10 explicações porque alguns homens não querem se casar
A pergunta que não quer calar: Por que os homens fogem do casamento? Leia a seguir as 10 explicações mais interessantes que você já viu.
João Martins
Um estudo, realizado pela Ladies Home Journal, conclui que, apesar de jovens adultos (entre os 25 e 35 anos) verem o casamento como um objetivo, eles não desejam casar de imediato; eles preferem divertir-se e viver a vida sem essa responsabilidade familiar. Ao contrário do que acontecia no tempo dos nossos pais e avós, hoje não existe uma pressão social, religiosa ou até profissional para casar; aliás, sou capaz de dizer que até o contrário é ensinado pela sociedade – como o conceito de viver junto em vez de casar.
Vamos ver as 10 principais razões sobre o porquê de os homens mais jovens não quererem casar na sua juventude:
1. Medo da mudança
O maior medo que o casamento provoca é o da mudança. A vida de uma pessoa muda completamente quando passa de uma vida de solteiro para uma vida a dois. A vida de casado também implica compromisso e sacrifícios que nem todos estão dispostos a fazer, principalmente quando jovens.
2. Aproveitar a vida
A vida de solteiro permite ir namorando, sem estar preso a relações com compromissos sérios. Existe a ideia, principalmente entre os jovens adultos, de que eles (tanto homens como mulheres) devem namorar muito e aproveitar a vida sem compromissos. Essa ideia faz com que o casamento seja adiado para mais tarde.
3. A saída fácil quando não há compromisso
O conceito de viver junto cria a ideia de que é possível ter todos os benefícios de uma vida a dois sem o compromisso sério de um casamento. No fundo, a ideia de viver junto faz com que a relação tenha uma saída fácil quando os problemas surgem.
8 desvantagens de morar junto ao invés de casar
4. A responsabilidade pode assustar
Como os homens não têm de se preocupar com os seus relógios biológicos, eles esperam até serem mais velhos para terem filhos. Como a ideia da responsabilidade paternal e conjugal assusta, eles não desejam ser empurrados para uma relação em que essa responsabilidade surja mais cedo do que pensavam.
5. Esperam pela “alma gêmea”
Este ponto é interessante. Muitos homens são uns românticos e esperam encontrar a sua alma gêmea.O homem define a sua alma gêmea como a mulher que irá aceitá-lo tal como ele é e que não irá pressioná-lo a mudar para algo que ele não é. Ele irá esperar encontrar essa pessoa para fazer um compromisso mais sério e não irá contentar-se com uma segunda opção.
6. Não há uma cobrança explícita
Não existe, na sociedade, pressão para casar. Aliás, a falta dessa pressão social aliada com uma crise econômica (falta de emprego, por exemplo) faz com que a ideia de criar uma família seja uma ideia distante.
7. Medo de um possível divórcio
Ele quer evitar o risco financeiro que é um divórcio. É triste imaginar que alguém entre numa relação já pensando na forma como ela poderá terminar, mas esse medo é real e saber que existe o risco de poder ter de gastar muito dinheiro em advogados e nas partilhas dos bens, faz com que ele evite casar; daí cada vez mais pessoas apostarem em viver juntos.
8. Evitar competições e ou comparações
Os homens, principalmente os mais jovens, resistem à ideia de casar com uma mulher que já tenha filhos. Além de essa situação fazer com que ele se torne um pai sem um tempo de preparação (apesar de existir o pai biológico, ele terá um papel importante na vida da criança); também existe a possível competição e comparação com o pai biológico da criança.
Minha melhor amiga vai se casar. E eu?
9. Ambição profissional
Os jovens adultos, antes de se tornarem homens de família, preferem tornar-se homens de trabalho. Apesar de a estabilidade financeira ser um fator importante, é a ambição profissional que também influencia esse atraso na decisão de casar. Homens podem desejar primeiro alcançar o sucesso profissional antes de se casarem.
10. Apego à solteirice
Por último, os jovens adultos preferem gozar a vida de solteiro e quanto mais tempo durar, melhor. Esse gosto por essa vida aumenta com o tempo, pois o conforto de ter o seu espaço, as suas coisas e a suas rotinas fazem com que seja mais difícil largar essa vida por uma vida a dois onde a partilha é um dos principais alicerces.
Estudos comprovam: Pessoas casadas vivem mais do que as que moram juntas ou solteiras