10 hábitos do budismo que levam você a ter uma vida feliz

Colocá-los em prática, independentemente da religião, pode trazer grandes benefícios para nossas vidas.

Erika Otero Romero

Neste mundo agitado de hoje, há algo muito precioso e difícil de se conseguir alcançar: a paz interior. Não é que seja impossível alcançá-la, mas é requerido algum esforço e vontade. E quando ela é alcançada, pode-se dizer que você passa a experimentar uma vida muito mais tranquila, livre e feliz.

Há povos no mundo que vivem em um estado de paz e tranquilidade invejável para qualquer um. Muitos deles têm culturas com crenças ancestrais que há muito tempo encontraram o verdadeiro segredo de uma vida feliz.

Um desses grupos de pessoas são os budistas.

O que é budismo?

O Budismo  é uma religião não-teísta. É uma filosofia de vida que implementa o crescimento espiritual e busca desenvolver o senso de bondade, consciência e sabedoria.

Aqueles que praticam os princípios do budismo veem a vida como um processo de constantes mudanças que os levam a atingir certo nível de proveito e, assim, melhorar sua vida.

Advertisement

O processo de mudanças que buscam e alcançam gradualmente enfocam a transformação mental através da meditação. Através dela, eles obtêm,uma maior compreensão de si mesmos, adquirem maior consciência e calma. Eles também procuram desenvolver habilidades como amizade, equilíbrio e felicidade.

Bem, você pode alcançar a mesma paz e tranquilidade que os budistas desfrutam sem se juntar a eles. O que deve ter em mente é que você vai precisar de força de vontade, disciplina e se esforçar o máximo que puder para mudar seus velhos e prejudiciais hábitos de vida.

Algumas das práticas que ajudam os budistas a alcançar a paz de espírito, e que você pode colocar em prática com sua família, são:

1. Deixar de lado o que você não pode controlar

As pessoas frequentemente se preocupam com situações que fogem de seu controle, quando, na realidade, não importa o quanto elas se preocupem, pouco pode ser feito para mudar alguma coisa.

Os budistas não permitem que as coisas que não podem controlar tirem a sua paz. Conseguir se libertar das preocupações leva tempo, mas eles conseguem.

Advertisement

A boa notícia é que qualquer problema que você tenha pode ser remediado. O segredo para não se preocupar mais enquanto ele é resolvido, é dar um passo de cada vez e ter calma, porque você não pode fazer nada estando preocupado e aflito.

Lembre-se:

“Se os seus problemas têm solução, com o que você se preocupa? E se não tiverem, você está preocupado com o quê?”

2. Viver apenas com o necessário

Os budistas vivem com o necessário, pois não sentem a necessidade de apego material.

Não estou lhe dizendo para ir na “onda minimalista” nem vender ou doar todas as suas coisas para alcançar a paz de espírito.

Advertisement

O que ajudaria muito a aliviar o ambiente da sua casa é doar tudo o que você não precisa: roupas em bom estado, mas que você não usa ou não servem mais, móveis, louças e outros utensílios de cozinha que você tem a mais, itens de decorações e etc.

Se o seu ambiente doméstico é visualmente mais leve, você terá menos distrações na horas de trabalhar. Terá menos coisas para organizar e limpar. Ficará mais fácil até mesmo para dormir, orar e se acalmar.

3. Eles se avaliam diariamente

Outro de seus hábitos saudáveis ​​é a autoavaliação. Autoavaliação é como fazer um teste de consciência para descobrir em que você está falhando ou o que está fazendo certo. Todos nós estamos cientes desses aspectos, mas o ego nos faz não querer mudar o que nos afeta diretamente. Sim, porque, ao prejudicar os outros, você se prejudica.

Analise seus erros e pense em como eles prejudicam os outros e você, você sentirá a necessidade de mudar para melhor.

4. Viver em ordem

Os budistas são famosos por se cercarem apenas do que precisam. Nem mesmo suas roupas são suntuosas. Uma vida simples e ordenada permite que eles estejam mais próximos da paz de espírito que buscam constantemente.

Advertisement

5. Praticar o “aqui e agora”

É um dos ensinamentos mais valiosos que podemos aplicar às nossas vidas. Pense um pouco: O ontem já passou, e ficaram as coisas que você conseguiu aprender, é isso que vale a pena. O futuro não existe e você o está criando hoje, então é com o presente que vale a pena se preocupar.

Para conseguir isso, você deve se tornar muito consciente do seu momento presente, do que está fazendo bem, de quem está ajudando, de como se relacionar com seus entes queridos e de cuidar de si mesmo e de sua família.

Lembre-se:

“Ontem é história, amanhã é um mistério; no entanto, hoje é uma dádiva, por isso é chamado de presente”

6. Dar de si mesmo aos outros (serviço)

Eles cultivam bondade e equidade em suas vidas. Tudo o que fazem é para o benefício dos outros. É por isso que eles colocam as necessidades dos outros em primeiro lugar. Mesmo que você não acredite, isso os satisfaz e os deixa felizes.

Advertisement

7. Meditar

É um hábito saudável que os deixa plenos de conhecimento, calma e paz. Quando começa a meditar, você descobre um modo diferente de estar em conexão com a divindade (Deus). Além disso, a comunicação com Ele é muito mais fluida.

8. Viver em equilíbrio

O equilíbrio que os budistas alcançam é, em parte, graças à meditação; bem como por se livrar de problemas e não ter apego material. Também, ao servir aos outros, eles se sentem bem consigo mesmos.

9. Cuidar da dieta

Eles seguem uma dieta meramente vegetariana. Tampouco lhe digo para se tornar totalmente vegetariano, mas que possa reduzir a quantidade de alimentos de origem animal que come, por sua saúde física.

Implemente uma dieta rica em frutas, vegetais, leguminosas, grãos e cereais que lhe ofereçam os nutrientes necessários para estar em harmonia com a natureza.

10. Uma coisa de cada vez

Nada de bom vem de querer fazer três coisas ao mesmo tempo, porque, no final, você não consegue terminar nenhuma. Eles se concentram em apenas um problema de cada vez, terminam esse e passam para outro.

Advertisement

Nós, pelo contrário, queremos fazer muitas coisas ao mesmo tempo e é isso que nos enche de ansiedade e estresse, e você sabe que nada de bom vem disso.

Convido você a passar, gradualmente, a viver em harmonia com sua espiritualidade. Conseguir isso o encherá de paz. Proporciona uma vida mais serena, relacionamentos afetivos mais ricos e cheios de amor e compreensão.

Ensine seus filhos e seu cônjuge a tentarem seguir esses hábitos saudáveis ​​de vida. Asseguro-lhes que vocês irão alcançar uma vida plena.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 10 hábitos del budismo que te llevan a tener una vida feliz

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.