10 etapas para uma mulher dar a volta por cima depois de um divórcio
Veja o que fazer para dar a volta por cima após um término de casamento, como recuperar a autoestima e reencontrar a alegria de viver.
Erika Strassburger
A história conjugal e familiar traz inúmeros momentos felizes, mas, muitas vezes, é escrita com lágrimas, tanto de alegria quanto de tristeza. Não só os momentos de dificuldade mas também os de realização precisam ser administrados com muita sabedoria. O cônjuge que não consegue lidar com situações como doença, dificuldade financeira, prosperidade, assédio de uma terceira pessoa, entre outras, pode acabar fazendo coisas que poderá levar ao divórcio.
Quando a mulher vê seu casamento desfeito, uma enxurrada de sentimentos vem à tona. Ela se sente sozinha, perdida, desamparada, desiludida, derrotada e com a autoestima abalada.
Um estudo sobre a reação das mulheres abandonadas por seus maridos, realizadas por Virginia Moreira, doutora em Psicologia Clínica e professora titular da Universidade de Fortaleza-CE e por Dilcio Guedes, mestre e professor assistente da Universidade Estadual do Piauí, apontou o seguinte: estas mulheres “sentem-se doentes, somatizam reações emocionais com dores no peito e/ou abdominais, sentem náuseas e vomitam, não conseguem dormir ou se alimentar, perdem a vitalidade e a disposição física, demonstrando sinais da depressão. Sentem-se, forçadamente, solitárias (…); perderam suas referências próprias, como mulheres com relação matrimonial”.
Nenhuma mulher que decidiu casar e ter filhos escolhe passar por uma situação assim. Mas, infelizmente, são coisas que acontecem. Se você está nessa situação, veja o que pode fazer para dar a volta por cima:
1. Viva o seu “luto”
É importante permitir-se chorar, desabafar, sentir saudades, avaliar o relacionamento como era. “Viver o luto” impede que o ressentimento se transforme em amargura e cicatriza a ferida.
2. Perdoe
Não importa o que tenha acontecido, perdoe. O rancor é venenoso para quem o sente. Atrapalha o progresso da pessoa. Procure manter uma amizade com seu ex, principalmente se tiver filhos, e esqueça o que aconteceu.
3. Procure resolver as questões legais de forma pacífica
Se houver filhos envolvidos, não queira “arrancar” o dinheiro dele através de uma pensão bem “gorda”, nem impedi-lo de ver os filhos. Seja justa e incentive-o a visitar os filhos sempre que puder. O dinheiro não lhe fará mais feliz e a tristeza dos filhos, por estarem longe do pai, só piorará o clima na sua casa. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para trazer a felicidade de volta.
4. Faça uma autoavaliação
Olhe-se no espelho. O que você vê? Tente olhar o seu íntimo. Você é uma pessoa agradável? Tem o costume de sorrir? É tranquila, paciente? Saiba que a felicidade depende de nossa conduta. Tente corrigir as falhas que houver.
E fisicamente? Acha que está muito acima do peso? É hora de se exercitar e melhorar a alimentação. Lembre-se que se você não fosse uma pessoa atraente, seu ex-marido não teria se casado com você.
Não se apegue às marcas da idade. Uma mulher pode ser bonita aos 30, 50 ou 70. Cada faixa etária tem sua própria beleza. Faça o seu melhor respeitando sua idade.
5. Não faça loucuras para recuperar a autoestima
Querendo dar a volta por cima a qualquer custo, muitas mulheres agem impulsivamente e acabam fazendo coisas como cirurgias plásticas, gastos excessivos com roupas, produtos de beleza e salão de beleza, começam a namorar em pouco tempo com alguém que mal conhecem, etc. As decisões impensadas trazem tristes consequências . Chega de tristeza!
6. Faça as mudanças necessárias de forma pensada
-
Se você acha que não consegue mudar algumas coisas sozinha, como, por exemplo, algo ruim na sua maneira de ser, você pode procurar um terapeuta.
-
Se precisar melhorar sua saúde e aparência, matricule-se numa academia e peça ajuda de uma nutricionista, se necessário.
-
Faça um corte novo no cabelo. Pinte-o ou faça mechas. Mude o visual.
7. Busque seu bem-estar espiritual
Eu mencionei o físico e a personalidade, agora, no que você crê? Tem esperanças para o futuro ou para a eternidade? Quando temos um apoio espiritual, todo fardo que temos de levar parece bem mais leve. Então, vale a pena pensar acerca de si mesmo, de tudo em sua volta e buscar um fundamento para a existência.
8. Volte ao mercado de trabalho
Recicle-se, fazendo cursos para se atualizar.
Em alguns casos, trabalhar fora pode ser praticamente impossível, pelos filhos que ainda são pequenos ou pelo custo que trabalhar fora implica. Se este for o caso, encontre uma forma de ganhar dinheiro trabalhando em casa. Ter seu próprio dinheiro e ser produtiva fará muito bem para sua autoestima.
9. Faça novos amigos
As amigas casadas têm suas obrigações familiares, não exija muito delas. Conheça pessoas novas com quem poderá conversar, enquanto as crianças brincam no parquinho, ou que podem fazer caminhada com você. Faça, com muita cautela, amigos virtuais. Abra um caminho que pode levá-la a conhecer um futuro namorado.
10. Abra seu coração
Depois de estar segura do que você quer, de ter mudado o que não gostava em si mesma, é hora de recomeçar. Dê chances para um novo amor. Mas não o procure no lugar errado. Se você quer um homem responsável, caseiro e fiel, não vai achá-lo na balada ou no barzinho cantando a mulherada. Seja prudente.
O segredo de uma vida feliz está em tomar as rédeas da própria vida. Não devemos colocar a nossa felicidade nas mãos de ninguém. A alegria provém de um viver digno. Seja a melhor pessoa que você puder, principalmente por dentro, e reconheça a felicidade nas pequenas coisas em sua volta.