10 Regras de ouro ao visitar um recém-nascido
Isto é o que você precisa saber antes de visitar um recém-nascido.
Adriana Acosta Bujan
Aguardamos para que em breve nasça o bebê que tanto esperamos conhecer, o sentimento de emoção cresce em nosso interior, a única coisa que desejamos é carregá-lo e beijá-lo. Mas chegam algumas dúvidas com respeito à visita: será oportuno ir ao hospital? Será que devo esperar que a mãe e o bebê cheguem em sua casa? Que precauções devo tomar? Entre muitas outras questões.
Sabemos que a euforia de conhecer o bebê é muito intensa, já que se pode tratar de alguém muito próximo como um sobrinho, neto, irmão ou o bebê de uma querida amiga.
No entanto, devemos conhecer essas regras de ouro antes de ir à esperada visita.
1 Visitas no mesmo dia
No caso de não ser tão necessário visitar o bebê, evite ir ao hospital no dia de seu nascimento, já que a maioria das mães passam horas em trabalho de parto, por essa razão, costumam estar esgotadas e o que mais desejam é descansar e sentir-se tranquilas.
Inclusive o bebê passou por uma experiência exausta, mais ou menos estressante, uma vez que o mundo do bebê muda radicalmente (do interior do ventre para um exterior luminoso), por isso também precisa descansar. Às primeiras horas, o bebê precisa do calor da mãe, contato pele com pele e ser alimentado.
Se for um parente próximo, pode ir ao hospital, mas certifique-se de que sua visita não seja muito longa, para não incomodar a mãe e o bebê.
2 Uma chamada
Quando a mãe e o bebê estão em casa, é hora de ligar para saber se é conveniente ir conhecer o pequeno. Lembre-se que, muitas vezes, a mãe só deseja estar com seu filho, por isso, não se ofenda em caso de recusa.
Ela provavelmente ama e aprecia você, no entanto, por vezes não está disposta a ter visitas, porque a sua prioridade é estar com o bebê e não pode lhe dar toda a atenção necessária. Por isso, você pode ligar de volta para ela em duas ou três semanas.
3 Consciente das doenças
Sabemos que um recém-nascido está exposto a qualquer tipo de infecção, porque seu sistema imunológico ainda está se desenvolvendo e não tem as defesas suficientes para combater vírus ou bactérias.
Então, quando visitar o bebê, certifique-se de não ir quando estiver doente; até mesmo evitar levar seus filhos, uma vez que as crianças, mesmo que não estejam doentes, muitas vezes são portadoras de germe. Lave as mãos antes de carregar o bebê e evite beijá-lo.
Não beijar os bebês é quase impossível, porque são ternos e adoráveis. Mas leve em conta que eles ainda não têm defesas suficientes, então são mais propensos a contrair infecções, por exemplo: meningite (que pode ser mortal).
4 Tossir ou espirrar
Ninguém está isento de tossir ou espirrar quando visita um bebê, por isso cubra a boca e o nariz com um lenço descartável ou com a manga da roupa, nunca com as mãos. Em seguida, certifique-se de lavar as mãos novamente para carregar o bebê. Tudo isso por precaução para evitar contagiá-lo com qualquer vírus.
5 A sua opinião nem sempre é relevante
Deveria aconchegar o bebê desta maneira! Deixe-o dormir de barriga para cima! Não o cubra tanto! Quando lhe der banho, faça isso… etc.!
Você pode ter muita experiência em cuidar de um bebê, no entanto, você deve ser cautelosa ao dar sua opinião sobre a criação ou como cuidar dele; porque muitas vezes a mãe está vulnerável e vai tomar seus conselhos como uma crítica negativa; a menos que você seja avó e se trate de seu neto, do contrário, procure não expressar suas ideias.
6 Respeite o sono
Normalmente, os bebês recém-nascidos dormem muito, por isso é importante respeitar seu sono e descanso. Evite o desejo de carregar o bebê constantemente, mantenha certa distância e seja prudente; algumas mães não gostam que carreguem seus pequenos enquanto dormem.
Lembre-se que sua visita deve ser de cerca de 20 a 30 minutos, para não perturbar a hora de dormir; muitas vezes, quando o bebê dorme durante o dia, a mãe aproveita para descansar também.
7 Tirar fotos para lembrança
O mundo das redes sociais é maravilhoso, mas perigoso. Muitas vezes desejamos publicar fotografias do bebê para compartilhar a fabulosa experiência; no entanto, pode ser uma ação incômoda para os pais. É melhor perguntar diretamente se você pode tirar uma foto e publicá-la, já que você pode colocar em risco a segurança de seus entes queridos.
8 Respeite a hora da amamentação
O momento de amamentar pode causar estresse em algumas mães porque é um momento íntimo com seu bebê e pode até ser doloroso. O ideal é deixá-la amamentar seu pequeno a sós ; assim, o mais recomendado é sair do quarto por um tempo. Lembre-se de que é a privacidade e a intimidade deles.
9 Seja alguém que ajuda
Podemos ajudar a mãe com algumas coisas, como cuidar do bebê enquanto ela dorme ou toma banho, também podemos oferecer nossa ajuda para ir às compras e levar o que ela precisa, você pode até mesmo limpar um pouco o quarto. Ofereça sua ajuda e torne-se uma visita útil, mesmo que o bebê tenha irmãos, você pode dar-lhes atenção e brincar com eles por um tempo.
10 Bebidas quentes
Por precaução, evite tomar bebidas quentes quando está perto do bebê, o que pode ocasionar um acidente. O ideal é tomar qualquer bebida fora do quarto.
Lembre-se de que será um bom detalhe de sua parte levar um presente para o bebê, mas que sejam úteis, como fraldas, roupas, brinquedos; inclusive pode levar comida para compartilhar com os pais e ou irmãos.
Um bebê é o presente mais maravilhoso da vida, por isso, quando visitar um, aproveite ao máximo. Lembre-se de que sua visita deve ser rápida, mas significativa.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 10 Reglas de oro al visitar a un recién nacido