10 formas pelas quais a religião ajuda no sucesso de seu filho
Você pode não ter considerado estas formas surpreendentes pelas quais a religião está ajudando seus filhos a se tornar adultos bem-sucedidos.
Deborah Goodman
Se você tem filhos e se considera uma pessoa religiosa, você provavelmente já tem um desejo de envolver seus filhos em sua religião. Provavelmente você já compartilhou muito sobre sua fé com seus filhos. É da natureza humana ter o desejo de compartilhar com nossos filhos o que nós sentimos que é bom na vida – as coisas que nos fazem felizes. Mas dar a seus filhos o dom da religião não só os ajuda agora, mas os ajudará no resto de suas vidas. Aqui estão algumas maneiras surpreendentes pelas quais a religião ajuda nossos filhos a se tornarem adultos bem-sucedidos.
1. Experiência de falar em público
Muitas igrejas permitem e incentivam as crianças, mesmo a partir de uma idade muito jovem, a dar sermões curtos em suas aulas. Lembro-me, quando eu era criança, de ir à igreja durante a semana para “praticar” os pequenos discursos que eu era designada a compartilhar ocasionalmente. Mesmo sendo muitas vezes tímida na frente das multidões, ter essas oportunidades para falar ajudou a me sentir mais confiante quando me tornei uma adulta.
2. Uma lente através da qual podem ver os problemas do mundo
Ter perspectiva quando vemos as muitas dificuldades da humanidade pode fazer toda a diferença em nossos processos de pensamento do dia a dia. Saber que existe um Deus e que Ele tem um plano e um propósito para cada um de nós pode ajudar a aliviar a dor de nossos problemas globais mais graves.
3. Convicções
Em nosso mundo, está se tornando cada vez mais claro que a crença de Alexander Hamilton ainda é muito verdadeira: “Aqueles que defendem nada, aceitam qualquer coisa.” Quando nossos filhos são confrontados com decisões difíceis, suas crenças religiosas podem dar-lhes uma razão para tomar a decisão certa.
4. A capacidade de trabalhar com pessoas
Muito antes de ter idade suficiente para trabalhar para uma empresa ou ter de lidar com a política no escritório, podemos aprender a trabalhar com as pessoas na igreja. Nossas congregações são formadas por pessoas de todas as idades e personalidades. Alguns de meus melhores amigos são pessoas que eu conheci em grupos religiosos. Houve várias vezes que eu aprendi a admirar alguém que eu inicialmente tive dificuldade de entender ou me conectar depois de ter trabalhado com ele/ela em serviços na igreja.
5. Oportunidades para servir
Um dos principais propósitos de um grupo da igreja é o de proporcionar ajuda aos necessitados. Pensar nas necessidades dos outros e servir os outros, especialmente quando é difícil fazê-lo, ajuda nossos filhos entender que o mundo não gira ao seu redor.
6. Um espaço para meditação
Houve momentos específicos em minha vida quando profunda reflexão e busca da alma trouxeram pensamentos à minha mente que tiveram efeitos surpreendentes sobre o meu progresso. A religião cultiva a prática da meditação, o que não só nos dá uma breve elevação emocional, mas às vezes um profundo senso de clareza e significado.
7. Autodisciplina
Ir à igreja semana após semana, ano após anos, é, certamente, um exercício de autodisciplina. Nem sempre é uma tarefa fácil, tampouco é fácil ficar sentado em um banco por uma hora ou mais – especialmente para as crianças. Embora dormir até tarde no fim de semana certamente tenha seus méritos, criar um hábito de se levantar e ir à igreja – e estar envolvido nas reuniões – nos ajuda a ficar mais fortes.
8. Visão de como abordar questões pessoais
Figuras religiosas nos ensinam princípios como a forma de assumir riscos (Davi e Golias), como resistir à tentação (José e esposa de Potifar), como perdoar os outros (o filho pródigo), entre muitos outros. As respostas para todos os problemas da vida são encontradas nas escrituras, e dar aos nossos filhos as ferramentas e habilidades para encontrar essas respostas é uma importante responsabilidade da parentalidade.
9. Resiliência
Nada impede o nosso sucesso na vida mais do que a tendência de desistir após a primeira dificuldade no caminho. Nós simplesmente não podemos ter sucesso se não perseverarmos e aprendermos com os nossos desafios. Se olharmos à nossa volta – em nossas congregações, nos sermões, em passagens bíblicas – vemos inúmeros exemplos de pessoas que não desistem de desafios e que não deixam que as fraquezas ou dificuldades as atrapalhem.
10. Um relacionamento com Deus
O sentimento de conexão com Deus pode ser o sentimento mais importante que vamos experimentar. Reforça a confiança, nos ajuda a compreender a nós mesmos e nos conecta com a maior fonte de amor que jamais vamos conhecer. Manter esse sentimento conosco – e mostrar aos nossos filhos como eles podem tê-lo também – ancora nossas vidas.
Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 10 secret ways religion makes your kids successful.