10 pecados que cometemos em casa quando deixamos de limpar alguns locais
Programar um dia para limpar todos os locais impensáveis da casa pode trazer mais saúde para sua família. Veja aqui algumas ideias.
Caroline Canazart
A sensação de finalizar uma faxina na casa não tem preço. Um sentimento bom também aparece quando chegamos depois de um dia corrido e a encontramos brilhando. Cheirinho de casa limpa realmente é de deixar qualquer pessoa com vontade de ficar contemplando a conquista. Uma cozinha limpa é até inspiradora na hora de preparar novas receitas.
Apesar disso, ainda podemos deixar alguma coisa para trás. Parece bobagem para alguns, mas às vezes não higienizamos lugares simples da nossa casa que são de muita importância para a saúde. Talvez você leia e depois pense “eu já limpo tudo isso”, porém, existem aquelas pessoas que nunca haviam pensado no problema de deixar de trocar com frequência a esponja da cozinha ou limpar em cima dos armários, por exemplo.
Veja algumas dicas de locais e itens que necessitam de limpeza constante e que não podem ficar de fora da agenda.
1. Não higienizar as sacolas reutilizáveis
Sabe aquela sacola de pano que levamos para o mercado? Ela precisa ser lavada também. Os resquícios de comida também podem fazer com que crie bactérias no local e contamine os próximos alimentos que forem colocados nela.
2. Deixar o cesto de roupa suja sem nenhum tipo de limpeza
Limpe com um pano úmido e polvilhe bicarbonato de sódio para absorver algum tipo de odor ruim. Se ele for lavável, coloque na máquina junto com suas roupas na hora de lavá-las.
3. Não limpar com frequência a geladeira e suas prateleiras
A geladeira também é um local que precisa de atenção. Água e sabão são tiro e queda para uma boa limpeza. Não esqueça de limpar as prateleiras da porta, tirar as gavetas para lavar e também limpar a parte do freezer.
4. Não trocar esponjas e panos de cozinha
Você sabia que esses utensílios têm mais germes que o vaso sanitário do seu banheiro? Por mais limpo que pareçam estar, as bactérias e fungos adoram instalarem-se nelas, pois há umidade e restos de comida. Existem três formas de limpá-los. Primeiro: você pode deixar a esponja e o paninho por quinze minutos numa mistura de água sanitária e água. Caso não tenha água sanitária, você pode utilizar água oxigenada 10 volumes. É preciso fazer esse procedimento uma vez por semana. O segundo procedimento é colocar os objetos molhados no micro-ondas por 1 ou 2 minutos. A máquina de lavar-louça é outra aliada no combate aos germes. Quando você for utilizá-la para as louças, coloque a esponja e a deixe até o final do ciclo, para que seque. Se sua esponja estiver com mau cheiro, cor ou textura diferente, por favor, jogue no lixo. Compre outra para então fazer algum desses procedimentos indicados acima.
5. Deixar pequenos eletrônicos sem nenhuma limpeza
Controle remoto, celular, tablets e fones de ouvidos precisam de uma limpeza vez ou outra. Você pode utilizar um desinfetante ou algodão com álcool. Celulares e tablets necessitam de produtos especiais. Verifique o melhor para os seus aparelhos.
6. Não lavar a vassoura
Ela também precisa de limpeza, afinal de contas, a sujeira fica presa em suas cerdas. Água morna e sabão são ideais para tirar a sujeira. Aquelas pás de plásticos também precisam ser descontaminadas.
7. Deixar de limpar entre os móveis
O restinho de comida sempre cisma em cair naquele espaço entre o fogão e a bancada? Então, você precisa puxar algum dos móveis para fazer uma limpeza no local. O acúmulo de resíduos irá, no mínimo, alimentar uma barata ou uma família delas.
Leia mais: Como fazer uma programação mensal da limpeza da casa
8. Esquecer de passar um bom pano no alto dos móveis
Qual foi a última vez que você limpou em cima da sua geladeira, armários, luminárias, quadros ou janelas? Tem muita poeira acumulada longe da nossa visão.
9. E esquecer também do ventilador de teto
Só porque ele fica em movimento não significa que a poeira não vá ficar parada lá em cima. Ela fica sim. Dê uma olhadinha nas pás do seu ventilador e comprove você mesmo.
10. Guardar chapéus, cachecóis e luvas sem lavar
Às vezes esquecemos que essas peças também precisam ser lavadas. Então junte os seus acessórios e faça uma lavagem especial com esses itens. Caso tenha luvas de couro, você pode limpá-las com produtos específicos.
Leia também: Dicas para uma rápida faxina