10 dicas principais de segurança na internet para a família

Saiba como navegar na internet de forma mais segura e proteger sua família contra ataques virtuais e pessoas mal-intencionadas.

Maria Rogado

Que a internet revolucionou a comunicação, a aprendizagem e a maneira das pessoas verem o mundo, isso não se discute. A internet é, de fato, uma ferramenta poderosa que pode ser usada tanto para o bem, como para o mal. Há muitas pessoas mal-intencionadas vagando na rede, visando principalmente crianças e idosos, que não têm muita experiência ou maturidade para filtrar os conteúdos oferecidos. As armadilhas para os internautas são inúmeras e aparecem nos locais mais inesperados.

Para prevenir possíveis riscos, enumeramos 10 dicas simples de segurança na internet para a família toda. Confira abaixo:

1. Atualize seu sistema

Diariamente, hackers de todo o mundo se dedicam incansavelmente a descobrir falhas de segurança nos sistemas de informática para poder invadi-los e utilizar as máquinas infectadas em ataques, roubar senhas de banco e redes sociais, entre outros malefícios. Atualizando seu sistema constantemente, você se torna menos vulnerável a esse tipo de ataques.

2. Tenha um bom antivírus

Mesmo com um sistema atualizado, a probabilidade de clicar em algo perigoso é grande. Um site infectado que você visite, mesmo sem saber que ele está comprometido, é porta de entrada para vírus, malwares e outros arquivos suspeitos. Um bom antivírus protegerá seu computador desses imprevistos. A maioria dos antivírus é pago, mas há na internet boas versões gratuitas.

3. Não clique em todo lugar

Nem um bom antivírus protegerá seu computador se você clicar em alguma coisa que não deveria. Cuidado ao aceitar e-mails de desconhecidos, baixar arquivos e clicar em links. Na dúvida, não clique.

Advertisement

4. Pirataria, não

Além de ser ilegal e sujeito às penas da lei, baixar músicas, programas e filmes piratas pode ser muito perigoso. Muitos hackers costumam embutir programas maliciosos nesses arquivos. Adquira seus arquivos sempre de fontes confiáveis.

5. Proteja suas senhas

Sempre escolha senhas boas com combinações de letras, números e caracteres especiais. Não utilize senhas óbvias, como a data de seu aniversário ou o seu nome, pois elas podem ser facilmente descobertas e suas contas, invadidas.

6. Cuidado com informações pessoais

Nome, endereço, telefone, localização, nunca esteve tão na moda se expor, principalmente nas redes sociais, mas esse comportamento pode ser extremamente perigoso, principalmente quando não se tem noção de quem está vendo essas informações e como pretende utilizá-las. Ensine seus filhos a nunca passar informações pessoais na internet, principalmente nas redes sociais e chats.

7. Faça o backup

Sempre procure ter uma cópia de segurança de seus arquivos, pois caso haja algum problema com o seu computador, você pode recuperá-los mais tarde.

8. Promoções? Cuidado!

Hoje em dia é muito comum comprar pela internet, e isso também tem sido um campo vasto para golpes. Cuidado com os preços baixos demais, a probabilidade de ser um golpe é grande. Sem contar que nesses casos, é muito difícil reaver o dinheiro gasto.

Advertisement

9. Pessoas mal-intencionadas

Sempre esteja atento com as amizades virtuais de seus filhos; muitas pessoas mal-intencionadas se passam por crianças para fazer amizades. Uma dica simples para ajudar a vigiar seus filhos eficazmente é restringir o uso do computador e não deixá-los acessar a internet de lugares isolados, como o quarto. Procure instalar o computador na sala ou em locais onde há maior fluxo de pessoas.

10. Use programas de controle

Há alguns programas utilizados para controle de pais que bloqueiam determinadas palavras e sites relacionados. É mais uma ferramenta que garante a segurança das crianças na internet.

Seguindo essas dicas simples, você pode tornar a internet mais segura para você e para sua família!

Toma un momento para compartir ...

Maria Rogado

Maria Rogado é mãe solteira, escritora freelancer e gateira assumida.