10 pontos fortes dos casais felizes – os itens 2 e 8 são ótimos!
Como casais felizes agem e sentem com respeito ao cônjuge? Segundo uma pesquisa com mais de 20.000 casais, aqui estão 10 ótimos itens sobre o assunto.
Michele Coronetti
Observando os casais, vemos uma grande diferença em seu jeito de andar, de olharem um para o outro, dirigir a palavra e enfrentar as dificuldades diárias. Alguns são exatamente o oposto que sonhamos para nós e nosso relacionamento.
Atento a tantas diferenças e semelhanças que resultam em tornar ou não um casal feliz, muitas pesquisas são realizadas com casais do mundo todo. Uma em especial, realizada por Enrich Canada, idealizada pelo doutor David. H. Olson e compilada com mais de 20.000 casais trouxe à luz algumas verdades a respeito de como os casais felizes vivem.
1. Sentem-se muito próximos um do outro
Com 98% de respostas positivas entre os casais que se dão bem, apenas 27% dos casais infelizes respondeu que se sentem próximos um do outro. E como conseguir isso? É necessário um bom diálogo, confiança, amor e boa convivência. Aqui você encontra algumas outras ideias.
2. Estão satisfeitos como um fala com o outro
Com 90% dos casais felizes sentindo-se satisfeitos com seus diálogos com o cônjuge, apenas 15% dos casais infelizes têm essa percepção. A maneira como nos dirigimos ao nosso companheiro faz uma grande diferença a longo prazo. Às vezes podemos até estar irritados e falar algo que pode machucar, mas que pode ser perdoado. Porém, quando o tratamento desrespeitoso se torna uma rotina, se transforma em um item de insatisfação.
Leia: 6 passos fundamentais para melhorar a comunicação no casamento
3. Concordam com questões financeiras
Pode haver grande diferença nos pensamentos a respeito das finanças de cada um. Quando ambos estão de acordo, tudo fica mais fácil. Com 89% dos casais felizes declarando que pensam assim, apenas 41% dos infelizes conseguem ter esta concordância.
Leia: Pesquisas confirmam – esta é uma das maiores razões para o divórcio
4. Estão satisfeitos sobre questões religiosas e suas crenças
Item importante na união, a religião e as crenças vividas no lar e passadas para os filhos têm grande influência na satisfação do casal. 89% dos casais felizes concordam e sentem-se bem ao abordarem questões religiosas com seu cônjuge, enquanto que apenas 36% dos casais infelizes têm esse equilíbrio.
5. Conseguem entender-se ao debater algo que discordam
É claro que cônjuges não pensam igualmente sobre tudo e haverá questões a serem resolvidas. Companheiros que conseguem perceber que seu cônjuge está realmente interessado no bem-estar do outro e não somente em estar certo são mais felizes. 87% dos casais felizes responderam positivamente nesta questão enquanto que os infelizes representaram apenas 19%.
Leia: Eu não gosto do modo como meu marido me trata. O que posso fazer?
6. Os parentes e amigos do cônjuge não interferem no casamento
Não há como proibir que a mãe do seu cônjuge não se intrometa no seu relacionamento, mas quando outros não interferem, a vida conjugal é muito melhor. Com 81% dos casais felizes sem este problema, apenas 38% dos infelizes têm este privilégio.
Leia: 7 conselhos para aprender a lidar com a interferência dos sogros
7. O cônjuge raramente é controlador
Sentir-se manipulado é realmente algo que traz muita insatisfação. Neste ponto, 78% dos casais felizes sentem que seu cônjuge age desta forma e apenas 20% dos infelizes têm este privilégio.
8. São criativos para lidar com as diferenças
A maneira como reagimos com as discordâncias faz uma grande diferença no relacionamento. Conhecer o parceiro e saber a melhor forma de lidar com cada pendência ajuda a manter o equilíbrio. Grande parte dos casais infelizes tem problemas com este ponto, somente 15% conseguem isso. Já entre casais felizes, 78% são criativos.
Leia: Como harmonizar as diferenças no casamento
9. Estão satisfeitos com a quantidade de afeto recebido do cônjuge
O amor é transmitido através de palavras, gestos e olhares e quando o afeto necessário não é suficiente, torna a vida conjugal insatisfatória. Apenas 72% dos casais felizes sentem-se satisfeitos e os infelizes contabilizam 28%. Realmente é algo que necessita aperfeiçoamento entre a maior parte dos casais.
Leia: 15 coisas adoráveis que você deveria fazer por seu cônjuge
10. Há equilíbrio no lazer do casal e individual
Outro ponto bem preocupante é em como o tempo de lazer é destinado para o casal ou separadamente. Apenas 71% dos casais felizes garantem terem encontrado este equilíbrio no cotidiano, seja para passar um tempo com o cônjuge ou sair com os amigos, e somente 17% dos infelizes afirmam isso. A vida corrida e as preocupações com certeza são vilãs nessa história, mas com organização este item com certeza pode melhorar.
Leia: 20 ideias de atividades para as horas vagas do casal
Podemos perceber que a maior parte dos itens é relacionado com a comunicação do casal. Estar em sintonia um com o outro requer esforço. A satisfação pessoal e conjunta virá com o trabalho de cada um individualmente.