10 perguntas a considerar antes de ter filhos

Ter filhos é uma escolha muito pessoal, não existe momento ideal, mas sim a hora certa para cada casal. Se você está pensando em ter filhos, não deixe de ler estas perguntas.

Mariana Cruz de Assis Rocha

A dúvida de muitos casais, atualmente, é sobre qual a melhor hora para ter filhos. O fato é, que se existe o momento certo para isso, tem que ser fruto de um planejamento dos pais, já que para cada casal é uma realidade diferente. Assim, se você e seu marido estão pensando na possibilidade de aumentar a família, dê uma olhada nestas 10 perguntas que devem ser consideradas antes de ter um filho.

1. Você sabe por que deseja ser mãe?

Vários são os motivos que fazem uma mulher querer ter um filho, mas fique atenta a algumas armadilhas. Filho não resolve nenhuma situação em sua vida, ao contrário, muitas vezes eles criam obstáculos que só a vontade real de ser mãe pode superar. Então se você quer ter filhos para melhorar seu casamento ou para diminuir sua solidão, repense essa decisão.

Leia: Eu nunca pensei que quisesse filhos, mas eu nasci para ser mãe

2. Você está disposta a ver sua rotina mudar completamente?

Que um filho implica em diversas mudanças na vida dos pais, todo mundo sabe. Mas você já parou para pensar nas mudanças pequenas, mas profundas, que isso pode acarretar? Esteja preparada para abrir mão de uma noite inteira de sono ou de acordar mais tarde no domingo. Lembre-se, que principalmente no início o seu tempo vai estar diretamente ligado às necessidades do seu filho, então nada de banhos muito longos, cinema, ou ainda mais simples, saiba que você não poderá passar muita maquiagem ou perfume. É claro que todo sacrifício vale a pena, desde que você saiba que eles são necessários.

3. Você está preparada para ter algumas liberdades provisoriamente limitadas?

Algumas pessoas têm o espírito mais aventureiro. Gostam de arrumar a mala e sair sem destino, de programas que deixem a adrenalina no seu nível mais alto, ou não abrem mão de uma festa badalada no final de semana. Quando se tem um filho, principalmente nos primeiros meses, momento em que ele ainda depende totalmente dos pais, esses programas terão que ser repensados. Não é necessário abrir mão de tudo, muito menos para o resto da vida, mas é necessário que haja uma reorganização.

Advertisement

4. Você está cuidando de si mesma?

A mudança na vida de uma mulher quando ela decide ter um filho é enorme. Por isso, quando você decidir que chegou a hora de ter um filho é importante ter alguns cuidados especiais com sua saúde. A sua alimentação tem que ser a mais equilibrada possível, mas além dos cuidados com a saúde física, não se pode esquecer os cuidados com a saúde emocional. Mantenha seus sentimentos organizados, pois, a gravidez que não tiver um suporte emocional pode gerar uma depressão que vai requerer cuidados posteriores.

5. Você está preparada para escutar inúmeras opiniões e manter a sua?

Se o assunto é estar grávida, ou filho pequeno, todo mundo tem uma opinião sobre o que é melhor fazer em cada situação, mas se você for dar ouvidos a tudo, com certeza irá ficar louca. Lembre-se que nenhuma situação é exatamente igual a outra. Temos que ter consciência que estamos fazendo o melhor possível, e, sempre que vierem as dúvidas, procurar pelo seu médico, afinal, ele vai ser a pessoa mais indicada para lhe ajudar.

Leia: 10 frases que você nunca deve dizer a uma grávida

6. Você tem consciência que a intimidade entre você e seu marido vai diminuir?

Uma criança exige tempo e dedicação, e, por isso, certamente quando você não estiver ocupada com seu filho, você estará cansada. Com isso, nas suas horas livres, seu último pensamento será o de seduzir seu marido, até porque você vai querer aproveitar cada segundo para descansar. É claro que essa fase não vai e não pode durar para sempre, é apenas uma adaptação inicial para a qual você tem que se preparar.

7. A vontade de ter filhos é do casal ou somente de um dos cônjuges?

Que uma criança traz inúmeros benefícios para o casamento, não temos dúvidas. Entretanto, ela também pode gerar algumas dificuldades para o casal, principalmente quando uma das partes não deseja. Afinal, apesar das alegrias da maternidade, outros planos dos cônjuges precisarão ser adiados.

Advertisement

8. Você está preparada financeiramente para isso?

É necessário que os futuros papais tenham consciência que uma criança gera grandes despesas. Por isso, se o casal não quer criar dívidas futuras é importante fazer um planejamento financeiro.

9. Você sabe que por um momento a sua carreira vai estagnar?

Ao definir ter um filho, a futura mamãe precisa entender que, por um período, a sua vida profissional vai andar em ritmo mais lento, já que a sua prioridade será o bebê. A licença gestante, as visitas ao médico, são fatos que não vão possibilitar manter o mesmo ritmo no trabalho, ainda que essa seja sua vontade.

Leia: Querida mãe que trabalha

10. Você está preparada para o inesperado?

Quando decidimos ter um filho pensamos em cada detalhe. Fazemos projeções sobre como cada coisa tem que acontecer, entretanto, não se esqueça que é praticamente impossível que tudo ocorra exatamente como o planejado. Por se tratar de uma nova vida, esteja preparada para as mudanças que seus planos podem sofrer.

É importante saber que um filho traz muitas alegrias, mas também algumas privações. Por isso, o casal deve conversar para juntos escolherem sobre a definição dos filhos.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Mariana Cruz de Assis Rocha

Mineira nascida e criada em Belo Horizonte, ama viajar e estar próxima de sua família e amigos. Casada e apaixonada pelo marido, vive em eterna busca pelo auto-conhecimento. Acredita que o melhor investimento na vida de qualquer pessoa é aquisição de novos conhecimentos. Apaixonada por ler e escrever, adora dividir seu conhecimento e suas experiências em seu site sobre o mundo feminino, com a certeza de que pode fazer a vida das pessoas mais feliz. Formada em Direito e Servidora Pública do Estado de Minas Gerais.