10 razões para agradecer as pessoas a sua volta

Este artigo lhe ajudará a identificar coisas pelas quais você é grato e as pessoas a quem você deve agradecer.

Erika Strassburger

A gratidão é um dos atributos essenciais para se cultivar uma vida tranquila, cheia de disposição e esperança para seguir em frente e feliz. É, como dizia Esopo, “a virtude das almas nobres.” Não existe uma pessoa de bom coração que não nutra esse sentimento.

Há inúmeras razões para sermos gratos às pessoas a nossa volta, veja algumas delas:

1 – Por estar vivo

. Já pensou se seus pais resolvessem não ter filhos? Quanta gratidão você deve a eles por todo o sacrifício que tiveram em colocá-lo no mundo, ensiná-lo, dar alimento, vestimenta, educação e ter suprido suas demais necessidades. Se você é pai ou mãe, sabe ainda mais o que isso significa.

2 – Pelos cuidados à sua saúde

Além dos seus pais, outros foram responsáveis por mante-lo saudável ou pela recuperação da sua saúde. Se você já esteve hospitalizado, ou fez algum tratamento e precisou de acompanhamento médico, você deve ser muito grato a essas pessoas, sejam elas médicos,enfermeiros,auxiliares de enfermageme terapeutas.

3 – Por ter sido cuidado na infância

Se você teve uma babá ou frequentou uma creche, ou a vizinha cuidou de você para que sua mãe pudesse trabalhar fora, você tem motivos de sobra para ser grato a esses seus cuidadores.

Advertisement

4 – Por aprender a compartilhar, perdoar, reconciliar-se, unir-se para ajudar

Essas maravilhosas lições aprendemos em casa, de nossos pais, para praticar primeiramente com nossosirmãos. Eles são nossos primeiros amigos. Apesar da rivalidade natural que acontece algumas vezes, principalmente durante a infância, não dá para esquecer dos muitos momentos maravilhosos que desfrutamos na companhia uns dos outros. E mesmo que discutíssemos em casa, defendíamo-nos de terceiros na rua ou na escola. Isso é uma prova do quanto nos amávamos e nos preocupávamos uns com os outros.

5 – Pelos ótimos momentos de aprendizado secular e espiritual

Quem de nós não nutre boas recordações a respeito de professores pacientes, amorosos e dedicados? Se você voltar seus pensamentos ao ensino fundamental, ao médio, à época da faculdade ou a outros momentos em que pôde aprender algo novo – como tocar um instrumento, trabalhos artísticos, um novo idioma; vários ótimos professores lhe virão à mente.

Você também será grato aos professores, líderes eclesiásticos ou irmãos da igreja que deram ótimas aulas ou proferiram sermões inesquecíveis, que o fizeram ponderar sobre a vida e desejar ser uma pessoa melhor.

6 – Pelas brincadeiras no parquinho, no quintal, na escola e na vizinhança

Nossos amigos são parte fundamental da nossa vida. Muitos filhos únicos se sentiriam muito solitários, se não fossem os amigos.

7 – Pelo auxílio dentro e fora da sala de aula

Aposto que você deve se lembrar com carinho de um colega de aula que lhe ajudou a entender uma matéria, convidou-o para fazerem lições de casa juntos, quis ser seu companheiro em um trabalho de grupo, convidou-o para brincar no recreio ou deu-lhe uma atenção especial quando você se sentiu isolado.

Advertisement

8 – Pelos bons exemplos e conselhos na adolescência

Numa época em que infringir regras parecia ser a coisa mais excitante que havia, um amigo certamente se destacou por ter sido diferente dos demais por ter lhe dado bons conselhos, por tê-lo feito enxergar um erro.

9 – Pelas oportunidades profissionais

Pense um pouco, e você se lembrará de pessoas inesquecíveis na sua vida profissional: aquele chefe que lhe deu um voto de confiança, aquele colega de trabalho que fazia questão de lhe dar dicas preciosas, aquele cliente que o elogiou ao chefe. Se você tem um negócio próprio, deve ser muito grato pelo excelente trabalho de seus colaboradores, pelo fornecedor que nunca o deixou na mão, pelos clientes que lhe são fiéis.

10 – Pela oportunidade de constituir sua própria família

Você já pensou quantas pessoas são responsáveis direta ou indiretamente pela família que você formou? O seu cônjuge, obviamente; aquele amigo que o apresentou a você; ou aquele que o aconselhou a perdoá-lo, quando vocês discutiram; seu líder religioso que o orientou e celebrou seu casamento. Se você tem filhos, quão grato deve ser por ser mãe ou pai e poder dar continuidade ao ciclo da vida.

Depois de identificar as razões pelas quais você é grato, que tal agradecer às pessoas responsáveis pela ótima contribuição que deram à sua vida? Então vá até elas, dê-lhes um abraço e expresse seus sentimentos! Muitas estão aposentadas, podem até estar sozinhas. Que gratidão elas sentirão por esse carinho e reconhecimento!

Se moram longe, escreva-lhes uma carta à mão ou um e-mail. Se puder ir pessoalmente, no entanto, vá. Leve um presentinho, como um bolo ou flores.

Advertisement

Não se esqueça, porém, de agradecer àquele que está por trás de todas as suas conquistas e realizações, abençoando-o, inspirando, corrigindo e protegendo: O Senhor. Ele é digno de toda a sua gratidão. Expresse seus sentimentos a Ele, orando diariamente e fazendo o bem a outras pessoas. A bondade que recebemos se torna mais significativa quando passada adiante.

Leia também: “As melhores citações sobre gratidão” e “Como expressar gratidão ao Pai“.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.