10 passos simples para arruinar uma criança perfeitamente boa
Aqui está uma cartilha para todos os pais que querem arruinar seus bons filhos. Se quiserem que ele permaneça bom tenham certeza que NÃO estão fazendo uma ou mais dessas 10 coisas.
Becky Lyn
Quase qualquer um pode criar uma criança bem ajustada. Mas, para realmente estragar uma criança, você deve ter um guia prático. Pegue boas crianças, aplique estes 12 comportamentos e veja-as tornarem-se adultos completamente inúteis.
1. Fale em superlativos
Sempre lhes diga que são lindíssimos, belíssimos, inteligentíssimos, os mais atléticos, os mais artísticos e os mais talentosos. Dessa forma, quando eles crescerem e descobrirem que são medíocres e têm que realmente se esforçar para algo, eles podem culpá-lo em suas sessões de terapia caríssimas.
2. Deixe que eles interrompam
Não importa com quem você possa estar tendo uma conversa, não importa quão importante ou delicada, sempre, sempre, que a criança puxar a manga de sua camisa e disser repetidamente: “Com licença, com licença, com licença.” Certifique-se de parar no meio da frase e admirá-la pela sua polidez e dar-lhe toda a sua atenção. Afinal, nada que você esteja fazendo poderia ser tão crítico como o seu filho precisando dizer alguma coisa.
3. Sempre acredite na versão deles
Se um professor revela em entrevista que o seu filho está falhando, deve ser culpa do professor. Se o treinador lhe diz que seu filho vai ficar no banco, ele deve ter sido negligente em seus deveres de técnico. Se todas as evidências apontam para o fato de que seu filho roubou alguns CDs ou outra coisa, mas ele nega, automaticamente todas as provas devem ser circunstanciais. Sempre acredite apenas em seu filho e ignore as boas intenções daqueles que proclamam que se preocupam com ele.
4. Nunca os deixe falhar ou parecerem ruins em algo
Conclua para eles o carrinho de rolimã, o projeto de ciências, o discurso, o projeto acadêmico. Afinal, seria prejudicial para as suas pequenas mentes se falharem ou se sentirem constrangidos.
5. Equipare-os ao “Mauricinho” e à “Patricinha”
Certifique-se de que seus filhos tenham tudo o que seus amigos têm. Atualize seu modelo de qualquer coisa assim que o mais novo sair. Mantenha-os sendo invejados por todos os seus amigos. Nunca os deixe envergonhados de não ter o mais recente e o melhor seja lá o que for.
6. Proteja-o de todo o mal e dor
Interfira se sentir que ele terá qualquer problema. Mantenha-o com joelheiras, capacetes e rodinhas. Proíba-o de subir em árvores, em barras no playground e jamais permita mergulhos do alto na piscina. Use antibiótico para tudo. Mantenha-o sempre aquecido. Nunca, em hipótese alguma, deixe-o brincar na sujeira.
7. Faça um plano de vida agora
Descubra o que você acha que sua filha deve ser quando crescer e mantenha-a no caminho, não importa o quê. Direcione toda a sua energia e tempo livre para ser a melhor nessa vocação. Se ela chorar ou resistir, apenas continue a dizer-lhe que é para seu próprio bem. Afinal, você sabe melhor do que ela.
8. Seja crítico
Critique os outros na mesa durante as refeições. Diga-lhes que trabalho medíocre os seus professores, conselheiros, treinadores e outras figuras de autoridade estão fazendo. Ensine-os a serem críticos sobre todos, também. Só não se surpreenda se a crítica acabar por ser dirigida a você.
9. Exponha-se
Dê aos seus filhos completo conhecimento de todos os detalhes íntimos de sua vida. Diga-lhes todas as coisas estúpidas e perigosas que você fez quando era criança e adolescente. Também lhes conte como seu casamento é difícil. Peça-lhes conselhos. Conte-lhes se você estiver preocupado em perder o emprego. Partilhe com eles o seu medo de não ter dinheiro suficiente. Não se esqueça de nenhum detalhe. Tenha um bom relacionamento aberto.
10. Apoie-os quando desobedecerem
Diga a eles o que fazer e o que não fazer, mas apoie-os quando desobedecerem. Diga-lhe para não beber, mas quando o fizerem que lhe chamem. Diga-lhes para não usarem drogas, mas quando fizerem que deixem você saber. Diga para se absterem de relações íntimas, mas dê-lhes proteção para levar sempre consigo, caso aconteça. Mensagens contraditórias como essas são uma ótima maneira de mantê-los em dúvida sobre suas próprias escolhas.
Agora você tem uma lista completa de como transformar uma criança perfeitamente normal e emocionalmente saudável em um projeto de gente.
_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original How to ruin a perfectly good kid in 10 simple steps.