10 passos para conhecer seu corpo antes de engravidar
Conheça seu corpo antes de ficar grávida, pois sua saúde depende da saúde do bebê e vice-versa.
Fernanda Ferraz
Chega uma hora em que você se sente pronta para ser mãe. Você sente que a maternidade é algo importante e trará maior alegria para a sua vida.
É comum a mulher em determinado momento sentir o grande desejo de gerar uma vida em seu ventre e após os nove meses ter sua semente nos braços; porém, é extremamente importante preparar-se para essa nova etapa, conhecendo melhor o seu corpo, pois muitas transformações ocorrerão.
1. Procure um médico de confiança
Um ginecologista experiente poderá lhe examinar e verificar as condições para engravidar. Problemas como DSTs (Doenças sexualmente transmissíveis), ovários policísticos ou endometriose podem dificultar o processo e causar problemas mais graves com você ou o feto.
2. Cuide-se
Após visitar seu médico, fazer um check-up completo para identificar se está tudo bem, ou se será necessário tomar alguma outra providência para que possa haver uma gravidez saudável e segura. Converse com vários médicos, se possível, um endocrinologista para avaliar sua saúde hormonal e endócrina e um ginecologista/obstetra para avaliar sua saúde íntima também, já é um bom começo.
3. Aproveite o seu período fértil
Calcule o seu período fértil e tenha relação nos dias indicados. Os especialistas em fertilização indicam que a relação deve acontecer dia sim dia não.
O período fértil para engravidar rápido ocorre cerca de 14 dias após o início da menstruação e dura, aproximadamente, 3 dias. Por isso, é bom anotar no calendário os dias em que ocorre a menstruação, para poder fazer o cálculo exato do período fértil e ter relações nesses dias.
4. Fique deitada
Muitos médicos irão recomendar isso. Ficar deitada após a relação sexual, pelo menos 15 minutos de barriga para cima para que os espermatozóides tenham maior sucesso para chegar ao óvulo.
5. Comece a tomar vitaminas
Converse com seu médico sobre as melhores vitaminas a ingerir, como por exemplo, ácido fólico, vitamina C, D e Zinco para fortalecer o sistema imunológico.
6. Busque tratamentos alternativos
Se você já está há um tempo tentando ficar grávida e não consegue, será preciso investigar suas taxas hormonais para identificar os motivos da infertilidade, que pode tratar-se apenas de descontrole hormonal, podendo ser reposto para conseguir êxito em engravidar.
7. Corrija os hábitos
Se você tem hábitos prejudiciais à saúde, é muito importante que comece já a parar com os mesmos, sejam eles fumar, consumo de bebidas alcoólicas, consumo de cafeína e alimentos altamente saturados e gordurosos.
8. Emagreça
Você pode achar que não, mas o peso influencia muito na gestação. Quanto mais próximo ao seu peso ideal, melhor será para você e o bebê. A gordura e peso em excesso acabam por trazer alguns problemas como colesterol e glicemias altos, você pode até desenvolver Diabetes gestacional, sendo o caso, terá de ter um acompanhamento ainda mais sério, já que essa descompensação pode trazer riscos.
9. Alimente-se com saúde
Passe a comer melhor, frutas, verduras, legumes, grãos, isso todo mundo sabe, mas se não colocarmos em prática os conselhos acabam sendo inválidos e continuaremos com os mesmos maus hábitos. Evite a cafeína.
10. Busque maior equilíbrio mental e emocional
Deixe a ansiedade de lado e tente aceitar o momento e “levar” as coisas com tranquilidade e paz, sem nervosismo e inquietação, pois tudo isso altera sua saúde física e pode dificultar na hora de engravidar.
Agora uma boa “viagem” nessa nova busca tão linda e prazerosa que é ser mãe!