10 hábitos de namoro à moda antiga que deveriam retornar
É hora de voltar aos velhos tempos - antes que o namoro morra.
Aaron & April Jacob
Nota do Editor: Este artigo foi originalmente publicado no site Nurturing Marriage, reproduzido aqui com permissão, traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.
Alguém mais reparou que o namoro do século 21 parece ter mudado um pouco? E não foi para melhor.
Se você é casado ou está para se casar, trazer de volta os hábitos “retro” de namoro vai melhorar muito o seu relacionamento com aquela pessoa especial.
1. Vá a um encontro real – apenas vocês dois
Você percebe que as coisas estão muito ruins no namoro quando a primeira dica é apenas ir a um encontro real! Você sabe, ao contrário da crença popular, um encontro de verdade envolve duas pessoas saírem juntas – e não dois enxames de pessoas. Sair com pessoas do sexo oposto não significa um encontro. Isso é uma reunião, uma festa, um agrupamento ou o que você quiser chamá-lo, mas não é um encontro! Então, se você é casado, leve a sua adorável esposa para sair – apenas vocês dois. Se você não está casado, encontre uma pessoa adorável por quem você se sinta atraído e saiam juntos – apenas os dois. Vai ser divertido!
2. Pegue o telefone e convide a pessoa para sair
A arte de chamar as pessoas ao telefone e convidar para sair rapidamente tem se perdido – substituída pelo envio de mensagens através do ciberespaço com emoticons engraçados e siglas. Isto é muito lamentável. Na verdade, chamar alguém para sair mostra que você está interessado, que você deseja passar mais tempo com essa pessoa e que você valoriza a relação que vocês compartilham. Enviar uma mensagem de texto diz que você está entediado e não tem nada melhor para fazer. Sua esposa vai delirar se você chamá-la para sair e namorar (mesmo que seja em um outro ambiente da casa). Experimente. Ela vai adorar.
3. Na verdade planeje algo para fazer
Você pode pensar que soa divertido relaxar no sofá assistindo futebol, jogando videogames ou folheando Netflix, mas raramente esses planos (ou a falta deles) levam a um tempo de interação bem-sucedido. A falta de plano é uma das principais razões por que os casais não namoram tanto quanto deveriam. Não caia nessa armadilha. Planeje alguma coisa, marque uma data e divirta-se! Mostre à sua esposa, ou àquela pessoa especial, que ela significa tudo para você, planejando diversão e saídas criativas!
4. Selecione atividades que promovam a interação com sua companhia
Cinemas são ótimos, mas não são ótimos para encontro. Claro, pode ser bom ter uma divertida e discreta noite de cinema abraçados de vez em quando. Nós certamente não nos opomos a isso. No entanto, seria sábio se você também selecionasse algumas atividades que favoreçam dialogar, interagir e conhecer a sua companhia melhor. Quando foi a última vez que você perguntou à sua esposa uma questão significativa e, em seguida, ouviu cada palavra que ela disse? Vá patinar no gelo, jogar um jogo de tabuleiro, fazer o jantar juntos, fazer uma busca do tesouro, dançar ou fazer um curso juntos.
5. Diga a sua parceira de antemão o que você vai fazer
Isso pode parecer óbvio para alguns, mas nós ouvimos demasiadas histórias de horror sobre “a menina que foi caminhar de saia e salto agulha” ou “o cara que foi para a sinfonia de tênis e boné.” Você deve sempre deixar sua parceira saber o que a espera para que ela possa vir preparada e se sentir confortável. Se você quer surpreendê-la, será legal, mas, pelo menos, dê algumas dicas, como o que ela deve usar. Se você é casado, seria especialmente bacana deixar uma roupa em cima da cama com um bilhetinho meloso dizendo: “Mal posso esperar para o nosso encontro de hoje à noite.”
6. Abra a porta do carro para ela
Lembre-se daqueles bonitos filmes água-com-açúcar onde o cara age como um cavalheiro e abre as portas para ela? Nós deveríamos trazer isso de volta. Desde quando o cavalheirismo saiu de moda? É possível que algumas mulheres não gostem desse gesto, mas acho que são minoria, e aposto com segurança que você não vai ofender sua parceira, abrindo a porta para ela. Você pode até se impressionar com o tanto que ela vai dizer “sim” a um segundo encontro! Ah, e se você é casado, é melhor você já estar abrindo as portas para sua esposa! Pelo menos quando saem juntos para namorar. Torne esses momentos especiais.
7. Deem-se as mãos
Andar de mãos dadas é divertido e romântico. É um gesto muito simples e que diz muito. Envia a mensagem de que você se importa, que você está interessado, que você está se divertindo e que não há dúvida alguma da química entre vocês – todas muito boas mensagens! A pior coisa que você pode fazer em um encontro com o seu cônjuge é agir como se vocês não fossem casados e caminhar lado a lado, sem qualquer contato físico. Se forem casados, devem sempre dar-se as mãos quando saírem. Sempre.
8. Pergunte quando sua companhia deve estar em casa
Essa pode não se aplicar tanto para as pessoas casadas, mas nós garantimos que as pessoas casadas irão apreciar isso quando for com seus filhos. O ponto aqui é ter um horário de término do encontro em mente e não simplesmente esperar que a diversão acabe. Alguma vez você já ouviu falar do “ponto de retorno decrescente?” Isso tem grande aplicação no namoro – confiem em nós! Para os casados, pergunte a sua esposa, quando ela gostaria de estar em casa, e atenda os seus desejos (além disso, chegar cedo em casa deixa mais tempo para algum ato amoroso acontecer).
9. Envie no dia seguinte um “obrigado” ou “Eu adorei o tempo juntos”
Isso não tem que ser um telefonema formal ou qualquer coisa assim. Pode ser uma simples mensagem de texto. De qualquer forma, expresse gratidão a sua companhia pela saída. Se você gostou, deixe que ela saiba disso. Se você é casado, deixe uma notinha bonita para sua esposa no espelho, em seu travesseiro ou no carro dela, agradecendo-lhe pela noite fora. Isso reforça o quanto o encontro significou para você e que o tempo juntos é uma alta prioridade em seu casamento! Gratidão tem longo alcance.
10. Saiam juntos muitas vezes
O encontro não tem que ser extravagante. Não tem que custar muito dinheiro. Nem sequer tem que tomar muito tempo. Simplesmente precisa acontecer – e muitas vezes. Essas saídas dão-lhe um tempo para se aproximarem (ou reaproximarem-se) e descobrir (ou redescobrir) o que você gosta em seu parceiro. Além de aproximar as pessoas também fortalecem relacionamentos. Não deixe o namoro cair no esquecimento e se tornar algo “antiquado”. Escolha fazer o namoro acontecer, e ver a mágica dele fortalecer e consolidar o seu relacionamento.