito além de conseguir ou não aquele emprego, o certo é que você se sentirá mais tranquilo e confiante se fez tudo o que estava ao seu alcance para deixar a melhor impressão, não apenas como candidato ao cargo, mas como pessoa.
Para isso, veja a seguir algumas sugestões que o ajudarão a se preparar melhor para a entrevista:
Esteja ciente de que você não é o único candidato ao cargo
Certamente haverá outros recrutados, portanto, se encontrar outros candidatos na sala de espera, não se sinta ameaçado ou inquieto, faz parte do processo.
Seja gentil com o entrevistador
Cada um tem seu estilo e personalidade, alguns serão sérios e afiados, outros mais simpáticos e joviais. Porém, a recomendação é ser cortês e respeitoso, independentemente da atitude dele. Muitas pessoas caem no erro de quererem ser engraçadas diante do entrevistador por ele parecer estar sendo muito amigável e informal. Lembre-se de que você está sendo avaliado o tempo todo.
Diga sempre a verdade, nunca minta em uma entrevista
Tente ser o mais honesto e transparente possível. Além disso, não tente manipular o entrevistador com sua situação financeira ou com a doença de um familiar. Não tente impressionar usando uma linguagem sofisticada. Isso pode causar interferência na comunicação ou até mesmo desconforto. A menos que o entrevistador pergunte, evite falar sobre religião e política, nem elogiando nem desqualificando. Nunca se sabe qual é a orientação do entrevistador sobre esses temas. Sensibilidades podem ser feridas.
Podem haver perguntas fechadas ou abertas
As que exigem apenas sim ou não são perguntas fechadas, enquanto as abertas permitem ampliar a resposta. Por exemplo, “Como você conseguiu atingir esse objetivo nessa empresa?” Tente responder a essas perguntas abertas de maneira específica, evitando desviar do assunto de forma que consiga responder à pergunta feita.
Evite falar mal de seus empregadores anteriores
Ao explicar as razões pelas quais você saiu dos empregos anteriores, evite ao máximo falar mal de seus anteriores empregadores, chefes e colegas de trabalho, mesmo das atividades ou funções que exerceu em outra empresa.
Uma razão adequada seria o desejo de aprender com outros setores, empresas ou processos. Se você foi demitido, é melhor ser honesto sobre o motivo, a menos que seja devido a uma falta grave de sua parte. Honestidade é algo que o entrevistador valoriza positivamente.
Conheça a si mesmo
É importante que você se conheça, que saiba exatamente quais são suas habilidades, qualidades, hobbies, conquistas realizadas em outras empresas. Certamente irão lhe perguntar sobre isso. E é surpreendente a quantidade de pessoas que ficam pensando quase sem encontrar uma resposta sobre quem são e em que se destacam. Isso não apenas gera surpresa como faz o candidato perder pontos.
Não deixe seus nervos traí-lo
É importante dormir bem na noite anterior à entrevista, evite tomar café. Em vez disso, tome um chá de ervas ou aromático. Se ficar nervoso e apreensivo ao chegar ao local da entrevista, peça um copo de água e beba em pequenos goles, isso ajudará a acalmá-lo.
Em todo caso, pergunte-se sempre: “Se eu não passar para a próxima etapa do processo e não for contratado, o que aconteceria?”. Você perceberá que sempre há uma alternativa e isso reduzirá seu ansiedade. Pelo contrário, quanto mais você evitar perder o controle, manter o foco e a calma, melhor.
Lembre-se de que se trata de um contrato: eles estão procurando alguém e você precisa de um emprego, não estão fazendo caridade com você. Relaxe.
Como se vestir?
Acredite ou não, muitas pessoas cometem erros que parecem insignificantes na hora de escolher o que usar para a entrevista e que, no final, acabam sendo decisivos.
Independentemente do cargo para o qual está se candidatando, vista-se com elegância e discrição, evite cores muito fortes. Uma maquiagem natural e acessórios discretos vão favorecer você. Maneire nas borrifadas do perfume e dê preferência para fragrâncias não muito doces. Perfume forte pode causar incômodo no entrevistador.
Esteja preparado e seja pontual
Ou seja, chegue 10 ou 15 minutos antes do horário. Isso lhe dará tempo para relaxar. Tenha um currículo com você, mesmo que não tenha sido solicitado. Não se apresse em perguntar sobre salário ou horário de trabalho, alguns entrevistadores mencionam isso no início, caso contrário, deixe essas perguntas para o final.
Quando entrar na sala do entrevistador, faça-o sem medo e com confiança. Sem invadir seu espaço, cumprimente-o com um sorriso e apresente-se dizendo seu nome e sobrenome.
Considere cada empresa como pequeno universo
Um mundo em que se estabelece determinadas dinâmicas de interação. E a partir da seleção de pessoal, procuram-se indivíduos que se enquadrem nesse clima organizacional. Portanto, se não for selecionado, pode não ter apenas a ver com as suas aptidões e competências pessoais, mas com o seu grau de adequação a esse universo.
Leia também: 13 Erros Fatais Cometidos Numa Entrevista de Emprego
E, por fim, lembre-se de que não há uma segunda chance para causar uma primeira boa impressão.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original ¿Alguien en casa tiene una entrevista de trabajo?