10 maneiras de sabotar sua dieta
Saiba que você pode pôr a perder horas de sacrifício caindo em uma das ciladas abaixo.
Erika Strassburger
Acredito que iniciar uma dieta seja um dos passos mais difíceis em um processo de emagrecimento. Significa deixar a zona de conforto e fazer algo por si mesmo para mudar o estilo de vida e se livrar daqueles quilos extras que tanto incomodam.
Depois do primeiro passo dado, não dá para bobear. É muito fácil cair em algumas ciladas que acabarão pondo fora dias ou até meses de dedicação.
Estão relacionadas abaixo 10 coisas que, se você fizer, estará sabotando a sua dieta:
1 – Dormir pouco
Estudos recentes feitos nos Estados Unidos concluem que dormir menos do que o necessário durante cinco dias – menos de cinco horas por noite – pode resultar em um quilo extra na balança. Isso acontece por alguns motivos:
-
A pessoa sente mais fome por ficar mais tempo acordada;
Advertisement -
Ela come na hora em que deveria estar dormindo;
-
E acaba ingerindo mais calorias do que gasta.
Outro estudo revela algo surpreendente: pessoas que dormem pouco sentem mais apetite por alimentos gordurosos.
2 – Tomar pouca água
Sabe aquela fominha que surge fora de hora? Provavelmente não seja fome, mas sede. Se você tomar um copo de água, a vontade vai passar. Se não se hidratar – com água, por favor! – você vai acabar fazendo uma boquinha, desperdiçando os esforços do dia.
3 – Ficar muitas horas sem comer ou pular refeições
Quando fazemos isso, o organismo começa a trabalhar mais lentamente para economizar energia (calorias). Por outro lado, comer pequenas porções a cada três horas faz com que o metabolismo trabalhe mais, e a queima de calorias será maior. O processo de digestão consome energia.
4 – Fazer suas refeições na rua
Quando preparamos nossas refeições, temos controle sobre a quantidade de gordura e sal usados. Quando almoçamos fora, não temos ideia de como a refeição foi preparada. Então, temos grandes chances de estar ingerindo mais calorias, mesmo comendo a mesma quantidade que comeríamos em casa.
5 – Abusar dos sucos naturais e refrigerantes diet
Há pessoas que ainda acham que sucos naturais devem ser consumidos como água, pois são naturais e engordam pouco. Nada disso! Só para você ter ideia, um copo de 250 ml de suco de laranja, sem açúcar, tem cerca de 140 calorias. Se você tomar um copo, sem que isso esteja no seu cardápio, lá se foram meia hora de caminhada na esteira.
Os refrigerantes diet ou zero, embora não tenham calorias, contêm uma quantidade grande de sódio, provocando a retenção de líquidos.
6 – Não planejar suas refeições nem suas compras de mercado
Se você vai ao mercado sem uma lista, certamente acabará comprando o que não deveria. E a tentação de colocar guloseimas no carrinho será grande.
Por isso, faça uma lista e siga-a à risca. Antes disso, planeje o cardápio da semana e inclua os alimentos que vai precisar na lista. Ah, não se esqueça de ir ao mercado depois do desjejum ou do almoço. Não vá de estômago vazio.
7 – Ficar ocioso
Ficar sem fazer nada é desperdício de tempo, principalmente para quem quer emagrecer. Esse tempo poderia estar sendo gasto em uma caminhada, faxina ou em outra atividade de gasto calórico. E o pior é que você terá grandes chances de fazer uma boquinha quando estiver debalde.
8 – Exercitar-se exageradamente
Pode parecer contradição, já que quanto mais você se exercita, mais calorias queima. Mas se você está seguindo uma dieta de baixa caloria e começa a se exercitar demais, você passa a perder massa muscular, em vez de gordura. Você não vai querer ficar sem glúteos, vai? Um treinamento pesado requer uma dieta diferenciada, rica em proteína e carboidrato.
9 – Abusar dos petiscos
Fuja dos petiscos! Eles são uma armadilha! Como diz o velho ditado: “De grão em grão a galinha enche o papo.” De beliscada em beliscada, suas células adiposas farão a festa.
10 – Comer rapidamente
Comer rapidamente engorda, pois o cérebro leva 20 minutos, a partir da primeira garfada, para entender que o estômago está cheio e mandar uma mensagem de saciedade. Se encher o estômago em 10 minutos, você ainda poderá sentir fome durante os 10 minutos seguintes e poderá comer além do necessário.
Para finalizar, lá vão mais alguns conselhos:
-
Durma de sete a oito horas por dia, beba muita água (não demais), coma de três em três horas e prepare você mesmo suas refeições.
-
Planeje, de preferência com a ajuda de um especialista (nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista), um cardápio balanceado, incluindo uma boa variação de vegetais, grãos, frutas e legumes. Coma carne magra com moderação. Deixe os sucos naturais para serem ingeridos somente de vez em quando, prefira a fruta in natura. Fuja dos refrigerantes, eles não trazem nenhuma contribuição nutricional ao seu organismo.
-
Procure ocupar o seu tempo, se não for se exercitando, que não seja comendo. Se você não está a fim de se mexer naquele momento, então leia um livro. O cérebro também precisa se exercitar.
-
E cuidado! Os petiscos querem pegar você, fuja deles! Espere para comer na hora planejada. Quando essa hora chegar, sente-se e saboreie calmamente a deliciosa e nutritiva refeição que você preparou com tanto carinho.
Leia também o artigo Emagrecer – 4 princípios gerais para começar.