10 mandamentos para um casamento feliz
Pensar em atitudes que não devem ser tomadas para a edificação de um casamento feliz pode ser o grande diferencial na relação.
Suely Buriasco
Nenhum casamento é feliz por acaso. A felicidade é uma edificação que se inicia em cada pessoa e se intensifica nas relações. Sendo assim, não acontece instantaneamente e é fruto de um grande aprendizado. Pensar em formas práticas de melhorar a convivência conjugal é de suma importância para essa edificação.
Analisemos 10 “NÃO” como mandamentos para a felicidade no casamento:
1- Não cometa adultério
Um dos fatores que mais abalam um casamento é a infidelidade, assim, seja fiel a você mesmo e ao compromisso que assumiu nunca traindo o seu cônjuge.
2- Não julgue
Cultive admiração por seu cônjuge. Quando alguma coisa o incomodar, converse gentilmente de forma assertiva e objetiva. Não se envolva em discussões inúteis e pensamentos destrutivos; ouça seu cônjuge desejando entender suas atitudes e sentimentos.
3- Não brigue
Brigas destroem a relação e afasta os cônjuges. Aja de forma a nunca brigar, resolvendo controvérsias pelo diálogo afetuoso. Lembre-se que você não precisa brigar, precisa ter bons argumentos.
4- Não humilhe
Autoestima é fundamental num casamento feliz; cultive a sua e influencie o cônjuge a fazer o mesmo. Elogie com sinceridade e jamais aja de forma a fazer com que seu cônjuge se sinta humilhado.
5- Não desiluda
O casamento não é o fim dos sonhos individuais, muito pelo contrário, é o reforço para que os cônjuges ajudem um ao outro na busca da realização. É importante que os objetivos de cada um sejam respeitados e que o casal se apoie mutuamente.
6- Não menospreze
O respeito à individualidade, à confiança, às crenças e valores de seu cônjuge devem ser cultivados com atenção e carinho. Valorize a pessoa que você escolheu para dividir a própria vida, jamais fale mal de seu cônjuge ou fira a sua integridade.
7- Não compita
Muitas vezes, em favor de um bem maior, é preciso ceder, ter paciência e fugir de qualquer tipo de competição com o cônjuge. Lembre-se que você não precisa “ganhar” nada, pois só existe ganho quando ambos estiverem felizes.
8- Não se acomode
Mantenha cuidados com a higiene e aparência, queira estar bem para si mesmo e para o seu cônjuge. Não se entregue à rotina, surpreenda e busque agradar, demonstrando o quanto o cônjuge é amado e valorizado.
9- Não vacile
Preste muita atenção em seu relacionamento e aja sempre a favor de manter a harmonia. Perceba de imediato se tem algo ao alguém desestabilizando seu lar e desarticule qualquer ação negativa. Não aceite influências externas como intromissão de familiares e interferências negativas de amigos. Converse com seu cônjuge e juntos estabeleçam estratégias de proteção.
10- Não desista
Diante das adversidades procure por novas possibilidades, dando relevância ao seu compromisso e ao sentimento que determinou a sua união. Grande parte dos casamentos não termina por falta de amor, mas por falta de persistência, tolerância e paciência.
O fato é que as uniões felizes existem não por sorte ou coincidência, mas porque os cônjuges se dispuseram a dizer “não” ao que poderia prejudicar a felicidade matrimonial.
Aproveite esse momento; reflita sobre os mandamentos acima e responda para si mesmo: você tem dito “não”?