10 maneiras de sua família servir aos outros
O voluntariado é uma das formas mais gratificantes de trazer unidade ? sua família. Aqui estão 10 maneiras de sua família servir aos outros.
Shelli Proffitt Howells
Você sente que sua família está sendo puxada em várias direções? Entre trabalho, escola, esportes e outras atividades, pode ser difícil encontrar tempo para simplesmente estarem juntos. Passar um tempo com a família cria unidade. Fazer as refeições juntos, desfrutar de uma noite de jogos em família ou passear são maneiras simples de tornar a sua família mais próxima. Uma das maneiras mais satisfatórias para se unirem é planejar e prestar serviço aos outros.
A Organização das Nações Unidas (ONU) e um órgão americano chamado kidshealth.com dizem que o voluntariado faz sentir-se bem, traz satisfação e orgulho, fortalece sua comunidade e, mais importante, fortalece sua família. Aqui estão 10 maneiras como sua família pode servir aos outros.
1. Doar roupas e brinquedos
Escolha um tempo a cada ano e reveja as coisas usadas de seus filhos. Decida quais os brinquedos que não usam mais, e recolha a roupa que já não serve. Embale-os em caixas ou sacos e chame uma instituição de caridade local para buscá-los.
2. Façam uma corrida de serviços
Elaborem uma lista de atividades e pequenos serviços como varrer o chão, tirar o lixo, limpar o carpete, arrancar ervas daninhas, espanar o pó ou varrer a varanda. Em seguida, divida sua família em grupos com um dos pais ou adolescente mais velhos em cada grupo tendo em vista a segurança dos menores. Vão para as casas de seus vizinhos e vejam qual grupo pode completar a sua primeira lista. (Combine antes com os vizinhos para evitar constrangimentos.)
3. Gostosuras assadas para o vizinho
Você pode levar um bolo de chocolate para alguém que acabou de se mudar para sua rua. Você pode fazer algo divertido ou gostoso para seus vizinhos durante um feriado ou data festiva para fomentar a amizade no seu bairro. Você não precisa de uma razão, simplesmente faça o dobro na próxima vez que você for assar um bolo ou biscoito e escolha alguém próximo para compartilhar.
Minha família e eu fazemos biscoitos a cada Natal. Em seguida, vestimo-nos com fantasias ou chapéus natalinos. Visitamos as casas no nosso bairro, cantamos canções e deixamos as guloseimas. Muitas pessoas começaram a aguardar por nossa tradição anual. Quando nos mudamos de lá, alguns dos nossos antigos vizinhos pediram-nos que, por favor, continuássemos a nos lembrar deles. Foi uma ótima maneira de construir boas amizades.
4. Limpar o bairro
Você pode ensinar seus filhos a terem orgulho de seu bairro. Infelizmente, muitas pessoas têm o hábito de jogar lixo nas ruas. Pegue um saco de lixo plástico, suba e desça as ruas próximas coletando restos de comida, sacolas e embalagens jogadas nas ruas. Fale sobre o meio ambiente, e como você está ajudando a cuidar do nosso planeta e dos animais que coexistem conosco.
5. Praticar atos aleatórios de bondade
Uma garotinha estava completando cinco anos de idade. No seu aniversário, ela queria que as pessoas sorrissem. Então, sua mãe comprou uma dúzia de rosas vermelhas, e a menina entregou-as para as pessoas que ela sentia que precisavam de atenção. Os resultados foram muito profundos. Várias pessoas disseram que ela mudou o seu dia, alguns choraram e muitos tiraram fotos.
Você pode tornar um hábito de família a realização de atos aleatórios de bondade. Quando você está fazendo compras e seu filho lhe pede uma guloseima, compre duas para que ele possa compartilhar com alguém. Sorria para as pessoas. O site planeta sustentável lista 52 gentilezas que você pode fazer. Você pode, por exemplo, pagar a refeição de alguém que está atrás de você na fila em uma lanchonete. Dê a vez para alguém na hora de passar no caixa do supermercado. Incentive seus filhos a sentarem-se com alguém que não tem amigos na hora do recreio na escola ou convidar alguém que parece solitário para brincar. Convide pessoas solitárias para sua casa. Ore com sua família por oportunidades de ser gentil, então fique atento para que elas aconteçam.
6. Alimentar os necessitados
Ajude a sua família organizar alimentos enlatados, em seguida, doe-os para uma organização que alimenta pessoas necessitadas. Ofereça-se para ajudar a servir comida para os sem-teto uma noite.
7. Faça presentes para crianças hospitalizadas
Desfrute um dia de artesanato juntos em família e façam presentes para dar para as crianças que estão internadas. Vocês podem fazer artesanato da natureza para trazer um pouco do mundo exterior até eles. Podem fazer adornos e bijuterias com pérolas e botões. Criar obras de arte para iluminar seu quarto de hospital. Você também pode fazer livros de história de papel, tecido ou EVA, ou brinquedos caseiros para ajudá-los a passar o tempo.
8. Visite idosos
Muitas pessoas que vivem em casas de repouso não têm família próxima ou nunca recebem visitas. Eles gostam de ser visitados pelos jovens. Sua família pode visitar uma casa de repouso e cantar canções na época do Natal ou fazer uma visita em qualquer época do ano.
9. Adote um avô ou avó
Escolha alguém de sua igreja ou uma casa de repouso, que seja viúvo e não tenha família próxima. Convide-a para sua casa para almoços de domingo e feriados. Envie cartinhas pelo correio. Ofereça-se para ir às compras para ela. Visite-os regularmente. Mas, cuidado, não faça por certo tempo e depois desapareça. O idoso se sentirá novamente abandonado.
10. Doe agasalhos, botas e cobertores para os desabrigados
Quando as botas e casacos de inverno de seus filhos já não servirem mais, coloque-os em uma pilha especial. Vá até seu armário e encontre cobertores extras que você não usa regularmente. Reúna os itens juntos e doe-os para um abrigo. Não doe coisas muito velhas ou estragadas. Doe o que possa ser usado.
Servir aos outros não somente abençoa a vida daqueles a quem servimos. Servir aos outros abençoa sua família, também. Você vai notar quais os membros da família que mostram maior amor e bondade para com os outros. Seus filhos vão aumentar também em autoestima, e vocês poderão desfrutar de uma maior unidade, como uma família.
Traduzido e adaptado por Stael Metzgerdo original 10 ways your family can serve others, de Shelli Proffitt Howells.